Comunidades Rurais dos municípios

Gabriel Silva

May 22, 2024, 3:44:45 PMMay 22
to qgisbrasil
Boa tarde pessoal, estou tentando fazer um mapa com a localização das comunidades rurais do meu município mas não acho nenhuma camada shp ou gkpg, já procurei no IBGE e nos documentos do estado da Bahia.
Alguém sabe onde posso encontrar?

Antonio Guarda

May 23, 2024, 7:49:44 AMMay 23
to qgisbrasil

Bom dia Gabriel!

O único lugar que conheço onde é possível a localização de comunidades rurais é através do questionário do censo, onde um dos primeiros itens é “localidade”, isto se vc considerar como localidade que é o lugar onde uma pessoa se identifica onde mora. Este item “localidade” também esta no Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, que é um arquivo txt do Censo de 2010, no artigo sobre este Cadastro que publiquei ensina como utiliza-lo. E através deste arquivo gerando pontos e através da ferramenta polígono de voronoi é possível identificar a área destas localidades. Agora se o seu conceito de “comunidade” é localidades que possuam uma certa equidistância entre uma residência e outra, ou seja uma concentração de residências, este arquivo também ajudará utilizando a calculadora de campo. Espero ter ajudado, atenciosamente,

Antonio Guarda

Jorge Santos

May 23, 2024, 8:11:47 AMMay 23
to qgisb...@googlegroups.com
A malha digital dos setores censitários traz essa segmentação entre setor urbano e rural. Você chegou a visualizar essa malha para verificar se atende no seu caso?

Jorge Santos
Instrutor de Geotecnologias
http://www.instrutorgis.com.br
jorgep...@outlook.com
whatsappWhatsApp: (61) 99616-5665
skype_jorgepsantos2002Skype: jorgepsantos2002
Perfil no LinkedInhttps://www.linkedin.com/in/jorgepsantos
Twitter: http://twitter.com/jpsantos2002

--
Comunidade QGIS Brasil: http://qgisbrasil.org/

João Leonel dos Anjos

May 24, 2024, 7:59:11 AMMay 24
to qgisbrasil
O que vc chama de Comunidades Rurais? Inclui assentamentos da Reforma Agrária?, Projetos do PNCF? Comunidades Remanescentes de Quilombos? Distritos?Se sim talvez seja mais fácil pesquisar com esses termos.

Sérgio Luiz

May 24, 2024, 12:18:25 PMMay 24
to qgisb...@googlegroups.com
--