DUVIDA SOBRE MELHOR CAMINHO PARA PROJETO DE CONFERENCIA

Braian Dantas

May 14, 2024, 12:53:18 PMMay 14
to Python Brasil
Bom dia a todos(as)!

Estou precisando de um apoio dos mais experientes, preciso fazer uma solução que faça a verificação de acesso de uma catraca.

Resumindo:

existe uma planilha aonde tenho os acessos de todos que passaram na catraca. Com dia de entrada e saida, juntamente da hora.

e outra planilha na qual o fornecedor informa qual momento foi acessado, para poder realizar o faturamento da horas, que estava prestando serviço.

Manualmente, basta abrir uma planilha e verificar se no dia X na hora Y teve o acesso ou não. Mas no python, qual seria o melhor caminho? Eu pensei em Jupyter Notebook, mas realmente seria esse? Devido a entrada de dados e tudo mais.

Qualquer comentário é bem vindo

Marcelo Valle

May 14, 2024, 1:19:54 PMMay 14
to python...@googlegroups.com
O que exatamente você está tentando automatizar? Você quer calcular o número de horas em que cada fornecedor esteve presente?
E uma planilha por dia? Você vai processar 1 planilha só ou várias?
Por que você cita a entrada de dados? Você espera que seu programa seja capaz de modificar as planilhas?
O que acontece se um fornecedor deu entrada mas não deu saída? Ou se não deu entrada mas deu saída?

Antes de você começar a resolver, eu te recomendo pensar no seu problema em si, quais são os requisitos, e só depois de ter isso claro, focar na solução.
50% da solução é entender bem o problema e *simplificar* a solução. Tendo o problema bem entendido, você pode criar o programa mais simples que resolve todo o problema.

Não decida por qualquer ferramenta antes disso, pois os detalhes farão uma ferramenta inviável e outra viável, uma complexa e outra simples.

Isso é o que a minha experiência me diz.

Boa sorte, espero ter ajudado.

Grupo Python-Brasil
https://wiki.python.org.br/AntesDePerguntar

<*> Para visitar o site do grupo na web, acesse:
http://groups.google.com/group/python-brasil

python-brasi...@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Python Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para python-brasi...@googlegroups.com.
Para acessar essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/python-brasil/cfeaa191-9ea2-4c91-829f-e822ef6ada22n%40googlegroups.com.

Renato Moraes

May 14, 2024, 1:22:13 PMMay 14
to Python Brasil
Cara tua pergunta está errada, pois Jupyter Notebook é só um formato padronizado de programar em  Python. Tu pode utilizar várias coisa para programar em  Python  , pode utilizar o Jupyter Notebook, VSCode, PyCharm, Google Colab (que utiliza o Jupyter Notebook por trás), dentre muitos outros.
A pergunta correta é qual forma seria interessante fazer esse cruzamento de dados com Python, se estivesse comigo faria tudo com a biblioteca Pandas, onde irá utilizar principalmente o merge para unir os dados e conseguir a informação que tu queres. Porém tem que ter domínio de Python e estudar Pandas. Pode utilizar outras bibliotecas também, e pode fazer somente com funções nativas do Python utilizando dicionários, porém precisa entender mais que o básico de Python para fazer isso.

Braian Dantas

May 17, 2024, 10:20:54 AMMay 17
to Python Brasil
Entendido pessoal, muito obrigado pelos concelhos vou dar um passo atrás para entender melhor toda a necessidade conforme bem pontuado obrigado a todos!