duvidas de iniciante

antonio jefferson

May 6, 2024, 11:03:57 AMMay 6
to Python Brasil
Bomdia a todos, estou fazendo um projeto para automatiza o stop e start de serviço no windows, porem nao achei muitas informaçoes precisas nas minhas pesquisas.

achei essa  - net start servicenamecom os.system.

Por exemplo, se quisermos iniciar o MySQL:

import os
os.system('net start MySQL80')

Agora usando-o como uma função:

import os
def start_service(svc): os.system(f'net start {svc}')

E para interromper o serviço, use net stop servicename:

import os
def stop_service(svc): os.system(f'net stop {svc}')

existe outra forma ou essa seria a mais simples?

Eric Chiesse

May 6, 2024, 11:13:23 AMMay 6
to python...@googlegroups.com
O que vou te falar não é mais simples, mas provavelmente algo que vc vai precisar.

Dá uma estudada no pacote subprocess do python. Com ele vc vai poder por exemplo pegar o output que iria pra stdout ou stderr e ter acesso no seu programa python.
---
Eric

Grupo Python-Brasil
https://wiki.python.org.br/AntesDePerguntar

<*> Para visitar o site do grupo na web, acesse:
http://groups.google.com/group/python-brasil

python-brasi...@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Python Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para python-brasi...@googlegroups.com.
Para acessar essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/python-brasil/c21bacff-2978-4502-9f39-72f01812b098n%40googlegroups.com.

antonio jefferson

May 6, 2024, 12:08:53 PMMay 6
to Python Brasil
certo, poren quero apenas iniciar no caso um aplicativo e fechalo, usandoum script.
tenho um uma automoção no meu windows, e um robo. as vezes tenho que reiniciar ele,ai queria um scrip para automatizar isso.

desde ja agradeço a ajuda.

Marcelo Valle

May 6, 2024, 12:35:36 PMMay 6
to python...@googlegroups.com
Nunca usei, mas acho que o que você quer eh isso:

(Mais fácil, mais simples é o que você usou. )

Dica: no seu design, considere qual usuário windows estará executando seu script e qual tem permissão para iniciar ou parar o serviço do windows.

[]s

Renato Moraes

May 14, 2024, 1:42:32 PMMay 14
to Python Brasil
Por que tu não coloca uma cláusula try/except e caso dê erro você pede através do subproccess que execute novamente o Script e depois finaliza o Script atual que deu erro, ou então simplesmente coloque a cláusula try/except aonde costuma dar erro e chama novamente a função.
 O teu problema é travamento do Script ou erro de execução?
O Script quando para de responder ele sai da execução do sistema?