Kaggle Days meetup

Felipe Martins

to pug-pe
Olá,

Venho conversando com algumas pessoas para organizar um meetup do Kaggle aqui em Recife até Janeiro de 2020 e queria entender quanta "demanda" teríamos. Estou postando aqui na lista (que eu acompanho já há alguns anos mas sem muita participação até agora, admito) porque é bem comum ter uma galera de machine learning nas comunidades Python, então me pareceu um bom lugar para encontrar gente interessada :)
Alguém aqui já organizou um meetup voltado para as competições do Kaggle (geralmente usando Python), costuma participar dessas competições ou tem interesse em começar?

Para quem não conhece, o Kaggle é uma plataforma de competições de machine learning - cada competição é criada a partir de um problema real a ser resolvido, onde a plataforma fornece o dataset a ser usado e define a métrica que será usada para avaliar as soluções.

Se você acha a ideia do meetup interessante ou já está envolvido em alguma iniciativa semelhante, me manda um "alô" para trocarmos uma ideia :) (carinha feliz)

Lincoln de Macêdo

to pug...@googlegroups.com
o kaggle é minha principal fonte de datasets e de ajuda para quando estou meio perdido, então coloca meu nome aí na lista dos interessados

seria interessante fazer (ou junto ou separado ao evento que está planejando) um coding dojo de machine learning, nem que seja algo bem básico com o mnist numa convnet feita no keras ou com o sklearn

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "pug-pe" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para pug-pe+un...@googlegroups.com.

Filipe Medeiros

to pug...@googlegroups.com
Eu tenho interesse!

--
Filipe Cordeiro de Medeiros Azevêdo
Undergraduate in Computer Science at Universidade Católica de Pernambuco

RODNEY SANTANA

to pug-pe
Sou Matemático pelo IFPE e estou me especializando em Estatística Aplicada.
Estou iniciando no mundo da Ciência de Dados e futuramente Machine Learning.
Se eu puder participar, e com isso, aumentar meu aprendizado junto a vocês,
ficarei agradecido.

Vinícius Claudomir

to pug...@googlegroups.com
Tenho interesse :)

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "pug-pe" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para pug-pe+un...@googlegroups.com.

Marta Xavier

to pug...@googlegroups.com
Tenho interesse :)

--
Marta Xavier
D.A B.S.I UFRPE

Felipe Martins

to pug...@googlegroups.com
Valeu todo mundo por ter respondido :) (carinha feliz)

Estou acertando aqui com algumas pessoas uma data e local para fazermos esse encontro (que acredito que seria apenas em Janeiro mesmo).

Lincoln, a ideia de fazer o encontro inicial ser um dojo realmente surgiu várias vezes com as pessoas com quem eu venho conversando sobre isso, poderia ser uma boa. Estou pensando em pegar, digamos, três competições do Kaggle de diferentes tipos (uma de visão computacional, uma de NLP e outra envolvendo dados estruturados, por exemplo) e mostrar como criar um baseline de solução rapidamente usando Python (estou pensando em demonstrar usando a fastai) e submetê-las para ver o resultado no leaderboard.

Se vocês conhecerem empresas que possam ajudar com alguns custos da organização, aceito sugestões - o espaço eu consigo fácil aqui na Thoughtworks mas comida/bebida e outras coisas eu ainda vou ver. Se tiverem ideias de coisas para apresentar ou sugestões de formatos para o evento, também só entrar em contato (seria legal, talvez não no mesmo encontro, alguém que tenha competido apresentar como foi o processo de criação da solução final, por exemplo).
Qualquer coisa eu devo criar o evento no Meetup.com ou no Sympla (não sei em qual dos dois seria mais adequado) e divulgo por aqui.

Nos vemos lá!

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tema no grupo "pug-pe" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus temas, envie um e-mail para pug-pe+un...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/pug-pe/CAG%2BTPBd35EP2VY30h-V_6Jz%3D5m8gKcom5zPH7xqnzj1i_Q-Cjw%40mail.gmail.com.

Lincoln de Macêdo

to pug...@googlegroups.com
não querendo cobrar mas já cobrando.... alguma novidade? alguma previsão de quando e como será o evento? qualquer coisa é só falar, o que não podemos é deixar o evento morrer

Felipe Martins

to pug...@googlegroups.com
Já ia responder aqui mesmo ontem, infelizmente não vou poder mais organizar isso porque estou de mudança para outro estado no final do mês e está bem corrido para mim - peço desculpas por não ter conseguido avisar antes.

Se ainda quiserem usar o espaço aqui do trabalho para fazer o evento, posso falar com as pessoas daqui para facilitar isso.

