[python-gamedev-brasil] Desenvolvimento de jogos para Iniciante

Leonardo Araújo - SI_UFPB

to python-gamedev-brasil
Boa Noite pessoal,

Sou aluno da UFPB Campus IV, participei recentemente de um mini-curso
sobre a linguagem de programação Python, e a nossa atividade final do
curso é desenvolver um jogo. O meu aplicativo será um jogo de tetris,
só que no mini-curso aprendemos um pouco da sintaxe e que é possível
desenvolver aplicativos como jogos a partir do Pygame. Portanto
gostaria muito que alguém pudesse me ajudar nessa tarefa.
Agradeço desde já pela atenção.

att,

Leonardo de Araújo Domingues

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "python-gamedev-brasil" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para python-gam...@googlegroups.com.

Igor

to python-gam...@googlegroups.com
Você tem alguma dúvida em específico? Já tem algum código ou nem começou ainda? Assim fica muito vago e difícil de te ajudar...

2010/5/7 Leonardo Araújo - SI_UFPB <araujo...@hotmail.com>

--
Igor

leo kirotawa

to python-gam...@googlegroups.com
O que você pode fazer é baixar algum jogo feito em PyGame e estudar o código e assim aprender como as coisas são feitas.  Caso não queira fazer isso, é só baixar algum tutorial básico e ir acompanhando aos poucos sempre consultando a documentação no site do PyGame [1].

--
Leônidas S. Barbosa (Kirotawa)
[DesenvolvedorWeb/CEFET/RN]

"Mais sábio é aquele que sabe que não sabe" (Sócrates)

日本語の学生です。
コンピュータサイエンスの学位.

Joao S. O. Bueno

to python-gam...@googlegroups.com
Oi - -em particular eu tenho um jogo de tetris pronto -- mas se eu te
passar, nao teria muito sentido o seu curso, nao é? (até acho que
voce acha outros pela rede)

as voce tem tres frentes ai pra estudar:

1 a linguagem python em si,ce como funcionam classes, e objetos
2) a lógica que teria um jogo de tetris: faria sentido as peças serem
"objetos" de uma classe? E o poço ser uma "classe"? Pense em quebrar o
rpoblema em partes, indepedente da linguagem ou da api do pygame
3) conhecer a API do pygame:nao precisa muito, mas precisa entender
como voce cria desenhos an tela, como desenhar um retangulo
preenchido, e como escrever texto na tela. a Documentação em
www.pygame.org, junto com tentativas e erros diretamente no console
python devem ser suficientes

leonardo araujo

to python-gam...@googlegroups.com
Olá pessoal,

Em primeiro lugar agradeço a todos pela atenção. Já tenho uma parte do código sim, e trata-se de uma versão do tetris matemático, com operações de adição, subtração, divisão e multiplicação, mas está ainda em texto, ou seja, começei construindo listas, que posso descrever da seguinte forma:

Ex:

lista5 = ['_','_','_','_','_','_']
lista4 = ['_','_','_','_','_','_']
lista3 = ['_','_','_','_','_','_']
lista2 = ['_','_','_','_','_','_']
lista1 = ['_','_','_','_','_','_']

Dessa maneira, tenho que adicionar jogadas passando a linha que desejo jogar e a coluna também, após isso uma função é chamada para verificar se aquela jogada é permitida, ex.:

na "lista1[3]", e adiciono um valor, na próxima jogada tento adicionar no mesmo lugar, e o verificador vê que já existe um valor, e então coloca o valor jogado na próxima lista, ou seja, lista2[3]. Também já está implementado a verificação do resultado, que após colocar o valor na lista1[2], outro valor na lista2[2], e um terceiro valor na lista3[2], então a função verifica se o resultado colocado corresponde a soma dos valores colocados anteriormente.
Por enquanto é isso.

att,

Leonardo de Araújo Domingues
Sistemas de Informação - UFPB

EM 2009 ACONTECERAM 250.362 FRAUDES NA INTERNET. CLIQUE PARA LER DICAS DE SEGURANÇA.

Iuri

to python-gam...@googlegroups.com
A idéia é mais ou menos essa mesmo, mas dá pra ao invés de usar 5 listas, usar uma única "lista de listas".

Aí vc acessa lista[3][2], onde 3 é a linha e 2 é a coluna. A quebra de linha é só para manter uma formatação parecida com um "tabuleiro" do tetris. Dá pra deixar tudo na mesma linha.

Acho que o gmail não vai identar direito, mas acho que vc consegue entender a idéia. Isso faz com que seu jogo não fique limitado a um número fixo de linhas e que vc não dependa de hardcode para ficar alternando entre as linhas.

[]s
iuri