[python-brasil] Para desenvolvimento WEB em python é melhor utilizar WSGI ou CGI sem frameworks.

12 views
Skip to first unread message

kauandorap

unread,
Sep 18, 2009, 11:18:17 AM9/18/09
to python...@yahoogrupos.com.br
Qual a diferença do CGI para o WSGI se eu utilizar WSGI mudará as strings correto? o código mudara um pouco... mais consigo fazer tudo o que faço com CGI para WSGI? se alguém tiver alguns sites ensinando python para desenvolvimento web pode mandar... estive olhando no site oficial etc...

------------------------------------

,-----------------------------------------------------------.
| Antes de enviar um e-mail para o grupo leia: |
| http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar |
| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |
`-----------------------------------------------------------´Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/python-brasil/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
python-brasi...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html


Marcos Daniel Petry

unread,
Sep 18, 2009, 1:29:56 PM9/18/09
to python...@yahoogrupos.com.br
Django atende tranquilamente, trabalho na Universidade de Caxias do Sul e
todos os projetos utilizam Django+Oracle, o Django utiliza o cx_Oracle 4.4.1
muito bem, a versão 5, segundo os desenvolvedores do framework tem alguns
probleminhas

Quanto modo de deploy, estamos utilizando mod_python, mas migrando para
mod_wsgi

2009/9/18 kauandorap <bigg...@gmail.com>

> Qual a diferença do CGI para o WSGI se eu utilizar WSGI mudará as strings
> correto? o código mudara um pouco... mais consigo fazer tudo o que faço com
> CGI para WSGI? se alguém tiver alguns sites ensinando python para
> desenvolvimento web pode mandar... estive olhando no site oficial etc...
>
>
>
> ------------------------------------
>
> ,-----------------------------------------------------------.
> | Antes de enviar um e-mail para o grupo leia: |
> | http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar |
> | E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o |
> | e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |
> `-----------------------------------------------------------´Links do
> Yahoo! Grupos
>
>
>


--
Marcos Daniel Petry
http://mdpetry.net


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]

Daniel Gonçalves

unread,
Sep 18, 2009, 10:55:28 PM9/18/09
to python...@yahoogrupos.com.br
Pessoal, sem querer estragar a linha do post, eu tenho muitas dúvidas com
relação ao deployment de uma aplicação escrita com o Django. Alguém conhece
algum documento que detalhe esse processo "pianinho-pianinho". Não sou desse
"mundo web", mas tenho grande interesse em conhecê-lo melhor. Conheço Django
do tutorial oficial, que acompanhei passo-a-passo, mas minha dúvida é o
deployment em um ambiente de produção, tal como a Locaweb, por exemplo.

Obrigado,

2009/9/18 Marcos Daniel Petry <marco...@gmail.com>

>
>
> Django atende tranquilamente, trabalho na Universidade de Caxias do Sul e
> todos os projetos utilizam Django+Oracle, o Django utiliza o cx_Oracle
> 4.4.1
> muito bem, a versão 5, segundo os desenvolvedores do framework tem alguns
> probleminhas
>
> Quanto modo de deploy, estamos utilizando mod_python, mas migrando para
> mod_wsgi
>

> 2009/9/18 kauandorap <bigg...@gmail.com <biggoweb%40gmail.com>>


>
>
> > Qual a diferença do CGI para o WSGI se eu utilizar WSGI mudará as strings
> > correto? o código mudara um pouco... mais consigo fazer tudo o que faço
> com
> > CGI para WSGI? se alguém tiver alguns sites ensinando python para
> > desenvolvimento web pode mandar... estive olhando no site oficial etc...
> >
> >
> >
> > ------------------------------------
> >

> > ,----------------------------------------------------------.


> > | Antes de enviar um e-mail para o grupo leia: |
> > | http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar |
> > | E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o |
> > | e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

> > `----------------------------------------------------------´Links do


> > Yahoo! Grupos
> >
> >
> >
>
> --
> Marcos Daniel Petry
> http://mdpetry.net
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
>
>

--
Daniel Gonçalves
Base4 Sistemas Ltda.
[www.base4.com.br]
[twitter.com/spanazzi]

George Ribeiro

unread,
Sep 19, 2009, 12:01:44 AM9/19/09
to python...@yahoogrupos.com.br
O tutorial do marinho http://www.aprendendodjango.com ensina o django bem
explicadinho.Há uma sessão só pra deploy em mod_python e em wsgi. Acredito
que não seja muito diferente disso
em servidores como a locaweb não.

Evandro SeVeN

unread,
Sep 18, 2009, 6:17:11 PM9/18/09
to python...@yahoogrupos.com.br
Kra eu estou utilizando o CGI mesmo, pois eu achei mais simples é só
conhecer html e dar PRINTs do código, e ver um pouco sobre POST e headers do
CGI.
Eu havia lido quando iniciei com CGI que WSGI tem um desempenho bem melhor,
em relação ao CGI, ele é aconselhado usar para grande número de acessos.
Como para mim isto não era problema optei pelo CGI mesmo.

