Problemas na projeção das coordenadas.

Ruan Silva

May 11, 2024, 5:19:49 PMMay 11
to qgisbrasil
Fala pessoal, se alguém puder ajudar agradeço.

Importei um csv pro qgis,  meu sistema de projeção era o SIRGAS 2000 no Qgis, ao plotar os pontos percebi que alguns deles estão fora de escala, essas coordenadas estão em cima de telhados formando assim o "desenho" das quadras através do posicionamento delas, foi ai que percebi que algumas quadras estão totalmente perdidas espacialmente e fora de escala.

Sei que quem manipulou essas coordenadas antes de mim, deve ter usado em um SRC diferente do sirgas 2000, e ao salvar as coordenadas acabaram vindo com a projeção que essa pessoa estava trabalhando.

Detalhe importante... já reprojetei, pra outros sistemas de projeção e voltei para o sirgas, mas as coordenadas  continuam no mesmo lugar.

Alguém sabe me dizer como consigo reverter isso? gostaria que as coordenadas erradas voltassem para seu lugar de origem.

Bruno Barretto Araujo

May 12, 2024, 8:22:40 AMMay 12
to qgisbrasil
Bom dia! Já tive alguns problemas com importação de coordenadas em arquivos .csv. Geralmente o problema está no dado em sí. Se as coordenadas estiverem fora de uma padrão vai cair fora mesmo. Se puder fazer um teste separa essas que estão perdidas espacialmente e fora de escala e tenta reprojetar para a projeção antes da manipulação que citou, quem sabe retorna a posição correta. Outra questão é configurar o SRC do projeto antes de abrir os dados, ou usar uma opção chamada OTF(on the fly) pelo que lembro ela adequa a projeção do projeto a da camada e tenta espacializar ambas no mesmo projeto. Enfim viu que compartilho da sua dificuldade também? hehehe SE um usuário mais experiente souber resolver nos ajude!

Jorge Santos

May 13, 2024, 7:48:13 AMMay 13
to qgisb...@googlegroups.com
É muito difícil apontar uma solução em condições assim. Seria mais prudente tentar o contato com os responsáveis pelo levantamento.

Reprojetar, por si só, não vai resolver. É preciso verificar como esses pontos foram levantados. Já vi casos de indivíduos que trabalhavam com topografia pegar coordenadas no Google Earth e dizer que foram ao local. Para evitar comportamentos dessa natureza, cada ponto tem que ter no seu fichamento o croqui da área e a foto do aparelho no local utilizado na medição, provando assim que o profissional esteve no local.

Por hora, vale a tentativa de entrar em contato com o responsável pelo levantamento.

Jorge Santos
Instrutor de Geotecnologias
http://www.instrutorgis.com.br
jorgep...@outlook.com
whatsappWhatsApp: (61) 99616-5665
skype_jorgepsantos2002Skype: jorgepsantos2002
Perfil no LinkedInhttps://www.linkedin.com/in/jorgepsantos
Twitter: http://twitter.com/jpsantos2002

--
Comunidade QGIS Brasil: http://qgisbrasil.org/