Gerador de interface gráfica para python

Nilson Pimentel

to python-brasil
Olá pessoal, eu gostaria de saber se há algum gerador de GUI paracido
com o WindowsBuilder para Python ?

Renato Polimeno

to python...@googlegroups.com
Eu particularmente utilizo bastante o qt designer (pyqt)

On Sun, Jun 3, 2012 at 11:55 PM, Nilson Pimentel <nilson.f...@gmail.com> wrote:
Olá pessoal, eu gostaria de saber se há algum gerador de GUI paracido
com o WindowsBuilder para Python ?

Grupo Python-Brasil
http://www.python.org.br/wiki/AntesDePerguntar

<*> Para visitar o site do grupo na web, acesse:
   http://groups.google.com/group/python-brasil

   python-brasi...@googlegroups.com

--
______________________________

-> Renato Polimeno
facebook. renato.polimeno
twitter. @renatopolimeno
skype. renatopolimeno

Francisco Vianna

to python...@googlegroups.com
Conheço essa alternativa [1], se você usa Qt e QtDesigner pra gerar suas interfaces.
Particularmente sempre prefiro gerá-las na mão.

[1] http://www.python.org.br/wiki/ComoUsarPyQt

On Sun, Jun 3, 2012 at 11:55 PM, Nilson Pimentel <nilson.f...@gmail.com> wrote:
Olá pessoal, eu gostaria de saber se há algum gerador de GUI paracido
com o WindowsBuilder para Python ?

Nilson Pimentel

to python...@googlegroups.com

Na verdade eu preciso de uma coisa simples, estou aprendendo python agora e preciso de algo novo para apresentar um seminário (algo que o professor não tenha ensinado). Tenho que fazer um projeto pequeno de modo que eu consiga fazer que a turma aprenda sobre o que vou aparentar. Se alguém tiver alguma outra sugestão do que eu possa fazer no seminário seria bom. Sei o básico, até Oo e a primeira coisa que pensei foi Interface gráfica. Valeu pessoal!

Alysson Bruno

to python...@googlegroups.com
Dá pra fazer com curses[0], é textual(como aquelas telas do tempo do DOS), não sei se vc achará mais fácil. Dá uma olhada nesse exemplo [1].

paz e amor (love and peace),

Alysson Bruno
Palmas(TO)
Brasil

Blog: http://abruno.com

Meu alterego Escritor:

Leia alguns contos que escrevo, não esqueça de me dar sua opinião: http://goo.gl/Wjn4p

Nicolas Coelho

to python...@googlegroups.com
Nilson,

Dê uma olhada no Glade [1].
Uma coisa legal de fazer, na minha opinião, é mostrar o PyCairo [2].
Tem o exemplo do relógio [3] que é bem legal de trabalhar.

[1] - http://glade.gnome.org/
[2] - http://cairographics.org/pycairo/
[3] - http://www.ralph-glass.homepage.t-online.de/clock/readme.html
Nicolas Coelho

"Do what you think is interesting, do something that you think is fun
and worthwhile, because otherwise you won't do it well anyway." -
Brian Kernighan

John Evan Dizaro

to python...@googlegroups.com
Primeiro depende de qual biblioteca gráfica você quer usr qt, gtk, tk,...
John Evan Dizaro - Desenvolvimento
Celular (41) 9243-3240

Nilson Pimentel

to python...@googlegroups.com
Quero a mais simples e fácil de aprender e de ensinar :)

Laerte M. Rodrigues

to python...@googlegroups.com
Se nao me engano, tem um chamado wxGlade, ele eh trankilo de mecher
Grato,

Laerte Mateus Rodrigues
Mestrando em informática (PUC Minas)

Rodrigo 'Skhaz' Delduca

to python...@googlegroups.com

Nilson Pimentel

to python...@googlegroups.com
Vou pesquisar um pouquinho sobre cada uma e tentar aprender o mais rápido possível, esse seminário é pra quarta, tenho que implementar coisas simples pra mostrar pra a sala na facul... tipo como fazer um botão, uma caixa de texto, etc. Agora tou em aula, mas assim que chegar em casa eu vou estudar a dica que todos deram. Se vocês puderem colocar algum tutorial simples e os links pra baixar as ferramentas, desde já eu agradeço!

Gladson Simplicio

to python...@googlegroups.com

Shander Lyrio

to python...@googlegroups.com
Em 4 de junho de 2012 14:45, Nilson Pimentel
<nilson.f...@gmail.com> escreveu:
> Quero a mais simples e fácil de aprender e de ensinar :)

Comece no 1 e vá até o nível de complexidade que preferir. wxPython
passo a passo.
http://thenewboston.org/list.php?cat=42

Se interessar por esta interface gráfica, existem programas que criam
ela para você: Boa construtor, wxFormBuilder, DialogBlocks,
wxDesigner.

Exemplos de alguns programas usando wxWidgets:

http://wiki.wxpython.org/wxPythonPit%20Apps

Mais video aulas, agora sobre o boa construtor:
http://showmedo.com/videotutorials/series?name=wKQrywla5

Bom trabalho,

--
Shander Lyrio
http://about.me/shander

Leonardo Santagada

to python...@googlegroups.com
2012/6/4 Nilson Pimentel <nilson.f...@gmail.com>:
> Quero a mais simples e fácil de aprender e de ensinar :)

Tk é a resposta então. De uma olhada na documentação do tk (modulo tkinter).

--

Leonardo Santagada

José Antonio Rocha

to python...@googlegroups.com
Em 4 de junho de 2012 17:27, Leonardo Santagada <sant...@gmail.com> escreveu:
> [...]
> Quero a mais simples e fácil de aprender e de ensinar :)

Tk é a resposta então. De uma olhada na documentação do tk (modulo tkinter).

nome: "José Antonio Meira da Rocha"
googletalk: email: MSN: joseanto...@gmail.com
veículo: [ http://meiradarocha.jor.br ]

matheus marini

to python...@googlegroups.com
 Se você quiser um contrutor com UI de interface Tk você pode usar o PAGE.

> Date: Mon, 4 Jun 2012 17:27:48 -0300
> Subject: Re: [python-brasil] Gerador de interface gráfica para python
> From: sant...@gmail.com
> To: python...@googlegroups.com

Nilson Pimentel

to python...@googlegroups.com

Galera, estou tendo muitas dúvidas em como integrar o QT Designer com o Python, li alguns tutoriais na net, mas mesmo assim não tou conseguindo instalar o pyqt, muito menos uma tal de sip... Alguém que entenda de pyqt pode me dar uma luz ? Obrigado!

Luciano Ramalho

to python...@googlegroups.com
> [...]
> Python, li alguns tutoriais na net, mas mesmo assim não tou conseguindo
> instalar o pyqt, muito menos uma tal de sip... Alguém que entenda de pyqt

Siga o conselho do Santagada e use o Tkinter. Não precisa de um
desenhador de telas para fazer coisas simples para um seminário de
faculdade, acho até ruim porque qualquer desenhador vai gerar muito
código não tão simples como poderia ser. E o Tkinter faz parte da
biblioteca padrão do Python, não tem o que instalar.

[ ]s
Luciano

--
Luciano Ramalho
NOVO TWITTER: @ramalhoorg

Autor e instrutor dos cursos:
* Academia Python na Globalcode
--> http://python.globalcode.com.br

* Python para quem sabe Python nas Oficinas Turing
--> http://turing.com.br/ppqsp

Nilson Pimentel

to python...@googlegroups.com
Vou seguir sua dica, já que não aprendi nada de pyqt ainda.  :)
Tens algum tutorial bom de Tkinter ai? Eu vou escrever os códigos "na mão" ?
Valeu ai!

Luciano Ramalho

to python...@googlegroups.com
2012/6/4 Nilson Pimentel <nilson.f...@gmail.com>:
> Vou seguir sua dica, já que não aprendi nada de pyqt ainda.  :)
> Tens algum tutorial bom de Tkinter ai?

Dá uma olhada neste site:

http://www.tkdocs.com/tutorial/

Tem dezenas de pequenos exemplos demonstrando os diferentes
componentes do Tk, e o mais divertido: os exemplos são apresentados em
Tcl, Python, Ruby e Perl.

Basta copiar e colar os exemplos, rodar e fazer experimentos com eles.

> Eu vou escrever os códigos "na mão" ?

Não dói tanto assim ;-).

