Bom dia,
Boas novas, não posso dizer que esta resolvido como eu imagino que seria o método mais fácil, ou seja utilizando apenas o qgis e a calculadora de campo, mas...
Eu já havia pesquisado algo nesse sentido, utilizando o a planilha do Calc do LibreOffice (me parece que no Excel não funciona), só não consegui achar novamente o blog (agradeço ao autor dele), e naquele caso o método não resolvia completamente o problema, enfim...
Nesse eu fiz o seguinte:
Abri o arquivo dbf usando o Calc (O arquivo não pode estar aberto no qgis e na planilha ao mesmo tempo) e no título da coluna que dividida em 4 partes separados por vígulas:
1º Nome da coluna;
2º Identificação do tipo de célula (se for texto ou número) sendo N para Número e C para texto;
3º A expessura do campo;
4º Número de casas decimais. (No caso de campo texto não há esse campo).
No meu caso ficou assim:
Título da coluna antiga:
Area,N,20,3
Titulo da coluna nova ou alterada:
Area,C,20
Na formação dos valores da coluna no calc eu usei #.###,0000" ha", depois salvei a formatação das células como número mesmo, mas quando ela e aberta no qgis ela é entendida como texto, isso por ter o "C" no título da coluna. Tentei salvar como texto no calc mas ele corta o zero e o ponto.
Bom, não inventei a roda, essa solução já está em um blog (quando eu achar novamente eu posto o link para dar os créditos). A questão fica parcialmente resolvida, porém a minha idéia é usar as ferramentas do qgis para resolver esse tipo de problema relativamente simples, mas que acabou virando um obstáculo. Quando eu propus essa forma de resolver o problema os outros que terão que usar o qgis como substituto de software pagos, tiveram isso como barreira "putz, muito complicado e...". A minha tentativa era resolver tudo via calculadora de campo, até ali não encontrei resistencia. A resistencia de mudança do pago para o livre é algo cultural, complicado de mudar, mas continuemos.
Eu não sei se a calculadora de campo utiliza apenas as expressões que existem no arquivo de ajuda, o que seria limitado, porque o banco sql tem uma "renca" de expressões para serem utilizadas, até mesmo para casos identicos a esse que eu descrevi, mas como sou ignorante no assunto sql eu não cosegui aplicar na calculadora de campo.
Nós que trabalhamos com esse tipo de demanda, entendemos que um simples ponto ou uma vígula podem dar de dor de cabeça, mas em geral, o resultado final será uma planta impressa, e pra esse tipo de material o acabamento é fundamental.
Obrigado Ander pela ajuda, com sua forma de juntar duas colunas em uma, isso me gerou outras idéias.
Vou continuar pesquisando essa Calculadora de Campo e se conseguir irei postar.