Foto aérea antiga de localidade: onde obtenho?

82 views
Skip to first unread message

Claudio Henrique Santos

unread,
Jan 10, 2023, 6:35:45 AM1/10/23
to qgisbrasil
Pessoal, feliz 2023.

Onde eu obtenho uma foto aérea antiga, anos 70,80 etc do Porto das dunas, área onde fica o parque aquático Beach Park, no município de Aquiraz, Ceará?

Obrigado.

Arquiteto Boina

unread,
Jan 24, 2023, 9:09:10 AM1/24/23
to qgisbrasil
Feliz 2023 amigos,


Primeiramente sugiro buscar nos serviços de imagens gratuitos, aqui usamos bastante o Google Earth (versão web ou instalada no computador), que através da opção do Timelapse lhe poderá retroceder até imagens do passado, no caso de onde você busca, a mais antiga é 1984. Se precisar baixar as imagens para georreferenciar, esse tutorial deve lhe ajudar.
Outra fonte que pode pesquisar também é o próprio exército brasileiro, que através da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) disponibilizou a cartografia da época que você está buscando.
Entretanto se você precisa para produção de documentos e georreferenciamento dessas imagens para algum processo, sugiro verificar junto a empresas que realizavam levantamentos Aerofotogramétricos no passado, acredito que o estado do Ceará deva ter fotos antigas nesse formato, o valor varia de acordo com a data, escala e quantidade,  algumas empresas hoje já não existem mais, contudo normalmente o seu acervo acaba sendo disponibilizado por outras empresas.
Para finalizar, exemplifico que em nosso caso aqui do município de Jundiaí - SP, tínhamos algumas imagens aerofotogramétricas (1959, 1969, 1983 e 1993) tanto em imagens quando em cartas, de empresas que hoje não existem mais (Embrafoto, Cruzeiro do Sul e VASP) e esse material é frequentemente solicitado por profissionais de Engenharia e Arquitetura para utilização em processos de regularização de construções, portanto disponibilizamos um portal temático, mesmo que sem o devido georreferenciamento (https://geo.jundiai.sp.gov.br/geojundiai/AeroHistorico.jsp) para facilitar o atendimento ao público especializado, mas para nosso espanto a maior quantidade de acesso é de estudantes que incentivados pelos professores municipais pesquisam sobre a história da cidade.

Desculpe me alongar, mas espero ter colaborado CHFS...@gmail.com

Atenciosamente

Boina


UGPUMA/DPGF/DIT
Divisão de Informações Territoriais
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages