Plugin para o QGIS

Leonardo Carvalho Pimenta

May 10, 2022, 11:00:19 AMMay 10
to qgisb...@gmail.com, qgisb...@googlegroups.com
Olá, tudo bem ?

Meu nome é Leonardo Pimenta. Sou estudante de Geoprocessamento. Iniciei o estudo dessa área em 2019, quando comecei a fazer mapas para Corrida de Orientação usando o software OCAD. Entretanto, migrei para o o software OPEN ORIENTEERING MAPPER por ser um software gratuito.
Por meio do trabalho de mapeamento para Corrida de Orientação no computador, algumas funções eram feitas no QGIS - georeferenciamento, imagens rasters, curva de nível, dentre outras. A partir daí, conheci o QGIS e vi que ele era muito mais que um simples software de mapeamento. Muito mais além do OCAD e do que o OPEN ORIENTEERING MAPPER.
Hoje estudo Geoprocessamento por prazer em processar dados e imagens, em fazer mapas e análises, e pela multifuncionalidade que o QGIS oferece.

Será que existe a possibilidade de futuramente o OPEN ORIENTEERING MAPPER ser um plugin do QGIS ?

O próprio OPEN ORIENTEERING MAPPER já vem com as feições e com suas respectivas cores prontas. Fazer mapas de Corrida de Orientação no QGIS seria o máximo. Usaríamos apenas o QGIS com o plugin do OPEN ORIENTEERING MAPPER no QGIS.

Já entrei em contato com diversos desenvolvedores, mas ninguém respondeu. O OPEN ORIENTEERING MAPPER está no GITHUB também: https://github.com/OpenOrienteering/mapper/releases/tag/v0.9.5

Desde já agradeço a todos, e toda comunidade de mapeadores de Corrida de Orientação também agradece.

Grande abraço !!!

LEONARDO CARVALHO PIMENTA

yjmenezes

May 11, 2022, 7:40:10 AMMay 11
to qgisbrasil
@leonardpimenta

So um esclarecimento:
OpenOrienteering  não eh gratuito, ele eh distribuido segundo a licenca GPL3.
A palavra Free significa Liberdade no caso do FreeSoftware.
Geralmente os softwares livres sao distribuidos sem custo mas deixam em aberto a possibilidade de contribuicao financeira para manter o projeto.

Mapper is licensed under the GNU GENERAL PUBLIC LICENSE Version 3.

Leonardo Carvalho Pimenta

May 11, 2022, 9:37:27 AMMay 11
to qgisb...@googlegroups.com
Bom dia !!!

Desculpa, não sabia disso.

Será que existe, futuramente, a possibilidade de criar um plugin para o QGIS com as mesmas funcionalidade do OPEN ORIENTEERING MAPPER para suprir nossas necessidades ?

Faríamos tudo somente no QGIS.

Obrigado !!!

--
Comunidade QGIS Brasil: http://qgisbrasil.org/
---

Murillo Carvalho

May 11, 2022, 9:47:16 AMMay 11
to qgisbrasil
Leonardo isso dá um projeto interessante mas acho que os maiores beneficiadores serão as pessoas que já trabalham com o QGIS por que o OCAD e Mapper são programas muito simples e mais ageis para produção desse tipo de mapa.

Achei interessante que tem até "Especificação Internacional para Mapas de Orientação" que define sobre as simbologias, escalas... Está bem documentado e padronizado.
O padrão atual é esse ISOM 2017-2 ou o ISSprOM 2019 ?

Acho que o ideal é um plugin com as ferramentas básicas de desenho que já crie e associe as camadas/feições com as simbologias mas pode começar com uma coletânia de simbologias dentro do QGIS.
Independente se futuramente vai ser feito um plugin ou só a coletania de simbologias você vai precisar das simbologias na linguagem do QGIS.

Inclusive é possivel fazer a exportação dos Vetores no MAPPER e do OCAD em varios formatos mas quando você abre no SIG falta a simbologia para a associação. A tabela de atributos da exportação do MAPPER mantem o nome internacional da simbologia que torna bem facil essa associação.

Acho que a 1º coisa a responder:
Como colocar os simbolos da norma internacional dentro do QGIS? A licença do Mapper permite "aproveitar" as simbologias (PNG, SVGs...) que estão aí no GITHUB?

2º etapa
Uma só pessoa replicar todos esses simbolodos no QGIs daria bastante trabalho e a maior parte é necessário utilizar o Geometry Generator que é bem chatinho.
Fica mais facil se cada pessoa que fazer um simbolo no padrão do IOF comprtilhar no QGis Style.
Inclusive encontrei alguns simbolos de percurso do IOF no QGIS Style: https://plugins.qgis.org/styles/120/

Você conhece alguem que pratique esse esporte aqui na região de Goiania-GO/Distrito federal? Tenho interesse nesse esporte.

Att.
Murillo Carvalho

Murillo Carvalho

Jun 9, 2022, 10:56:06 AMJun 9
to qgisbrasil
Boa tarde,
Leonardo fiz um curso de iniciação e pratiquei orientação 2 vezes aqui em Goias com o pessoal do FOG desde a ultima publicação. Fenomenal o esporte e a comunidade, obrigado por apresentar!

Acho que agora estou começando a entender o seu pedido. Me corrija se eu estiver errado:
Quando se usa o OCAD em versões desktop antigas ou o OPEN ORIENTEERING MAPPER parte do mapeamento é feito no QGIS (conversão de bases diversas, curvas de nivel, exportação de imagem de satelite, georreferenciamento da imgem com o GPS de campo e eventuais vetorizações).
O OCAD mais NOVO já tem a maior parte das funcionalidades que são feitas no QGIS mas é necessário adquirir o programa (700 reais por ano por pessoa ou 1400 por clube de orientação).

Então o beneficio principal da criação do PLUGIN será os clubes de orientação não precisarem ter esse custo do OCAD e para os que usam o MAPPER e QGIS  será a possibilidade de fazer tudo no QGIS não sendo necessário recorrentemente utilizar o IMPORT/EXPORT entre o OPEN ORIENTEERING MAPPER e QGIS.

Totalmente possivel fazer um plugin mas é trabalhoso
Talvez um plugin com uma caixa em aparência similar a lateral do OPEN ORIENTEERING MAPPER/ OCAD que conforme você clica no simbolo ele libera o desenho,  associa o desenho a uma camada e estiliza.
Tem que ter a opção de seleção de escala do mapa para que os simbolos fiquem no tamanho da escala conforme norma.

Acho que o caminho ainda é o mesmo:
1º Ver a questão de licença do MAPPER para ver o que permite "aproveitar" de simbologia;
2º Fazer todas as simbologias da ISOM-2017-2 (Corrida de floresta) e ISOM ISSprOM 2019 (Corrida Srint) no QGIS;
                            Pelas minhas contas são cerca de 150 simbolos
3º Desenvolvimento do PLUGIN

yjmenezes

Jun 10, 2022, 6:26:01 PMJun 10
to qgisbrasil
Meus 20 centavos.

Nao conheco o OCAD mas vejo que:
1- so roda em plataforma Windows.  O QGIS e OpenOrienteering sao multiplataforma.
2- tem codigo fonte fechado e provavelmente arquivos em formato fechados.
O DWG da Autodesk, por exemplo, sistematicamente muda o que obriga o usuario a adquirir novas versoes do AutoCad e variantes.
Usar arquivos em formatos fechados, dificulta em muito a troca de dados com outros softwares.
3- Nao sei a questao de suporte do OCAD, e se tem forum.

[]s
julio