Mas para o seu seminário, vc pode fazer copiar e colar dos exemplos
acima, e estudar como eles funcionam para ter o que falar na hora da
apresentação.

E na verdade, qualquer programa gráfico interessante não é feito com o
auxílio de um desenhador de telas. Desenhadores de telas são úteis
para aplicativos que consistem de montes de delas de CRUD. Em
aplicativos gráficos realmente interessantes, como uma planilha
eletrônica, um software de desenho, ou um jogo, as telas são muito
mais dinâmicas e variadas que pilhas de campos, então para esse tipo
de programa um desenhador de telas só atrapalha.

[ ]s
Luciano

Nilson Pimentel

to python...@googlegroups.com
Cara, espero que esse link ajude, já estava perdendo as esperanças de aprender algo gráfico em Python esse periodo. Valeu ai, você tá me ajudando muito Luciano. :)

Anderson Unsonst

to python...@googlegroups.com
qtcreator é super simples e facil

Ivanelson Nunes

to python...@googlegroups.com
Se o seu é ambiente for Linux, você consegue instalar Qt/PyQt facilmente.
Tenta aqui: http://luisartola.com/pycon/install.ubuntu inclusive esse Luis Artola palestou sobre o PyQt na pyCon2012, mas nunca consegui achar os slides da palestra dele.

Documentação do pySide é mais interessante que a do PyQt e em sua maioria se aplica ao PyQt também. Outro ponto é que os exemplos no site do PySide são em Python, diferente do PyQt que no seu site os exemplos são C++

Enfim na minha opinião o QT é mais rico em documentação, como também é bem robusto.

2012/6/3 Nilson Pimentel <nilson.f...@gmail.com>
Olá pessoal, eu gostaria de saber se há algum gerador de GUI paracido
com o WindowsBuilder para Python ?

Gink Labrev

to python...@googlegroups.com

O construtores de gui geram muito código lixo. Entretanto uma vez parei para observar a organização do código gerado pelo wxGlade para Ubuntu e gostei. Passei até a adotar como padrão. Mas essa é a exceção não a regra.

Segue o conselho da galera aí e começa pelo Tk.
Tb recomendo o wxPython, pois há bastante material disponível na web, o que torna o aprendizado muito fácil.

Em segunda-feira, 4 de junho de 2012, Ivanelson Nunes<ivanels...@gmail.com> escreveu:
> [...]
> Enfim na minha opinião o QT é mais rico em documentação, como também é bem robusto.

Helder

to python...@googlegroups.com
Te recomendo PyQt. Ele é simples e possui muitos recursos, inclusive o QtDesigner para a criação de interfaces gráficas.

Não sei como o Tk está indo, mas da última vez que procurei por algo sobre, vi que as telas eram muito feitas e os recursos bem limitados.

Para usar o PyQt no linux é bem fácil mesmo, basta instalar alguns pacotes. Para usar o PyQt no windows, vc pode instalar o Python e depois o PyQt ou vc pode usar o Portable Python[1] que a partir da versão 2.7.3.1 vem com as bibliotecas PyQt (com o QtDesigner) e PyGTK (com Glade para desenhar GUI), entre outras.

Um livro que gosto sobre PyQt é o do Mark Summerfield[2], mas se você procurar, na internet você vai achar diversos tutoriais sobre PyQt.

Boa sorte.

[1] http://www.portablepython.com/
[2] http://www.qtrac.eu/pyqtbook.html

Em domingo, 3 de junho de 2012 23h55min46s UTC-3, Nilson Pimentel escreveu:
Olá pessoal, eu gostaria de saber se há algum gerador de GUI paracido
com o WindowsBuilder para Python ?

John Evan Dizaro

Gink Labrev

to python...@googlegroups.com
PyQT  é pago ?

d4n1

to python...@googlegroups.com
O bom do TK, é que além de ser nativo no Python, também a interface se adequa ao design do gerenciador de janelas, por exemplo teste uma tela feito em TK no Gnome, KDE e outros e verá o resultado. Além de bem documentada como já citaram sites. Gosto de GTK (PyGTK + Glade), mas TK é muito bom e totalmente customizável, tem muito código exemplo na net.
#!/usr/bin/python
class Myself(Developer):
    @myself
    def about:
        '''
        Developer Python,
        SysAdmin GNU/Linux,
        Archlinux and Gnome user and developer,
        Degree in Systems Analysis and Development,
        Graduate Student in Software Engineering,
        Technician Analysis and System Design,
        Technical Project and Network Administration,
        Linux Certification (LPI-1),
        Designer, Bassist, ...
        '''
        return ['Daniel Melo<http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499888T5>
', 'blog <http://d4n1h4ck.blogspot.com.br/>', 'github<https://github.com/d4n1>
']

Leonardo Santagada

to python...@googlegroups.com
2012/6/5 Gink Labrev <gink....@gmail.com>:
> O  PyQT  é pago ?

Sim e não, e talvez sim de novo. Já foi discutido aqui várias vezes,
mas o pyqt é gpl/comercial, se tu vai fazer algo gpl usa a licensa gpl
se for fazer algo com outra licensa tem que pagar pela licensa
comercial. O PySide é uma alternativa LGPL pra ele.

--

Leonardo Santagada

John Evan Dizaro

Thiago Franco Moraes

to python...@googlegroups.com
> [...]
> Cara, espero que esse link ajude, já estava perdendo as esperanças de
> aprender algo gráfico em Python esse periodo. Valeu ai, você tá me ajudando

Olá Nilson,

Um tutorial muito bom de Tkinter e em português é esse documento do
Josué Labaki: www.fem.unicamp.br/~labaki/Python/ModuloC.pdf

Willie

to python...@googlegroups.com
Olá,
Só complementando a resposta do pessoal,
O Tk não é "necessariamente" nativo do python, ele vem junto com a distribuição Windows do python,
no Linux você tem que instala-lo (sudo apt-get install python python-tk), porém algumas distribuições
linux (com KDE, geralmente) possui ele incluso (um exemplo é o Porteus que apesar do seu objetivo,
ou talvez por ele, possui o Tcl/Tk incluído)
Sobre as idéias inicias você pode usar o visual Tkinter (é meio estranho, mas funciona):
http://sourceforge.net/projects/visualtkinter/
mas de qualquer forma seu seminário é hoje que sabe "agora"...
Boa sorte!
Vlw

Luciano Ramalho

to python...@googlegroups.com
2012/6/5 Willie <williel...@gmail.com>:
> [...]
> apesar do seu objetivo,
> ou talvez por ele, possui o Tcl/Tk incluído)

O Tkinter é parte da distribuição padrão do Python 2 e 3.

Algumas distros Linux "desmembram" a distribuição padrão do Python,
mas isso é uma interferência externa que não muda o fato de que o
Tkinter é parte do "core" do CPython, a implementação padrão da
linguagem.

Isso pode ser constado nos docs oficiais [1] e no código-fonte do CPython [2]:

[1] http://docs.python.org/library/tkinter.htm
[2] http://hg.python.org/cpython/file/b2f86880517f/Lib/tkinter

Christian S. Perone

to python...@googlegroups.com
Acho que o que o Willie quis dizer, é que o Tk é quem não faz parte do CPython, não o Tkinter. Vale lembrar que o Tkinter não passa de um wrapper para o Tk.

2012/6/5 Luciano Ramalho <luc...@ramalho.org>
[...]

"Forgive, O Lord, my little jokes on Thee, and I'll forgive Thy great big joke on me."
http://pyevolve.sourceforge.net/wordpress/

Luciano Ramalho

to python...@googlegroups.com
2012/6/5 Christian S. Perone <christia...@gmail.com>:
> Acho que o que o Willie quis dizer, é que o Tk é quem não faz parte do
> CPython, não o Tkinter. Vale lembrar que o Tkinter não passa de um wrapper
> para o Tk.

Certo, é que ele falou sobre o pacote debian python-tk, e neste pacote
o que tem é o Tkinter.

O Tcl/Tk é uma dependência do Tkinter.

Na verdade, nem todos sabem, mas toda aplicação Python com Tkinter tem
um interpretador Tcl/Tk embutido em tempo de execução!

Veja o primeiro exemplo exemplo da página [1]: a string "source
{foo.tcl}" é código-fonte escrito em Tcl.

