Bom dia Eliana!
Desculpa a demora em te dar uma resposta, e espero que esta possa te ajudar.
Imagino que estes endereços são do Brasil. Sendo assim, conforme definição fornecida pelo IBGE constante no manual do atualizador do CNEFE – Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, e construída a partir do conceito fornecido pelos Correios, o “CEP - Código de Endereçamento Postal - é um cadastro de áreas de endereçamento mantido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. Em áreas de alta movimentação, um CEP pode estar associado somente a um bairro, um logradouro, um trecho do logradouro ou, em casos muito particulares, a um único prédio - o CEP especial”. Desta forma o CEP pode ser uma área, uma linha ou um ponto. A maioria dos municípios do Brasil possui um CEP único para todo o município. Outros municípios terão CEP que poderá ser um distrito, bairro, estes casos o CEP serão áreas. Já aqueles que se refere a uma rua inteira ou trechos de uma rua, como um percurso de rota estes o CEP terão a forma de linha, e aqueles que se refere a um endereço especifico – a uma edificação será um ponto. Logo sugiro agrupar os CEP’s para verificar que tipo de elemento o mesmo pertence.
Não sei se estes 300 mil endereços são de um mesmo município, assim a melhor opção para codificar o CEP de uma lista de endereços é utilizar como parâmetros o CNEFE, e a utilização do mesmo pode ter como base este artigo que fiz:
“Notas Metodológicas na utilização dos arquivos de Faces de Logradouros e Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE)” - DOI - 10.13140/RG.2.2.25389.10729.
Atenciosamente,
Antonio Guarda
Professor / Geógrafo / Mestre em Engenharia Civil / Doutor em Arquitetura e Urbanismo