Aprimorar código. Fatiamento em tuplas.

Sergio Iescas

to Python Brasil
Bom dia a todos na paz do Senhor Jesus.
O resultado e aceitável , mais eu preciso melhorar método do código.
Alguém por favor poderia me ajudar com isso?

resultado:resultado.png
Método código:
            resultado1 = cursor.fetchall()
            resultado2 = resultado1[0]
            resultado3 = resultado2[0]
            resultado4 = resultado2[1]
            resultado5 = resultado2[2]
            resultado6 = resultado2[3]
            resultado7 = resultado2[4]
            print(f'Id Rg = {resultado3},Ordem PD= {resultado4}, Codigo IQ = {resultado5},      Senha US = {resultado6},'
        f' Codigo PD = {resultado7}')
            cursor.close()

Como simplificar essa parte do código?

Eric Chiesse

Jan 2, 2024, 10:19:03 AMJan 2
to python...@googlegroups.com
Tem dois caminhos (bom na verdade tem vários :) - mas vamos começar por 2)

1 - Já que vc está abrindo o resultado em valores individuais faria mais sentido vc nomear cada variável de acordo com o significado dela em vez de resultadoX. Ex: rg = resultado2[0] , etc
2 - Em vez de abrir o resultado da query vc simplesmente indexa ele: Ex:  print(f'Id Rg = {resultado1[0][0]},Ordem PD= { resultado1[0][1] }, Codigo IQ = { resultado1[0][2]},      Senha US = { resultado1[0][3]},' Codigo PD = { resultado1[0][4]}')

Dentre outras coisas que me passam pela cabeça tem:
- Usar namedtuples
- Converter o resultado da query em um dicionário
- Criar uma classe que gerencie o resultado da query
- Usar SQL Alchemy como interface para o seu banco
- ...

Para um código inicial eu tendo a preferir a abordagem 1 que passei acima (talvez incluindo um dicionário para os resultados ficarem no mesmo objeto). Mas dependendo do seu código vc pode optar por outra dessas soluções.

Boa sorte.
---
Eric Chiesse

Grupo Python-Brasil
https://wiki.python.org.br/AntesDePerguntar

<*> Para visitar o site do grupo na web, acesse:
http://groups.google.com/group/python-brasil

python-brasi...@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Python Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para python-brasi...@googlegroups.com.
Para acessar essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/python-brasil/1b3429de-1c7b-45c9-b71e-cd97efa26388n%40googlegroups.com.

Sergio Iescas

Jan 5, 2024, 4:55:48 AMJan 5