Caua,
Pergunta bem profunda essa.... dificil responder em um texto simples e curto.
=> Aqui já cabe um primeiro disclaimer importante: Não existe um caminho único. Sucesso é produto de oportunidades, preparo e um tanto de sorte. Sucesso é um sistema de multivariaveis sem solução real que aceita um plano inteiro de possibilidades.
Posso tentar te ajudar ressaltando alguns pontos:
- Nossa profissão, assumo aqui que deseja ser um desenvolvedor de software, é marcada pela intensa necessidade de estudo. Sempre temos que nos atualizar. O tempo todo temos novas linguagens, novas plataformas, novos frameworks, etc.
- Haverão pessoas que diram que não precisa - aqui começa a parte da opnião pessoal - mas eu acredito que é fundamental conhecer bem os fundamentos que fazem parte da tarefa de programar. Quanto isso digo coisas como algoritmos, estruturas de dados, paradigmas de programação, etc. Esse é um campo onde pouco se inova. Muitas vezes veremos um revisitar de mesmos conhecimentos, nova roupagem mas muito pouca novidade real.
- A tecnologia é meio e não fim. Cienca da computação, assim como a engenharia, é caminho para um fim. Somos pagos e geramos valor por resolver problemas de alguém. Esse problema pode ser um novo sistema, uma analise de dados, ou qualquer outra coisa. Ao contrátio da matemática, pouco e raríssimas serão as vezes que faremos o código pelo código. O foco sempre deve estar em resolver um problema.
- Bons profissionais, aqui pode parcer uma repetição do que está acima, são bons resolvedores de problemas, Aqui vem a prática de saber qual problema resolver, melhor forma que envolva menor custo com o maximo beneficio, e por ai vai.
- Pode soar como um contrasenso ao que já falei acima, mas não se atenha a apenas estudar coisas de TI ou desenvolvimento. Posso afirmar por experiencia própria, coisas de psicologia, coisas de filosofia, já me ajudaram com entregas e na soluções.
- Nossa profissão paga bem se compararmos com outras e com a realidade brasileira. Porém, como qualquer outro lugar de muito valor, a cobrança é muito alta também. É como o ambiente de alta performance de qualquer outra atividade. Além disso, poucos serão as pessoas que verdadeiramente vão ganhar os tais altissimos salários. Embora, reforçando, a média salarial comparada com a realidade brasileira seja alta.
- Siga a sua paixão: Parece aquele conselho que um milenial daria (eu sou um - nasci na decada de 80). Mas busque as coisas pelo prazer e alegria que trazem. Foco em se divertir ou vai "queimar seu chip" muito rápido. Desenvolvimento de Software é muito estressante.
- Comunidades possuem um poder enorme. Mantenha seu lado pessoas que fazem você querer evoluir. Pessoas que admira e que suporte voce de volta. A maioria das boas vagas foi por conta de divulgação ou por algo que fiz na comunidade. Devolva para a comunidade parte do que recebeu.... Dê palestras, escreva, post videos num canal, enfim usa o poder que comunicar que temos com a internet ao seu favor.
- Python é uma grande linguagem, mas o mais importante é que Python é uma comunidade impar e maravilhosa. Aproveite isso. Vá a eventos, conheça pessoas, envolva-se. A comunidade python do brasil é bem ativa em vários aspectos.
- Cuidado com os hypies! É interessante estarmos atentos aos assuntos, tecnologias e etc. É importante navegarmos pelas novidades, mas temos uma energia, tempo e atenção limitadas. Escolha suas batalhas. Novamente é aqui que as comunidades brilham. Leia, converse, e busque nos seus pares por sinais se vale a pena ou não seguir com aquilo. Com o tempo ficamos melhores em filtrar
- ...
Essa lista poderia continuar por muito mais itens, pois como te disse, sucesso não é algo simples e resultado de uma ação unica. Geralmente ele é fruto de uma matriz gigante de fatores cuja as variáveis mudam o tempo todo. Ache aquilo que motiva e faz querer continuar; use isso a seu favor e esses picos de energia serão sua mola para te jogar para "frente".