Pelo que entendi é apenas o conceito mesmo.
- De um lado vc tem Voz sobre IP (MSN, SKYPE, NETMEETING, PÁGINAS de CHATS e etc) qualquer coisa que se comunique usando a voz sobre IP.
- Por outro lado temos a Telefonia sobre IP, que pelo descrito seria uma aplicação de TELEFONIA (Sistema semelhante a Telefonia TDM em funcionalidades) usando a rede IP. Você tem uma infra para telefonia IP e suas necessidades e não uma rede que pode também ser usada para voz sobre IP.
Exemplo:
Caso 1
Um escritório decide usar VOIP, instala o Asterisk e seus 20 ramais falam por ele usando softphone (eyeBeam) e um tronco SIP. O sistema roda em uma CPU com linux, que poderia ser o PC de alguém. São ligadas 3 linhas analógicas e uma interface celular (4 portas FXO). Aí decidem colocar ramais analógicos (placas com portas FXS ou ATAS da Linksys). No exemplo, geralmente, quem faz tudo isso é o pessoal de suporte/adm. de rede da própria empresa.
Caso 2
Um escritório decide usar Telefonia IP, leu na revista e achou que seria bom rsrss. Chama uma consultoria (ex. Brayner, Telefonica, e2e, DDS ou etc) e é apresentado para ele uma solução de TOIP (Rede, PABX e features) tudo pronto, funcionando e customizado. Assim ele irá integrar a Telefonia em sua infra e não apenas "jogar" a voz sobre sua rede IP.
Márcio foi oque entendi, talvez não tenha ficado muito claro como vc queria, mas acho que minimizou a dúvida.
Outro caso, agora real: nos vendemos IP Telephony e não apenas o VOIP, nos fazemos o levantamento de requisitos, desenhamos e implantamos (aqui na Brayner ainda prestamos o suporte). No texto a Telefonica dá ênfase a gestão do TOIP, porque seria uma solução vendida como um todo e não apenas um software ou um hardware.
OBS: Sem desmerecer o Asterisk, a idéia é mostrar o diferencial. Aqui nos vendemos uma versão do Asterisk distribuída pela 3Com.
abrax
Carlos Nascimento
Abraços,
--
Carlos Henrique Nascimento
11 8567-0123