SeVeN


2009/9/18 kauandorap <bigg...@gmail.com>

>
>
> Qual a diferença do CGI para o WSGI se eu utilizar WSGI mudará as strings
> correto? o código mudara um pouco... mais consigo fazer tudo o que faço com
> CGI para WSGI? se alguém tiver alguns sites ensinando python para
> desenvolvimento web pode mandar... estive olhando no site oficial etc...
>
>
>

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]

------------------------------------

Carlos Ribeiro

unread,
Sep 19, 2009, 8:29:53 PM9/19/09
to python...@yahoogrupos.com.br
2009/9/18 Evandro SeVeN <seven...@gmail.com>:

> Kra eu estou utilizando o CGI mesmo, pois eu achei mais simples é só
> conhecer html e dar PRINTs do código, e ver um pouco sobre POST e headers do
> CGI.
> Eu havia lido quando iniciei com CGI que WSGI tem um desempenho bem melhor,
> em relação ao CGI, ele é aconselhado usar para grande número de acessos.
> Como para mim isto não era problema optei pelo CGI mesmo.

Não é só isso, o WSGI cria uma camada de abstração de nível mais alto
que (em tese) facilita a publicação do site em várias plataformas. É
uma interface de nível mais alto, feita "pensando em pitonês".
Honestamente eu não sei como está o nível de maturidade disso no
mercado, mas se o seu provedor/hospedeiro Web suporta WSGI, em tese o
processo se torna mais simples.

Acho que tem questões de segurança também, mas faz tanto tempo que eu
li sobre isso que se eu fosse falar algo seria chute.

--
Carlos Ribeiro
Consultoria em Projetos
twitter: http://twitter.com/carribeiro
blog: http://rascunhosrotos.blogspot.com
mail: carri...@gmail.com

Francisco Souza

unread,
Sep 19, 2009, 10:42:46 AM9/19/09
to python...@yahoogrupos.com.br
>
> 2009/9/18 Daniel Gonçalves <dan...@base4.com.br>

> Pessoal, sem querer estragar a linha do post, eu tenho muitas dúvidas
> com
> relação ao deployment de uma aplicação escrita com o Django. Alguém conhece
> algum documento que detalhe esse processo "pianinho-pianinho". Não sou
> desse
> "mundo web", mas tenho grande interesse em conhecê-lo melhor. Conheço
> Django
> do tutorial oficial, que acompanhei passo-a-passo, mas minha dúvida é o
> deployment em um ambiente de produção, tal como a Locaweb, por exemplo.
>
> Obrigado,
>


Daniel,
no caso da Locaweb há uma página no Wiki [1] que ensina como fazer o deploy,
na Te Hospedo é diferente [2], e assim sucessivamente. A forma de deploy vai
variar de acordo com a companhia de hosting mesmo, e o ideal é sempre buscar
informações junto a eles.

[1]
http://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Como_instalar_uma_aplica%C3%A7%C3%A3o_Django%3F
[2] http://tehospedo.com.br/wiki/w/Django#Instala.C3.A7.C3.A3o_do_Django

Abraços,
Francisco Antônio da Silva Souza
Blog: http://blog.franciscosouza.net
Twitter: @franciscosouza

"Henrique Soares (Fortes Informática)"

unread,
Sep 23, 2009, 8:13:27 AM9/23/09
to python...@yahoogrupos.com.br
Cara,

Tenta dar pelo menos uma lida em Django. Mesmo que "por cima". Você vai
ver que pode evitar MUITO trabalho, até mesmo para coisas simples.
Usa CGI (ou WSGI) só se for algo realmente muito simples, só pra teste.
É uma dica.

Evandro SeVeN escreveu:


>
>
> Kra eu estou utilizando o CGI mesmo, pois eu achei mais simples é só
> conhecer html e dar PRINTs do código, e ver um pouco sobre POST e
> headers do
> CGI.
> Eu havia lido quando iniciei com CGI que WSGI tem um desempenho bem
> melhor,
> em relação ao CGI, ele é aconselhado usar para grande número de acessos.
> Como para mim isto não era problema optei pelo CGI mesmo.
>
> SeVeN
>

> 2009/9/18 kauandorap <bigg...@gmail.com <mailto:biggoweb%40gmail.com>>


>
> >
> >
> > Qual a diferença do CGI para o WSGI se eu utilizar WSGI mudará as
> strings
> > correto? o código mudara um pouco... mais consigo fazer tudo o que
> faço com
> > CGI para WSGI? se alguém tiver alguns sites ensinando python para
> > desenvolvimento web pode mandar... estive olhando no site oficial etc...
> >
> >
> >
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
>

--
Henrique Soares
Web Designer
Fortes Informática - Fortaleza - CE
Fones: (85) 4005-1146 / (85) 8747-2023
henriqu...@grupofortes.com.br
http://www.grupofortes.com.br
http://www.gogs.com.br

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages