Plugin para o QGIS

Leonardo Carvalho Pimenta

to qgisb...@gmail.com, qgisb...@googlegroups.com
Olá, tudo bem ?

Meu nome é Leonardo Pimenta. Sou estudante de Geoprocessamento. Iniciei o estudo dessa área em 2019, quando comecei a fazer mapas para Corrida de Orientação usando o software OCAD. Entretanto, migrei para o o software OPEN ORIENTEERING MAPPER por ser um software gratuito.
Por meio do trabalho de mapeamento para Corrida de Orientação no computador, algumas funções eram feitas no QGIS - georeferenciamento, imagens rasters, curva de nível, dentre outras. A partir daí, conheci o QGIS e vi que ele era muito mais que um simples software de mapeamento. Muito mais além do OCAD e do que o OPEN ORIENTEERING MAPPER.
Hoje estudo Geoprocessamento por prazer em processar dados e imagens, em fazer mapas e análises, e pela multifuncionalidade que o QGIS oferece.

Será que existe a possibilidade de futuramente o OPEN ORIENTEERING MAPPER ser um plugin do QGIS ?

O próprio OPEN ORIENTEERING MAPPER já vem com as feições e com suas respectivas cores prontas. Fazer mapas de Corrida de Orientação no QGIS seria o máximo. Usaríamos apenas o QGIS com o plugin do OPEN ORIENTEERING MAPPER no QGIS.

Já entrei em contato com diversos desenvolvedores, mas ninguém respondeu. O OPEN ORIENTEERING MAPPER está no GITHUB também: https://github.com/OpenOrienteering/mapper/releases/tag/v0.9.5

Desde já agradeço a todos, e toda comunidade de mapeadores de Corrida de Orientação também agradece.

Grande abraço !!!

LEONARDO CARVALHO PIMENTA

yjmenezes

to qgisbrasil
@leonardpimenta

So um esclarecimento:
OpenOrienteering  não eh gratuito, ele eh distribuido segundo a licenca GPL3.
A palavra Free significa Liberdade no caso do FreeSoftware.
Geralmente os softwares livres sao distribuidos sem custo mas deixam em aberto a possibilidade de contribuicao financeira para manter o projeto.

Mapper is licensed under the GNU GENERAL PUBLIC LICENSE Version 3.

Leonardo Carvalho Pimenta

to qgisb...@googlegroups.com
Bom dia !!!

Desculpa, não sabia disso.

Será que existe, futuramente, a possibilidade de criar um plugin para o QGIS com as mesmas funcionalidade do OPEN ORIENTEERING MAPPER para suprir nossas necessidades ?

Faríamos tudo somente no QGIS.

Obrigado !!!

--
Comunidade QGIS Brasil: http://qgisbrasil.org/

Murillo Carvalho

to qgisbrasil
Leonardo isso dá um projeto interessante mas acho que os maiores beneficiadores serão as pessoas que já trabalham com o QGIS por que o OCAD e Mapper são programas muito simples e mais ageis para produção desse tipo de mapa.

Achei interessante que tem até "Especificação Internacional para Mapas de Orientação" que define sobre as simbologias, escalas... Está bem documentado e padronizado.
O padrão atual é esse ISOM 2017-2 ou o ISSprOM 2019 ?

Acho que o ideal é um plugin com as ferramentas básicas de desenho que já crie e associe as camadas/feições com as simbologias mas pode começar com uma coletânia de simbologias dentro do QGIS.
Independente se futuramente vai ser feito um plugin ou só a coletania de simbologias você vai precisar das simbologias na linguagem do QGIS.

Inclusive é possivel fazer a exportação dos Vetores no MAPPER e do OCAD em varios formatos mas quando você abre no SIG falta a simbologia para a associação. A tabela de atributos da exportação do MAPPER mantem o nome internacional da simbologia que torna bem facil essa associação.

Acho que a 1º coisa a responder:
Como colocar os simbolos da norma internacional dentro do QGIS? A licença do Mapper permite "aproveitar" as simbologias (PNG, SVGs...) que estão aí no GITHUB?

2º etapa
Uma só pessoa replicar todos esses simbolodos no QGIs daria bastante trabalho e a maior parte é necessário utilizar o Geometry Generator que é bem chatinho.
Fica mais facil se cada pessoa que fazer um simbolo no padrão do IOF comprtilhar no QGis Style.
Inclusive encontrei alguns simbolos de percurso do IOF no QGIS Style: https://plugins.qgis.org/styles/120/

Você conhece alguem que pratique esse esporte aqui na região de Goiania-GO/Distrito federal? Tenho interesse nesse esporte.

