IBM compra Red Hat

Samuel Santos

to PT.JUG Geral

Eduardo Martins

to ptjug...@googlegroups.com
Muito prematuro pensar assim, afinal de contas são 2 empresas que sempre foram e são cada vez mais  partes empenhadas no desenvolvimento do mundo Java, principalmente no EE...

A proposta de merge só está prevista ser finalizada na segunda metade do próximo ano, e caso aconteça a Red Hat deverá atuar como uma unidade “separada”, o que pessoalmente não é novidade para mim e muitos outros, que enfrentaram situação semelhante quando a JBoss foi adquirida pela Red Hat!

Cumprimentos,
Eduardo Martins, WildFly/JBoss EAP

--
Inscreve-te no nosso Meetup <https://www.meetup.com/pt-jug/> e junta-te à maior comunidade Java em Portugal!
---

Roberto Cortez

to ptjug...@googlegroups.com
É claro que teremos que esperar para ver. É expectável que nos próximos tempos tudo fique como está.

No entanto, será que IBM está disposta a manter Liberty / Websphere / Wildfly / JBoss? Não sabemos. Parece-me que a determinada altura (e podem ser vários anos) terão que convergir. Não acredito muito que a IBM esteja disposta a manter várias soluções no mesmo espaço. Até já vimos isso no passado, quando em determinada altura a IBM contribuía largamente para o Geronimo e acabou por abandonar o projecto para se focar no Liberty.

Independentemente do que venha acontecer, será sempre de lamentar uma voz que se irá perder na comunidade.

Abraço,
Roberto

Paulo Cabrita

to ptjug...@googlegroups.com
Viva.

Números impressionantes.

Na minha opinião, alguns produtos vão ter de ser descontinuados. É uma questão de tempo. Vamos aguardar...

Também acho que a comunidade perdeu uma voz importante...

Atentamente,

Paulo Cabrita

Pedro Virote

to ptjug...@googlegroups.com
Eu penso que a razão principal é a Part cloud, para atacar Amazon, Microsoft and Google. Toda a parte open source é uma mais valia e não penso que vá sofrer assim tanto :

"The acquisition of Red Hat is a game-changer," said IBM boss Ginni Rometty. "It changes everything about the cloud market. IBM will become the world's #1 hybrid cloud provider, offering companies the only open cloud solution that will unlock the full value of the cloud for their businesses."

Vamos esperar para ver.

Marco Silva

to ptjug...@googlegroups.com
Concordo com o Pedro Virote, para além disso tanto a IBM como a Red Hat têm contribuido bastante para a comunidade open source ao longo dos anos, exemplos disso é o Eclipse IDE que foi inicialmente desenvolvido pela IBM e posteriormente doado à comunidade de software livre e outro exemplo é o OpenJDK que tem sido mantido pela comunidade mas também com muito apoio da Red Hat. Exemplo disso é o repositório abaixo mencionado que tem sido mantido pela Red Hat. Além do mais a IBM tem o seu próprio JDK (IBM JDK) pelo que acredito que o OpenJDK possa ser bastante impulsionado pela 'expertise' destas duas companhias. As últimas acções da Oracle em relação ao Java, isso sim é preocupante, mas penso que a compra da Red Hat pela IBM (que eu vejo mais como uma fusão) vai contrariar a tendência negativa na adopção do Java pelo mercado de IT.

Repo:

User: Alex Kashchenko (Member of Java team at Red Hat)

Boa semana!
Marco Silva

Filipe Pereira

to ptjug...@googlegroups.com
Boa tarde

É claro que a IBM de hoje não é a mesma IBM de há 10 ou 20 anos. São louváveis os desenvolvimentos da IBM que depois são partilhados e adoptados por outras comunidade. Já o historial de compras da IBM tem sido mais ou menos “a IBM compra o produto. O produto morre”. A lista é grande.
Mas, voltando ao inicio, isto são apenas palpites ou talvez palpitações.
Boa semana