[1] http://wiki.python.org/moin/How%20Tkinter%20can%20exploit%20Tcl/Tk%20extensions

[ ]s
Luciano

Willie

to python...@googlegroups.com
Oh, sim, incontestável referencia ao CPython,
Porém continuo a dizer que o Tkinter/Tk/Tcl não é, "necessariamente", nativo do Python,...
"NECESSARIAMENTE",
Independente se está na implementação padrão, a teoria é uma coisa a prática é outra,
quer dizer, do que adianta estar na documentação oficial python se no linux (que já
possui o python imbutido na maioria das distribuições), falando mais no Ubuntu (que é
uma das versões mais utilizadas) não vem com ele?
É como uma documentação oficial que diz que um módulo tem uma função, mas na verdade
não tem, mas mesmo assim as documentações não-oficiais continuam reproduzindo que
aquele módulo possui pelo simples motivo que "é o que consta na documentação oficial".

Alysson Bruno

to python...@googlegroups.com
É porque a versão do Python no Ubuntu não é a oficial.

[...]

José Ricardo Borba

to python...@googlegroups.com
Prezado Willie,

Um pouco confusa a sua explicação. Se está na distribuição oficial, é porque é oficialmente distribuido com o Python. Ponto. O que o Ubuntu está fazendo é descaracterizar a distribuição oficial, retirando um dos pacotes somente porque ele não está "colado" ao Python. Quero dizer que o Python não depende do Tkinter/Tk para rodar. É como distribuir o LAMPP sem o MySQL. Descaracteriza o produto final, mesmo podendo configurar outras opções para suprir o pacote faltante.

argh! 8-P

Quanto à interface, meus 2 cents são: se for uma aplicação puramente acadêmica, use o ETS, mais precisamente o Traits UI. É fácil, rápido e quase indolor.

Abraço.

José Ricardo Borba
Porto Alegre - RS

Willie

to python...@googlegroups.com
'tá certo então'
Desculpe possíveis irritações

d4n1

to python...@googlegroups.com

Só complementando, em distribuicoes como archlinux (a que uso), gentoo e outras os pacotes São integros, ou seja não há uma customizacao ou adaptação dos pacotes, logo como Luciano mencionou, já vem incluso. Não desmerecendo o que o irmão quis falar. Sem flames. Desculpe-me.

On Jun 5, 2012 6:29 PM, "Willie" <williel...@gmail.com> wrote:
'tá certo então'
Desculpe possíveis irritações

Alysson Bruno

to python...@googlegroups.com
Só uma pequena correção, o link [1] que o Luciano passou não funcionou aqui, falta o L (ele) do final, correto seria: http://docs.python.org/library/tkinter.html

E no Mac OS também vem a biblioteca padrão. Além do Ubuntu alguma outra distro faz essa retirada?

[...]

José Ricardo Borba

to python...@googlegroups.com
@Willie

Don't worry. Flame é para guri. E com raras exceções, a lista tem sido fiel em resolver problemas sem recorrer a isto. Se pareceu, me desculpe, não foi essa a intenção.

@Nilson
Veja aqui [1], aqui [2] também. No post anterior não postei o link [3]. Segue.

[1] - http://wiki.python.org/moin/GuiProgramming
[2] - http://docs.python.org/faq/gui.html
[3] - http://code.enthought.com/projects/traits/

Abraço.

José Ricardo Borba
Porto Alegre - RS

Willie

to python...@googlegroups.com
De qualquer forma, minhas desculpas à comunidade...
Desconhecia a existencia de distros pythons modificadas e distribuidas (no Ubuntu por exemplo, e tem distro linux por aí
que nem python tem). É estranho mas, por falta de espaço não é, o Ubuntu tirou o Tkinter e colocou o gtk (se não me
engano; não quero formar outra discussão)
Inté

Shander Lyrio

to python...@googlegroups.com
Tem um pouco haver com falta de espaço sim, eles querem manter o
Ubuntu em um único CD, não querem subir para o tamanho de um DVD.
Existem vários programas dependentes de GTK2 que nem estão vindo mais
porque estão dando preferencias a pacotes já compatíveis com o GTK3,
então acredito que se não tem nenhuma dependência com o Tk, ele não
venha na instalação padrão.

Abraço,

--
Shander Lyrio
http://about.me/shander

Willie

to python...@googlegroups.com
Faz sentido.