Att.
Murillo Carvalho

Murillo Carvalho

to qgisbrasil
Boa tarde,
Leonardo fiz um curso de iniciação e pratiquei orientação 2 vezes aqui em Goias com o pessoal do FOG desde a ultima publicação. Fenomenal o esporte e a comunidade, obrigado por apresentar!

Acho que agora estou começando a entender o seu pedido. Me corrija se eu estiver errado:
Quando se usa o OCAD em versões desktop antigas ou o OPEN ORIENTEERING MAPPER parte do mapeamento é feito no QGIS (conversão de bases diversas, curvas de nivel, exportação de imagem de satelite, georreferenciamento da imgem com o GPS de campo e eventuais vetorizações).
O OCAD mais NOVO já tem a maior parte das funcionalidades que são feitas no QGIS mas é necessário adquirir o programa (700 reais por ano por pessoa ou 1400 por clube de orientação).

Então o beneficio principal da criação do PLUGIN será os clubes de orientação não precisarem ter esse custo do OCAD e para os que usam o MAPPER e QGIS  será a possibilidade de fazer tudo no QGIS não sendo necessário recorrentemente utilizar o IMPORT/EXPORT entre o OPEN ORIENTEERING MAPPER e QGIS.

Totalmente possivel fazer um plugin mas é trabalhoso
Talvez um plugin com uma caixa em aparência similar a lateral do OPEN ORIENTEERING MAPPER/ OCAD que conforme você clica no simbolo ele libera o desenho,  associa o desenho a uma camada e estiliza.
Tem que ter a opção de seleção de escala do mapa para que os simbolos fiquem no tamanho da escala conforme norma.

Acho que o caminho ainda é o mesmo:
1º Ver a questão de licença do MAPPER para ver o que permite "aproveitar" de simbologia;
2º Fazer todas as simbologias da ISOM-2017-2 (Corrida de floresta) e ISOM ISSprOM 2019 (Corrida Srint) no QGIS;
                            Pelas minhas contas são cerca de 150 simbolos
3º Desenvolvimento do PLUGIN

yjmenezes

to qgisbrasil
Meus 20 centavos.

Nao conheco o OCAD mas vejo que:
1- so roda em plataforma Windows.  O QGIS e OpenOrienteering sao multiplataforma.
2- tem codigo fonte fechado e provavelmente arquivos em formato fechados.
O DWG da Autodesk, por exemplo, sistematicamente muda o que obriga o usuario a adquirir novas versoes do AutoCad e variantes.
Usar arquivos em formatos fechados, dificulta em muito a troca de dados com outros softwares.
3- Nao sei a questao de suporte do OCAD, e se tem forum.

[]s
julio

Murillo Carvalho (Murillo Carvalho 95)

to qgisbrasil
Boa noite,
Encontrei um projeto no GITHUB de licença aberta GNU com varios estilos desenhados na escala 1:15.000 na ISOM 2017

Os principais arquivos que podemos aproveitar:
MiniExample.gpkg         (arquivo com camadas configuradas)
ISOM_2017_2_lines_styles.qml           (estilo linhas)
ISOM_2017_2_points_styles.qml         (estilo pontos)
ISOM_2017_2_polygons_styles.qml      (estilo poligono)
E os SVGs dos pontos

O fluxo de trabalho de mapeamento aproveitando essses arquivos é desenhar as feições na camada conforme o tipo (ponto, linha ou poligono) e preencher na coluna CODE o numero do simbolo.

Possiveis proximos passos:
- Fazer o estilo do restante da ISOM - falta agora apenas uns 12 simbolos
- Fazer os estilos da ISOprOM - falta uns 6
- Pensar em uma forma de escalar os simbolos para ser possivel fazer mapas 1:4000, 1: 7500 e 1/1000

Acho que só com esses simbolos é possivel fazer o mapa inteiro no QGIS. Teria que só pensar em uma forma de fazer a sinaletica, talvez um SVG igual os pontos.

Me inscrevi no curso de mapeador de orientação nivel I que ocorrerá em outubro e já estou indo para a 6º corrida.
Aos poucos vamos avançando.
Obrigado novamente por apresentar o esporte!

Leonardo Carvalho Pimenta

to qgisb...@googlegroups.com
Que bacana... Estamos avançando.

A comunidade do QGIS junto com a área do mapeamento de Orientação.

Isso vai ser bom demais 🙏🏼

--
Comunidade QGIS Brasil: http://qgisbrasil.org/

Leonardo Carvalho Pimenta

to qgisb...@googlegroups.com
Oi Murilo, tudo bom ???

