Re: [python-brasil] Não consigo compilar gerando um executável!

Joao S. O. Bueno

Apr 30, 2024, 7:55:38 AMApr 30
to python...@googlegroups.com
Bom dia Aroldo,

EMbora _seja possível_ compilar programas Python para executáveis,
essa não é a prática para uso da linguagem no dia a dia - esperoq ue
tenha entendido essa parte nos seus estudos.

O mais normal para o uso de Python é operar diretamente com os
arquivos PY, inclusive em projetos destinaros ao usuário final. A
chamada "compilação" apenas coloca o próprio executável da linguagem
Python e todas as bibliotecas que você usa, mais o seu código em um
único arquivo - que então é mais facilmente transportável para
execução em outros computadores com Windows (mas o .py você também
pode roda em Mac e Linux, por exemplo).

Em particular, um projeto de Python congelado em um ",exe" NÃO VAI
FICAR MAIS RÁPIDO por que está "compilado": o sistema de execução
continua sendo exatamente o mesmo.

A prática de fazer isso pra "esconder o código fonte" pra clientes é
meio furada por diversos motivos, se por acaso você está tentando
compilar por esse motivo, a sugestão é colocar as restrições do que o
usuário final pode ou não pode fazer com seu programa em contrato, e
não tentar esconder algo em um ".exe" (inclusive ele pode ser
"descompilado" daí de dentro com certa facilidade)

Ditas essas coisas, um outro detalhe que fica estranho é você dizer
que está usando "supprocess.run" para executar um outro arquivo de
Python. Não sei os detalhes de seu projeto, e, em um projeto complexo,
em que o primeiro arquivo seja um gerenciador de processos, isso
poderia fazer sentido. Mas novamente, em 99% dos casos, o que você
precisa é só importar o segundo arquivo de Python e chamar as funções
dentro do mesmo.

"subprocess" vai criar um outro processo do sistema operacional, com
outro runtime do Python, e você de quebra perde toda a passagem e
compartilhamento de dados automática entre os dois processos.

Assim, fica a impressão que você está se complicando por talvez ter
perdido alguns aspectos fundamentais do Python ao migrar de outra
linguagem para "cá".