IMPORTAR COORDENADAS NO QGIS DO GPS essentials

Anny Catarina Nobre

to qgisbrasil
Olá colegas!

Estou precisando trabalhar com coordenadas coletadas em campo pelo GPS essentials. Preciso importar para o qgis, versão 3.22.4-Białowieża. Entretanto não estou conseguindo localizar a ferramenta gps no qgis para inserir os pontos. Além disso não estou conseguindo localizar os pontos, aparece lat e long inválido.
 IMG-20220306-WA0050.jpg

yjmenezes

to qgisbrasil
Creio que o problema esta relacionado ao Essentials usar Graus, Minuto e fracao de minuto.
Veja se tem como exportar em GPX ou configurar para UTM ou Graus e fracao de graus  ou mesmo graus minutos e segundos.

[]s
julio
#freeAssange

Anny Catarina Nobre

to qgisbrasil
Olá. Como eu faço a importação para o QGIS? Na minha versão instalada não encontro a ferramenta GPS. Poderia me ajudar?

Alexandre

to qgisb...@googlegroups.com
Olá

Nessa tela que você enviou, no canto superior direito, aparecem os "três pontinhos". Pressione-os e aparecerá um menu. Escolha a opção "Export". Ao escolher essa opção vai aparecer uma tela onde, na parte superior esquerda, será possível escolher um dos formatos disponíveis (KML, KMZ, GPX 1.0, GPX 1.1, dentre outros). Abaixo, aparecerão as opções de locais para salvar o arquivo (Gmail, Drive, Pastas no seu dispositivo, etc.). Escolha uma pasta no seu dispositivo. Depois, acesse a pasta escolhida no passo anterior e copie o arquivo para seu computador. Use o QGIS para buscar esse arquivo. Não é necessária a ferramenta GPS. Eu salvei uns waypoints em KML (Google Earth) e os carreguei no QGIS seguindo o passo a passo descrito anteriormente. Funcionou perfeitamente.

Obs.: O aplicativo apresenta duas opções de KML (Google Earth e Google Maps). No meu teste, escolhi KML (Google Earth).

Boa sorte.