Aqui no DF tem a FODF. Estou aqui em Brasília a 5 meses e já vi alguns pontos de controle espalhados aqui no Plano Piloto. Alguém ou algum grupo estava treinando.
Depois entra no site da Federação daqui de Brasília. Todos os próximos eventos estão lá.

Sobre o mapeamento do software OPEN ORIENTEERING MAPPER ou OCAD no QGIS é isso mesmo, agora vc tá me entendendo... Kkkkkk.
A ideia era fazer tudo no QGIS, uma vez que o software do QGIS é mais completo. E a ideia principal é a automatização do mapeamento. Vc já preencher a área a ser mapeada com os símbolos correspondentes da ISOM ou da ISprOM. Sem perder muito tempo no computador ou ficar desenhando manualmente.

Em breve, com o avanço desses conhecimentos e quando o QGIS tiver esses plugins de Mapa de Orientação, bastará escolhermos a área a ser mapeada e o software QGIS vai reconhecer o que é rua asfaltada, árvores, objetivo especial, lago, construção, ..., e vai preencher tudo automaticamente, como se fosse um OpenStreetMap.

A diferença da ISOM para a ISprOM é que a ISprOM é mais para modalidades Sprint, rápida, muitas vezes em meio urbano, usando escala de 1:5000.
A ISOM são simbologias para área de florestas, usando simbologias com a escala de 1:7500, 1:10000 e 1:15000.

Grande abraço... E estou à disposição 🛰️📡🌎🖥️🧭🗺️

Kyle Felipe

to qgisbrasil
Boa tarde @Leonardo!
Então, a questão de ter um plugin para o QGIS depende do fato de ter alguém, ou um grupo de alguéns (hehhe) que desenvolva o plugin para o QGIS...
Um exemplo disso é o Luiz Motta (IBAMA) que desenvolveu uma série de plugins para o QGIS....
E dependendo isso vai envolver também um certo aporte financeiro ao projeto... pq provavelmente para pagar salários de pessoas para desenvolver o plugin....

Leonardo Carvalho Pimenta

to qgisb...@googlegroups.com
Sim... Com certeza !!!

--
Comunidade QGIS Brasil: http://qgisbrasil.org/

Murillo Carvalho (Murillo Carvalho 95)

to qgisbrasil
Boa noite Leonardo
Show! Vamos avançando
Segunda começo o curso de Mapeamento de Orientação, esse que está no site da CBO.
Participei da 3º etapa do campeonato do DF no mês passado aí no DF, moro em Anápolis a 150 km. Estou filiado no clube de orientação COABOM de Goiânia, 200 km de vocês. Qualquer dia aparece aqui nos treinos/campeonatos.

O OpeenStreetmap é feito manualmente de forma colaborativa, não é automâtico, cada pessoa ajuda um pouco beneficiando a todos.
No ambito de Sensoriamento Remoto tem varios avanços nesse sentido de automação de mapeamento, principalmente nos ultimos anos com os avanços de inteligencia artificial e processamento em nuvem. Incluse é bem facil no QGIS fazer algumas detecções automâticas de água e vegetação que com alguns ajustes é possivel vetorizar nos padrões IOF.

O mapa de orientação completamente feito de forma automâtica acho que estamos um pouco longe disso, principalmente por causa da escala grande dos mapas de orientação que solicitam dados em escala compativel e infelizmente no Brasil temos baixa disponibilidade pública de imagens de alta resolução, não temos levantamentos gerais em LIDAR e temos a necessidade de ajustar os algoritmos de identificação aos diferentes biomas brasileiros.
O Toolbox Karttapullautin gringo faz algo semelhante ao que você está querendo no tocante as curvas de nivel e o básico de vegetação mas é necessário LIDAR. Da uma olha nesse guia: https://github.com/jgaffuri/OriMap/tree/master/docs/howtoactlidar
noumer_out.png

Aos poucos vamos  avançando
Message has been deleted

Luiz Andrade

Feb 11, 2024, 8:15:19 PMFeb 11
to qgisbrasil
Boa tarde Leonardo,

Eu fiz um plugin que faz download de dados do openstreepmap pro QGIs: https://plugins.qgis.org/plugins/OSMDownloader
Ele permite aplicar os estilos do OSM no momento de carregar os dados. Estou testando aqui: usar o CRT do OOM  para atualizar os estilos QML do meu plugin para fazer a conversão OSM (openstreetmap) para o ISprOM.   Se der certo, já te falo.
Há também um plugin experimental para desenhar o norte magnético: https://plugins.qgis.org/plugins/compass_routes/

Que mais seria necessário?