Olá!
Depois que o Magazine Luiza comprou o Stoq, o mesmo foi transformado em ERP para os vendedores afiliados que não possuem ERP, tanto do marketplace como os "Magazine Você". Mas isso foi "o que fazer com o resto?", pois compraram mesmo o Stoq para usufruir do SmartPOS e Self-Checkout.
Em suma, ninguém fez fork e o projeto como Open Source Python morreu.
Se procura por um ERP Open Source, a saída era o Open ERP com PyGTK (desktop), mas uma empresa Belga que trabalhava com o Tiny ERP e o Axelor ERP, juntou tudo e então criou o Odoo Web, com licenças comerciais extremamente baratas, mesmo fazendo a conversão, e manteve o projeto em OpenSource, cortando é claro o suporte deles e alguns desenvolvimentos de que não abrem mão, possibilitando assim que qualquer um baixe e instale o Odoo, que ofereça como SaaS, que contrate representantes (homologados ou não pela Odoo SA) para implantar, personalizar, integrar com outros softwares e dispositivos, e manter (crucial), principalmente a parte tributária, integração com bancos, folha, eSocial, geração de arquivos fiscais e contábeis, dentre outros dependendo da sua necessidade. Também existe uma comunidade que desenvolve módulos/templates para o Odoo, onde estes vendem ou distribuem no formato "loja de aplicativos".
Hoje, ao meu ver, o Odoo é a melhor saída para ERP Open, você pode até lucrar vendendo seus desenvolvimentos, contribuir para melhorias e vender o Odoo como se fosse seu, mantendo os devidos créditos e transparência para com o cliente.
[]'s
Junior Polegato