Entregar sistema python+SQL

Ranny Gazola

Jun 5, 2024, 11:04:30 AMJun 5
to Python Brasil

Pessoal, bom dia!

Sou iniciante mas estou passando por um processo seletivo que pede python e um dos testes, é criar um sistema que persista informações em um banco de dados e permita consultar essas informações posteriormente, usando SQL. A questão é que a entrega deve ser feita através do GitHub com instruções para rodar a solução localmente. Se eu montar um executável, preciso enviar o banco de dados mas ele iria em um arquivo de texto dentro da pasta e não em SQL. Já pesquisei em vários lugares mas to perdida quanto a isso, alguém poderia me dar uma dica?

Joao S. O. Bueno

Jun 5, 2024, 2:53:21 PMJun 5
to python...@googlegroups.com
Oi Ranny!

(1) Primeira coisa e mais importante:
não, você não precisa e não deve montar um executável, se com isso
quer dizer gerar um arquivo ".exe" com pyfreeze ou py2exe - -

(2) O nomal para Python no mercado é trabalhar com os arquivos fonte mesmo - .py

Dito isso: (2A) se você ainda não conhece, dê uma estudada rápida e se
familiarize com " ambientes virtuais" (também chamados de venv ou
virtualenv): isso é o caminho esperado para montar um ambiente
reproduzível para um projeto em Python.

(2B) Um outro caminho é usar docker e docker-composer : aí não precisa
(mas pode) usar virtualenvs - a vantagem aí ẽ que voce pode colocar
um outro container para rodar seu banco - se quiser usar MySQL (ou
MariaDB) ou postgreSQL - e, é até possível colocar o banco já
carregado em uma imagem -se voce decidir ir por aí

(3) e por fim, mas não menos importante: em geral esses exercícios não
precisam de um banco de dados "já carregado" - isso é factível, mas
complexo de fazer - e sim, que seu projeto tenha código para _criar_ e
fazer o carregamento inicial d banco, a partir de arquivos de dados
(aí sim, em texto), que acompanham o projeto. As instruções para
executar o projeto devem incluir os passos pra rodar o código separado
(outro arquivo.py, por exemplo - ou um script de um framework), que
carrega o banco , e deve ser feito uma única vez.
(3B) e por fim, se não especificaram, e você não entender bastante de
docker (a ponto de fazer o que indiquei acima com segurança), prefira
usar o SQLITE como banco de dados. Esse banco já vem embutido na
linguagem Python, não precisa de nenhuma instalação,e a única
configuração necessária é o caminho para o arquivo (o banco inteiro
fica auto-contido em um único arquivo). Note que nesse caso, se você
optar por fazer assim, pode disponibiizar o banco já carregado
copiando esse único arquivo junto com o projeto.

se quiser conversar um pouco sobre isso, me manda um DM (pode ser
e-mail ou a funcionalidade de chat aqui do gmail)