Aprendizado no QGIS

Joel Garcia da Costa

to qgisbrasil
Meus amigos, como vão todos?

Estou querendo aprender a trabalhar com QGIS. Já mexi bastante com MapInfo e Maptitude.

Preciso, atualmente, fazer mapas de calor de ocorrências de segurança públicas, que pretendo mapear. Este mapa de calor é do tipo abaixo, onde, com a concentração de pontos de ocorrências, ele gere regiões mais amplas, indicando pontos de necessidade de atenção maior das forças de segurança.

unnamed.jpg

Minha questão é simples: o aprendizado no QGIS é tranquilo, para quem já tem um pouco de experiência em outros softwares?

Nunca nem entrei no QGIS, mas pretendo já iniciar ume estudo a partir da próxima semana.

Grande abraço para todos!

Joel

Jose Antonio dos Santos Oliveira

to qgisb...@googlegroups.com
SEJA BEM VINDO A ESTE MARAVILHOSO SOFTWARE

José Antonio dos Santos Oliveira
Whats 051 98438 1544

--
Comunidade QGIS Brasil: http://qgisbrasil.org/

Leonardo Carvalho Pimenta

to qgisb...@googlegroups.com
Vai com tudo !!!

É bom demais, e vai te dar um mundo de opções pra vc trabalhar.

Instrutor GIS

to qgisb...@googlegroups.com
Eu tenho quase certeza que fui eu quem fez essa interpolação para o Acre.

Você pegou de um vídeo no YouTube? Precisando de alguma coisa, me avise.

Jorge Santos
Instrutor de Geotecnologias
http://www.instrutorgis.com.br
jorgep...@outlook.com
whatsappWhatsApp: (61) 99616-5665
skype_jorgepsantos2002Skype: jorgepsantos2002
Perfil no LinkedInhttps://www.linkedin.com/in/jorgepsantos
Twitter: http://twitter.com/jpsantos2002

Maria Beatriz Uchôa

to qgisb...@googlegroups.com
Jorge, qual(is) fonte(s) de dados vc utilizou?

Instrutor GIS

Hebert Azevedo Consultor Geo

to qgisb...@googlegroups.com
Prezado,

disponibilizei um vídeo sobre a criação de mapas de calor no QGIS: https://youtu.be/DO2dqXWccIU

Att

Hebert Guilherme de Azevedo - Consultor em Geotecnologias

Adquira nosso curso sobre customização de formulários no QGIS pelo link https://www.udemy.com/course/customizacao-de-formulario-qgis/?referralCode=C4191B7F6339523504BC
Veja nossos cursos na plataforma Udemy: https://www.udemy.com/user/hebert-azevedo-2/
Inscreva-se e acompanhe nosso blog: http://bit.ly/2CL63UZ
Inscreva-se e acompanhe nosso canal Youtube: http://bit.ly/2J0H2Wa
Curta e acompanhe nossa página no Facebook: http://bit.ly/2yGErMp
Acompanhe nosso twitter: https://twitter.com/consultorgeo

Joel Garcia da Costa

to qgisbrasil
Prezados, bom dia!

Muito obrigado pela recepção calorosa de boas-vindas!

Vou usar e abusar das dicas dos amigos!

Att.,

Joel

Joel Garcia da Costa

to qgisbrasil
Hebert, meu caro, e demais amigos, como vão!

Passei um tempo estudando o QGIS e já estou lançando dados no mesmo, no caso, para ocorrência da área de segurança.

Estou usando o mapa do Google como base. Consegui um resultado interessante, para o que eu necessito, vejam na imagem 1.

Ocorrencias em geral.png
Mas eu quero também poder utilizar a opção do mapa de calor, mas ocorre um pequeno erro, que não sei solucionar:

Ocorrencias em geral-2.png

O mapa base do Google desaparece.

Hebert, vou ver seu tutorial agora, creio que tenho uma noção maior do QGIS agora para poder compreendê-lo, mas se alguém souber o que estou fazendo de errado, agradeço de antemão.

Att.,

Joel

Em domingo, 21 de março de 2021 às 13:15:29 UTC-3, hebertazevedo...@gmail.com escreveu:
Ocorrencias em geral-2.png

Inteligência Geográfica ao alcance de todos

to qgisb...@googlegroups.com
Boa tarde Joel,

quando utiliza a simbologia do mapa de calor, como é o caso do seu exemplo, ele se comporta como um raster. O que significa dizer que recobre toda a área, como uma superfície de variação, "encobrindo" o dado que está abaixo na hierarquia das camadas. Neste caso você vai ter que trabalhar a renderização da camada.

image.png
 Vou te passar duas opções, mas depois pode ir testando outras possibilidades. A primeira é alterar a Opacidade, deixando a camada mais transparente. Fiz um teste com dados semelhantes ao seu caso e com uma transparência de 50% ficou assim:

image.png

Outra opção é usar os modos de mistura, tentei primeiro o multiplicar

image.png

e o resultado ficou assim

image.png

Creio que este seja mais próximo do que você esteja querendo. Mas é interessante testar as outras possibilidades e ver a que melhor se ajusta ao seu fenômeno e ao que deseja mostrar.

Neste vídeo falo sobre a criação de mapas de calor https://youtu.be/DO2dqXWccIU utilizando este método para criar o raster, a simbologia graduada com o método discreto e modo de mistura acho que consegue chegar a resultados visualmente muito bons.

[...]

Para doações de qualquer valor digitalize o QrCode a seguir:

Joel Garcia da Costa

to qgisbrasil
Professor Hebert, muito agradecido. A sua sugestão resolve o que eu preciso:

Ocorrencias em geral-3.png

E, duplicando a camada, ainda fico com os dois dados na tela, para quantificar os locais, o que eu acho interessante:

Ocorrencias em geral-4.png

Att.,