Márcio Sancho

to python...@googlegroups.com
Vou começar  a testar o Arch...rs

--
Márcio Sancho

d4n1

to python...@googlegroups.com

Foi a melhor coisa que eu já fiz, usar o archlinux em tudo. Desde servers a desktop, desenvolvimento e etc. Todas as distros linux/bsd são boas mas essa em especial (depois de crescer com slackware e funtoo (do desenvolvedor gentoo)). Bem s.o. A parte, python hoje em dia é usado em muita coisa, e tê-lo "puro" é melhor ainda :-)

Leonardo Santagada

to python...@googlegroups.com
2012/6/5 d4n1 <d4n1...@gmail.com>:
> [...]
> dos pacotes, logo como Luciano mencionou, já vem incluso. Não desmerecendo o
> que o irmão quis falar. Sem flames. Desculpe-me.

E isso é o que eu acho melhor nelas. Pena que eu fui com muita sede ao
pote e tentei instalar o arch com btrfs (com compressão lzo
transparente) e systemd ao invés do init e só consegui fazer explodir
a maquina todas as vezes. Faz tempo que eu não mexo com gentoo e
distros com a instalação bem mais manual, mas um dia eu descubro o que
estava fazendo errado.

--

Leonardo Santagada

silvio ap silva

to python...@googlegroups.com
Sou novo no grupo mas preciso dizer que em relaçao a fraçao de pacotes no Ubuntu se deve ao foto dele ser direcionado para usurios novatos, nao que seja itil apenas para novatos, mas este é seu foco principal, por isso o python assim como outras aplicações nao vem com todos seu recursos, mas nada que o apt-get nao resoolva.

Emcompensaçao existem varias distros direcionadas para desenvoolvedores, o bom de se ter diversas ditros é jistamemte isso, agradar gregos e
troianos.

Jah Bless

Leonardo Santagada

to python...@googlegroups.com
2012/6/7 silvio ap silva <alvo...@live.com>:
> [...]
> python assim como outras aplicações nao vem com todos seu recursos, mas nada

Eu uso debian a anos e ubuntu desde que começou, a tradição do
esquartejamento de pacotes vem do debian e a ideia é que tu possa ter
um servidor com o minimo de pacotes possivel para diminuir a
superficie de ataque. Hoje em dia eu acho isso meio que pura bobagem
(talvez tirar o compilador e os dev da maquina seja uma diferença
consideravel) e seria muito massa se o sistema deb de pacote tivesse
uns meta pacotes ou configurações de comportamento por exemplo:
instalar dev de tudo que tem na maquina e sempre tentar pegar o pacote
como seria em upstream (no caso do python é python, python-dev,
python-minimal e python-tk). Isso ia ser uma mão na roda para
desenvolvedores e gente que usa o pip pra instalar pacotes em
particular.

--

Leonardo Santagada

Saxon Mofor

to python...@googlegroups.com, nilson.f...@gmail.com
Será que existe um Glade que gere janelas baseadas em ncurses ? alguém conhece ??

Valeu !

Saxon Mofor

Alysson Bruno

to python-brasil
Nusss,

Faz tempo essa mensagem heim? Cara, eu trabalho com o PyQt+, nunca fiz nada "'serio" com o curses. Mas você deve achar algo sobre isso na net, se existir, o máximo que achei, numa busca rápida foi isso aqui [1]. Olhando a página do Cursos, no Python3, descobrir essa palestra: [2] achei-a muito interessante para quem vai trabalhar com terminal.

[...]

Maxwell Morais

to python...@googlegroups.com
Existe um projeto chamado Gnue ou Gnu Enterprise[1], ele possui um editor de interfaces que produz interfaces em Gtk, HTML e Curses.

A documentação é bem escassa, mas o material tem bastante coisa.

Ja o projeto Urwid[2] é um cojunto de widgets para projetos com ncurses

Grupo Python-Brasil
http://www.python.org.br/wiki/AntesDePerguntar

<*> Para visitar o site do grupo na web, acesse:
http://groups.google.com/group/python-brasil

python-brasi...@googlegroups.com

---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Python Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para python-brasi...@googlegroups.com.

Maxwell Morais
Tecnologia da Informação