Erro ao checar status da sefaz: mais alguém com o mesmo problema?

Linneu Magno

to PyNFe
Olá pessoal, boa tarde!
Noto que alguns serviços na sefaz está funcionando normalmente, mas quando tento consultar o status, estou obtendo o seguinte erro:
ERRO:  HTTPSConnectionPool(host='nfe.svrs.rs.gov.br', port=443): Max retries exceeded with url: /ws/NfeStatusServico/NfeStatusServico4.asmx (Caused by NewConnectionError('<urllib3.connection.VerifiedHTTPSConnection object at 0x7f225623e6a0>: Failed to establish a new connection: [Errno -2] Nome ou serviço desconhecido',))

Mais alguém passou/passa por esse mesmo problema?

Abraço!

Flávyo Henrique

to py...@googlegroups.com
Me parece ser problema na URL, já verificou senão está errada?

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "PyNFe" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para pynfe+un...@googlegroups.com.

--

Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor.

Albert Einstein

Linneu Lopes

to py...@googlegroups.com

--
At.te,

Linneu Lopes
Bacharel em Sistemas de Informação
UFPI - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Linneu Lopes

to py...@googlegroups.com
Um detalhe curioso eh que as vezes a requisição responde conforme esperado. Dentre umas 20 tentativas, eu consigo fazer uma verificação com sucesso.

Linneu Lopes

to py...@googlegroups.com
Me parece ser alguma configuração de DNS errada no lado do servidor. Pois uma simples requisicao feita pelo WGET da falha na resolução do nome, enquanto essa mesma requisição é feita do lado da minha máquina, o endereço responde normalmente. Mantenho o grupo informado caso consiga uma solução definitiva. Desde já, agradeço a atenção do @Flávyo

Junior Tada

to PyNFe
Linneu para te ajudar preciso de informações mais completas,
qual a UF? Tipo de nota (nfe ou nfce)? Sistema operacional? Versão do python?
Homologação ou produção? etc, etc.

PS: como vc mencionou que eventualmente funciona, algumas SEFAZ podem bloquear seu ip momentaneamente
ou deixar de responder se ficar consumindo excessivamente a consulta status,
ou ainda se ficar consultando status sempre antes de tentar acessar outros serviços como emissão ou cancelamento,
ou ainda cortar/interromper a comunicação se o seu provedor de internet/qualidade da conexão estiver muito ruim. (no PR isso é bem comum de acontecer em momentos de pico)
Isso varia muito de UF autorizador e da demanda no momento, já vi documentação falando que não se deve consumir
status com intervalos menores que 5 min, mas confesso que nunca aconteceu comigo.

Linneu Lopes

to py...@googlegroups.com
Oi Junior, bom dia irmão!
respondendo as suas perguntas:
A UF é PI, o tipo de nota que estou tentando consultar é NFE. O sistema operacional é o Ubuntu 19.04.
A versão do Python utilizada é a 3.5.7. O ambiente é o de produção. Como se trata da consulta do status,
eu nem sei se existe mais algum dado do XML que possa te ajudar. Eu sei que os outros serviços estão funcionando normalmente,
inclusive houve bastante emissão de NFCe ontem e não houve nenhuma queixa sobre instabilidade quanto a esse serviço.

Até o momento, parece que as requisições de consulta do status da NFe voltaram a normalidade e todas as máquinas do servidor estão
respondendo como esperado à requisição. Isso me leva a acreditar que o problema tenha sido essa consulta de forma excessiva. Eu sei que o processo da aplicação é que toda vez que há a emissão de NFe, o software faz antes uma consulta do status da sefaz para saber se a mesma está disponível para emissão. O problema é que acredita-se que não há essa quantidade de demanda grande o suficiente para haver bloqueio da Sefaz por consulta excessiva.
Vou acompanhar os resultados durante o dia e ver o que vamos receber.

Muito obrigado pela atenção, pessoal! Um excelente dia a todos!

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "PyNFe" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para pynfe+un...@googlegroups.com.

Junior Tada

to PyNFe
Recomendo duas coisas:

- atualize para o python 3.6
- NÃO consulte status antes de emissão. Envia a nota, se tiver algum erro aí sim coloque uma rotina para consultar status.
Mesmo que não seja muita demanda, na documentação é solicitado não fazer isso.