Apresentação

Hildeberto Abreu Magalhães

to PUG-PB
Deixa aqui minha apresentação. Sintam-se à vontade para também se apresentarem.

Me chamo Hildeberto, nascido em Campina Grande em 1971, mudei com a família para João Pessoa em 1987. Desde 1985 tive contato com computadores. O primeiro foi um Itautec Jr de 8 bits, que rodava programas em Basic. Rodava um controle de estoque na indústria em que estagiava. Desde então, meu fascínio inicial transformou-se em interesse, e em seguida, em profissão.

Sou servidor público federal desde 1991, concursado do TRT. Antes do TRT, programei em Clipper, Pascal e Basic. O TRT foi meu terceiro emprego, ainda com 20 anos. Lá fui destinado à equipe de manutenção de um sistema Cobol, utilizando banco de dados relacional. A tecnologia mudou e junto com ela, todos nós. Passei pelo desenvolvimento de sistemas e quando me cansei do mainframe, pela infra, onde aprendi Linux, rede, essas coisas.

Quando o TRT decidiu construir seus próprios sistemas, voltei ao desenvolvimento. Banco de dados Oracle, PL/SQL no backend, Forms GUI (muito parecido com Delphi). Passaram mais alguns anos trabalhando nessa plataforma. Como coordenador da área, comecei a me dedicar mais à parte de governança, processo de desenvolvimento, gerenciamento de projetos.

Havia um Java no meio do caminho. Nunca consegui destravar minha garganta para engoli-lo. Mas ele dominou. E eu saí do desenvolvimento de sistemas, e fiquei cuidando do recém-criado setor de Governança de TI. Já nessa época, havia me iniciado em Python, com a valiosa ajuda de um projeto para construção de um CMS interno, uma intranet. Fizemos um curso de Plone, onde houve a primeira apresentação.

Como não havia espaço para o Python na grade de desenvolvimento de sistemas do Tribunal, saí da área de tecnologia, escolhi a área mais carente de recursos tecnológicos e fui atrás do desafio de tornar a vida daquelas pessoas melhores, com a ajuda de Python. Rápida prototipagem, desenvolvimento simples e eficaz, desktop, web ou mobile. Python salvou o meu "gosto" pela programação, pela resolução de problemas com a ajuda da tecnologia, que é pra que ela serve...

Hoje conheço bem mais de Python e ainda continuo "apaixonado". Tudo nele funciona pra mim. Só me faltava encontrar outras pessoas que querem tornar Python a primeira linguagem, que querem ajudar pessoas a conhecer e usar Python. Por esse motivo entrei nessa comunidade. Para ajudar a disseminar a cultura e o zen de Python, e quem sabe, mostrar que a utilização da tecnologia para tornar as pessoas melhores é o principal objetivo disso tudo.

Abraços pythonicos!

PS: Espero encontrar a maioria de vocês no nosso primeiro Meet Up! Até lá!

DuddaWolf

to PUG-PB
Okay, vou me apresentar também!
Sou Jorge Eduardo de Araújo Oliveira, nascido no Rio de Janeiro em 1976.

Meu primeiro contato com computadores foi ainda no ensino fundamental, com velhos 386, disquetes de 5 1/4" e iniciação à programação com Logo (uma simpática tartaruga que desenhava no monitor).

Em 1995 vim para a Paraíba com a família e entrei na antiga Escola Técnica Federal da Paraíba, cursei o Técnico em Saneamento, porém, apaixonado por computadores, aprendi sozinho a programar em Pascal, e durante anos fui o bolsista responsável pela Biblioteca Virtual da ETFPB.

Fiz o concurso para a Cagepa em 2002, e sou funcionário desde 2003.

Em 2011 entrei no curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Unipê. A disciplina de Linguagens de Programação ensinava Java, achei aquela linguagem muito complexa e odiei aquilo. E comecei a procurar uma linguagem de programação simples e versátil, encontrei Python e desde então surgiu em minha mente a ideia de criar um grupo de usuários desta linguagem no estado da Paraíba.

Em 2012 vivia muito doente e desisti do curso, no ano seguinte descobri que precisava de um transplante de fígado, pois o meu havia sido destruído por um vírus adquirido numa transfusão sanguínea.

Aguardei até abril de 2015 pelo meu transplante, após meses de difícil recuperação, voltei a programar por hobby e retomei o meu plano de fundar um grupo de usuários Python no estado da Paraíba (PUG-PB).

E esta é a minha história, pessoal!
Graças à Deus!

Message has been deleted

Naamã Lima

to PUG-PB
Vou me apresentar tbm.

Me chamo Naamã Lima, nasci em 1996. Moro em Itapororoca-PB(72 Km da capital). Uso computadores desde 2002, mas minha paixão por tecnologia começou de verdade quando comprei um iPhone em 2013(acho que foi pq fui ver a história de Steve Jobs), passei dois ano(2013-2014) no curso de Geografia na UEPB e vi que não era o que eu queria de fato, aí parei de estudar.

Fiz um cursinho de montagem e manutenção de micros, e após o termino o dono da escola me chamou pra dar aula, pois era ele que dava aula desse curso e estava sem muito tempo, dou aulas práticas até hoje. No final de 2015 eu fiz um curso de lógica de programação com linguagem PHP. em 2016 comecei o curso de Gestão de TI e pretendo terminá-lo. Conheci Python com uma amiga e comecei a estudar com o curso Python para Zumbis e ainda não terminei. Já mexi com Arduino e agora estou com uma Raspberry Pi 3.

Me considero iniciante, mas gosto de aprender. Programação é muito massa. Entrei no grupo com o intuito de aprender mais e estar mais perto de pessoas que sabem programar. Também quero colaborar no que for preciso.

É um pouco da minha história. Flw!