Datetime

Rafael Pinto

to Python Brasil
Bom dia Pessoal
Tudo bem?
Estou com um df que tem Datetime 2021-02-08 10:33:44 . Ele esta datetime64[ns]
Queria fazer separação dos dados dados de data em uma coluna e hora em outra coluna. Como seria sendo que os dados estão em datetime

Obrigado

Roberto Balbinotti

to python...@googlegroups.com
Olá Rafael,

Tenta fazer o seguinte:

# importação das bibliotecas
           import pandas as pd
           from datetime import datetime as dt

# só para criar um df com data e hora
           data = {"coluna": ['2021-02-08 10:33:44' , '2021-02-08 10:33:44', dt.now()]}
           df = pd.DataFrame(data)

# 'coluna' é o nome da coluna em que está a hora e data em seu dataframe
# df['hora']  e df['data']  são as novas colunas com dados separados
          df['hora'] = df['coluna'].dt.time
          df['data'] = df['coluna'].dt.date

Deve haver outra maneira mas ainda estou aprendendo, espero que ajude.

att.
Roberto Balbinotti

Please consider the environment before printing this e-mail!

Grupo Python-Brasil
https://wiki.python.org.br/AntesDePerguntar

<*> Para visitar o site do grupo na web, acesse:
http://groups.google.com/group/python-brasil

python-brasi...@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Python Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para python-brasi...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/python-brasil/da26c64c-11d0-4b38-8213-13242d46df27n%40googlegroups.com.

Matheus Rodrigues

to python...@googlegroups.com
Bom dia tu pode transformar esse campo em string e splitar ele e depois transformar em datetime novamente ou fazer algo usando talvez o strftime ou strptime do python. Bom segue um print de tela com o exemplo e espero ter ajudado ahhhh não esqueça de converter o tipo do resultado de string pro formato de data e o outro pro formato de hora porque ficou como string.
Captura de tela de 2022-07-23 09-35-52.png

Rafael Pinto

to python...@googlegroups.com
Mesmo eu tendo uma lista de data e tempo procedimento é o msm

--
PROFº ESP. RAFAEL AUGUSTO PINTO

ESPECIALIZAÇÃO: Fisiologia do Exercício: Fundamentos para Performance, Reabilitação e Emagrecimento. UFSCAR

CREF: 060657-G/SP
PHONE: TIM(17)9 81194247

Nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado.
Helena Besserman Viana (1931-2002), psicanalista brasileira.

Matheus Rodrigues

to python...@googlegroups.com
Opa cara como eu disse tem várias saídas tu tem que ver a melhor que se adeque ao seu problema kkkkk se quiser me add no Linkedin, segue um print em anexo espero ter ajudado. Nessa daqui a saída foi usar o strftime.

Captura de tela de 2022-07-23 11-12-26.png

Rafael Pinto

to python...@googlegroups.com

Anderson Souza

to python...@googlegroups.com
Olá.

Assumindo que os dados estão no formado datetime64[ns], faça o seguinte:

meu_data_frame['Day'] = meu_data_frame['Minha_coluna_data_e_hora'].dt.day
meu_data_frame['Horario'] = meu_data_frame['Minha_coluna_data_e_hora'].dt.strftime('%H:%M:%S')

Saída:
Datas Day Horario
2016-10-08 07:34:13 8 07:34:13

Você pode verificar o exemplo completo aqui no Colab.

Anderson

Anderson Souza

to python...@googlegroups.com
Em tempo, para extrair a data, como solicitado por você:
meu_data_frame['Somente_data'] = meu_data_frame['Minha_coluna_data_e_hora'].dt.date

Silvio Lima

to python...@googlegroups.com
Olá,

Existem diversas formas.
Uma possivel forma seria transformar tudo em string (str).
Há um espaço entre data e hora, use split para separar a data e hora.
Depois vc pode separar a data pelo caracter '-' e fazer o mesmo com a hora pelo caracter ':'.

Boa sorte.

Matheus Rodrigues

to python...@googlegroups.com