Lincoln de Macêdo

to pug...@googlegroups.com
eu realmente adoraria ajudar a organizar o evento, se tiver outros interessados pela TW e mais gente por aqui que queira contribuir com o meetup, creio que podemos tocar para a frente sem problemas.

primeiro temos de decidir o formato e consequentemente as atividades, criei um formulário no google drive para receber as sugestões, semana que vem divulgo os resultados, dependendo inicio uma votação para palestras ou atividades sugeridas e em seguida inicio as inscrições

se tudo ocorrer bem na última semana de janeiro, teremos nosso evento

Lincoln de Macêdo

to pug...@googlegroups.com
até agora obtive 10 respostas no formulário, de sugestão de atividade obtive apenas 1:
talvez uma palestra ou um tutorial introdutorio .-.

Então seguindo os resultados, ficou decidido que o evento será em um sábado de manhã (acho que a essa altura ainda é viável pensar em 1º de fevereiro) e  formato será 30% palestra e 70% hands on, enfim, considerando um evento das 9h até o meio-dia, 1h de palestra e o restante de alguma atividade prática, acho interessante manter a idéia do Kaggle Day no hands on e usar nem que seja algum dataset disponível no Kaggle e fazer algo usando o fast.ai ou tf+keras.

Enfim, vou fazer outro formulário para submissão de atividades e vou criar um grupo no meetup, vou colocar um nome temporário que no dia do evento a gente discute e entra num acordo (acho que dá para alterar o nome depois, nunca criei um grupo por lá). Amanhã compartilho os links, vou passar uma parte do dia fazendo as imagens para divulgação e configurando as coisas no meetup.

Mas acho que o mais importante agora é encontrar um lugar para fazer o evento, daí que quem souber de algum lugar por favor (o melhor seria dizer pelo amor de Deus!!!) fala comigo :-)

os gráficos das respostas:
Screenshot_2020-01-12 Como será o evento sobre IA .png
Screenshot_2020-01-12 Como será o evento sobre IA 1.png
Screenshot_2020-01-12 Como será o evento sobre IA 2.png

Felipe Martins

to pug...@googlegroups.com
Posso checar a disponibilidade do espaço aqui no escritório da TW. Vou ver com quem eu posso confirmar isso e te retorno nos próximos dias.

Lincoln de Macêdo

to pug...@googlegroups.com
cara, isso seria perfeito, a TW tem um ótimo espaço. :-)

do meu lado, estou pensando em alternativas ao meetup ( US$ 10,00 por mês ou no pacote promocional US$ 40,14 para 6 meses) é algo que não vejo sentido no momento se este vai ser ainda o 1º evento do tipo, talvez futuramente quando tiver pessoas o suficiente para precisar de uma organização melhor, mas agora me parece mais sensato manter o basico:

* página no github page (estou finalizando)
* formulário de submissão e inscrição no google forms
    ~> formulário de submissão aqui: https://forms.gle/eXLdryTS3xZbddTn8
    ~> quando local e data estiverem confirmados, faço o formulário de inscrição

Falei com Fernanda Souza, que está na organização do PUG-PE para ajudar na divulgação em redes sociais, espero que hoje ainda as imagens para a divulgação estejam prontas.

Felipe Martins

to pug...@googlegroups.com
Consegui confirmação de que pode fazer lá no espaço de evento da TW.

Só vou precisar dos nomes das pessoas no dia para poder deixar lá na portaria e liberarem o acesso.

diego lages

to pug...@googlegroups.com
Gostaria de participar, onde fazemos a inscrição? :-)

Lincoln de Macêdo

to pug...@googlegroups.com
subi agora a pouco para o github pages um site provisório e improvisado para o evento: https://demacdolincoln.github.io/ia_pe/ lá tem o link para submissão e para inscrição

(IA_PE ~> nome provisório)

as imagens para divulgação:

inscricao.png
submissao.png

Lincoln de Macêdo

to pug...@googlegroups.com
Encerrei temporariamente as inscrições, já temos 63 inscritos e ainda hoje vou enviar emails para confirmar a participação e espero retorno até segunda-feira à noite, depois abro a inscrição mais uma vez para as vagas restantes, conversando com Felipe Martins, achamos melhor manter em 70 pessoas

tenho consciência que dificilmente todos iriam, é completamente esperado haver desistência, o problema neste caso é que não temos um histórico que nos indique o que esperar ou não. em todo o caso acho melhor deixar passando um pouco dos 70 inscritos, mas aguardo a opinião de quem quiser opinar

Filipe Medeiros

to pug...@googlegroups.com
Boa!

Se a inscrição for pela plataforma Meetup, tem a opção lá pro participante desistir do evento e liberar a vaga, mas o ruim é que essa plataforma é paga. Já o Sympla é gratuito, mas não tem a opção do participante sinalizar desistência...

Lincoln de Macêdo

to pug...@googlegroups.com
no momento estou indo da forma mais simples (formulários do google) até que as coisas se definam melhor, certamente no próximo evento será um pouco diferente e opções para inscrição serão testadas com certeza, este está sendo completamente experimental

Gileno Filho

to Comunidade_Python
Liconln se for deixar passar que seja pouco acredito que uns 5 a mais, em eventos novos ou com pouca frequência, a experiência que tive foi no evento que de Data Science que teve na TW em 2018, houve poucas desistências porque era um evento "novo".