Raster do earth explorer vindo com coordenadas incorretas

Marcos Faccin

to qgisbrasil
Tentei baixar novos rasters da mesma fonte mas de uma hora pra outra começaram a ficar com a coordenada incorreta, eu não sei o que foi que aconteceu, até tentei atualizar o qgis para a versão 3.16 mas não funcionou, aparentemente o problema é no próprio raster. Estou usando o SRC 4988 para um mapa em Rondônia, mas as coordenadas acabam apontando pra algum lugar da américa do norte.
Estou utilizando imagens do satélite Sentinel 2-b, fazendo composição de bandas simples 4-3-2. Tentei utilizar outros SRC mas em nenhum dos casos a imagem fica com as coordenadas corretas. O estranho é que no dia que isso começou a ocorrer eu criei vários vetores em cima do raster e todos eles ficaram com a coordenada correta, depois eu converti o mesmo raster em outro SRC e desde então não consigo ter um raster nas coordenadas corretas.