Como ferramentas benchmarking de tempo funcionam

21 views
Skip to first unread message

Fabio Bairros

unread,
May 12, 2023, 4:54:58 AM5/12/23
to python...@googlegroups.com
Saudações.

Qual a estatística usada nas ferramentas de benchmarking para tempo ?
Há algo com embasamento científico ?



Atenciosamente,
Fabio Bairros

Gustavo de Araujo Cerqueira

unread,
May 12, 2023, 5:31:45 AM5/12/23
to Python Brasil
Saudações.


As ferramentas de benchmarking para tempo geralmente usam uma variedade de estatísticas para analisar e comparar o desempenho de diferentes processos, sistemas ou produtos. Algumas das estatísticas comumente utilizadas são:

  1. Tempo médio: Calcula a média dos tempos de execução de uma tarefa ou processo em um determinado conjunto de dados. Essa estatística fornece uma medida geral do desempenho médio.

  2. Tempo mínimo e máximo: Identifica o tempo mínimo e máximo de execução entre as amostras coletadas. Essas estatísticas ajudam a identificar a variabilidade nos tempos de execução.

  3. Mediana: Calcula o valor que separa a metade superior e inferior dos tempos de execução. A mediana é uma medida útil quando há outliers nos dados, pois não é tão afetada por valores extremos quanto a média.

  4. Desvio padrão: Mede a dispersão dos tempos de execução em relação à média. Um desvio padrão maior indica maior variabilidade nos tempos.

  5. Percentis: São usados para entender os tempos de execução em diferentes pontos de corte. Por exemplo, o percentil 90 indica o tempo em que 90% das amostras tiveram tempos de execução inferiores a ele.

Quanto ao embasamento científico, as estatísticas utilizadas nas ferramentas de benchmarking são baseadas em princípios estatísticos bem estabelecidos. Essas técnicas estatísticas têm fundamentos sólidos e são amplamente aceitas na comunidade científica. No entanto, é importante observar que a escolha das estatísticas e a interpretação dos resultados podem variar dependendo do contexto específico do benchmarking e dos objetivos da análise.


Sinval Júnior

unread,
May 12, 2023, 12:27:20 PM5/12/23
to python...@googlegroups.com
Tudo depende do seu problema e da sua necessidade, do ponto de vista científico existem as analises assintótica, que vão te ajudar a entender o funcionamento do seu algoritmo ao longo do tempo, espaço etc...

--
--
------------------------------------
Grupo Python-Brasil
https://wiki.python.org.br/AntesDePerguntar
 
<*> Para visitar o site do grupo na web, acesse:
http://groups.google.com/group/python-brasil
 
<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
python-brasi...@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Python Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para python-brasi...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/python-brasil/CALZ%2BQOpDP7Qsht8OZ0Xm8Y1m_g_7%2BzBkfSGNDsvukfbTPiQgCQ%40mail.gmail.com.

Genis Lopes

unread,
May 12, 2023, 2:03:52 PM5/12/23
to Python Brasil
existe algumas mas a média ou mediana dependo do caso é mais usada, outra opção é usar a média por período até descobrir qual a melhor, se os testes forem de alguma aplicação aí pode usar período de horas. Ao longo do tempo pode usar também desvio padrão... cada caso é uma caso 


Em sexta-feira, 12 de maio de 2023 às 05:54:58 UTC-3, Fabio Bairros escreveu:
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages