Corte de raster com shape

Marcelo Monteiro

to qgisb...@googlegroups.com
Bom dia amigos! Estou tentando cortar uma camada raster através de um shape que eu eu criei porem surge o seguinte erro: Error: Cutline feature without a geometry.
Já tentei algumas soluções de outros forums e sites mas nada adiantou até agora. Raster, shape e projeto estão todos em SIRGAS 2000 utm 22s.

Processamento Digital

to qgisb...@googlegroups.com
Experimente realizar o recorte pelo retângulo, para ter certeza que a ferramenta está funcionando. Se funcionar, o recorte deverá ser realizado pela máscara.

O Recorte foi realizado no QGIS 2.8.1 32 Bits. Ambos os dados estão em SIRGAS 2000 UTM Zone 22 S. Verifique o vídeo e os arquivos em anexo.

Att,

Jorge Santos
Técnico em Geoprocessamento
http://www.processamentodigital.com.br/

--
Comunidade QGIS Brasil: http://qgisbrasil.wordpress.com
---

QGIS28_Recorte_de_Raster.rar

Marcelo Monteiro

to qgisb...@googlegroups.com
Olá Jorge! Com os arquivos que tu enviaste deu certo. Com os meu arquivos, o corte com retângulo também deu certo. Porem o corte com máscara segue dando o mesmo erro. Vou detalhar melhor o que fiz, talvez fique melhor de identificar algum erro de minha parte:

1º fundi as bandas 432 + PAN de uma imagem do landsat 8 com Spectral Transformer for Landsat-8 (GUI)
depois utilizei Raster > Projeções > Deformar e passei a imagem para SIRGAS 2000 UTM 22s
3º criei uma camada do tipo shape: Polígono - System - SRC (EPSG: 31982 SIRGAS 2000 UTM 22s) - Tipo: Dados de Texto - Espessura 10
4º comecei a criar o shape de um distrito rural de Pelotas com uma área bem grande e demorado de se fazer
5º ao finalizar o shape cliquei com o botão direito do mouse e em Atributos id coloquei 1 (não entendo muito para que serve isso) e salvei
6º tentei fazer o corte e deu o bendito erro

Processamento Digital

to qgisb...@googlegroups.com
Olá meu querido! Vamos lá, sem desistir!

Me responda se sua máscara é um polígono que possui "ilhas". Ilhas não podem ser utilizadas como máscara para o recorte, somente um polígono cheio.

Há ilhas no seu trabalho (mais de um polígono)?

Jorge Santos
Técnico em Geoprocessamento
http://www.processamentodigital.com.br/

Marcelo Monteiro

to qgisb...@googlegroups.com
Longe de mim desistir! O shape não possui ilhas. É uma feição somente. Segue um print para visualizar melhor.

Processamento Digital

Marcelo Monteiro

to qgisb...@googlegroups.com
Bati cabeça pra achar algo relacionado a isso (comecei este mês no QGIS) seria esta opção? Devo desabilita-la?

Marcel Naste Shirado

to qgisb...@googlegroups.com

Confere a geometria do seu polígono.  Verifique se o QGIS acusa algum erro.

Processamento Digital

Marcelo Monteiro

to qgisb...@googlegroups.com
Fiz o que disseste: iniciei um novo projeto, carreguei shape e raster, chequei ambos os SRC, não apareceu aquele OTF, apareceu somente EPSG:31982 e o erro persiste. Já havia refeito o polígono duas vezes antes de vir pedir ajuda.

Processamento Digital

Marcelo Monteiro

to qgisb...@googlegroups.com
Nossa! Inestimável essa ajuda! Apaguei o shape antes de você enviar essa resposta. Já recomecei a faze-lo com cuidado redobrado no SRC. Se der o erro novamente eu posto o novo shape aqui.

Marcelo Monteiro

to qgisb...@googlegroups.com
Pessoal, deu certo agora!! A única coisa que fiz de diferente foi não importar um shape que eu estava usando como referencia para determinar o limite do distrito. Deixei este shape (no formato .kml) de fora e finalmente consegui! Meu muito obrigado aos membros do grupo que me ajudaram!!

Rafael Dantas

to qgisbrasil
Pessoal,

eu estava com o mesmo problema acima e na verdade a minha camada de máscara esta com duas feições, sendo que uma não havia dado algum. Acredito que havia herdado de outros procedimentos e processos. Via tabela de atributos, selecionando as feições percebi o erro, exclui a feição fantasma e deu certo o processo.

Obrigado pela ajuda.

yjmenezes

to qgisbrasil
@marcelo137

1- verifique se a mascara esta cooreta, se pode ser vizualizada sobre o raster.
2- verifique se a mascara eh um poligono fechado e nao contem pontos repetidos ou lacos ( erros de geometria );
3- verifique se nao tem espacos no nome do arquivo que salvou a mascara
4- verifique se passou corretamente os parametros na chamada do recorte.