FAQ: Barro Vermelho como substrato para plantas

Miguel Figueiredo

FAQ: Substrato Para Plantas

Q0: Que substrato usar em aquários para plantas?

Pode-se utilizar substratos que se vendem para o efeito, como a
laterite da Dupla ou PLANTRIT da Hagen (disponível em Star Fish).

Esses substratos têm normalmente uma elevada percentagem de ferro e
outros elementos essenciais às plantas.

Embora alguns desses fertilizanres sejam sintéticos grande parte são
de origem natural: Recolhidos em terrenos de grande abundância dos
minerais pretendidos como leitos secos de rios ou savanas.

Com alguns conhecimentos sobre minerais é possível encontrar terrenos
similares em Portugal, inclusivamente com uma abundância de hidróxidos
de ferro igual ou superior aos produtos comercializados.

Q1: Como identificar um solo bom para plantas?

Pois é, neste campo o aquariofilista, entra em contacto com outra
área: A geologia :)

Os terrenos ideais são os argilosos, principamente se tiverem uma cor
avermelhada: O ferro é na maior parte das vezes o responsável por essa
pigmentação embora possa não ser o único.

Portanto devemos procurar um terreno argiloso, com uma consistência
semelhante ao barro e de cor vermelha.

Mesmo que não encontremos argila vermelha podemos também obter bons
resultados com a normal argila amarela.

Q2: Como é que eu sei que um terreno não alterará a quimica da água?

Um terreno desconhecido é sempre um terreno desconhecido. A menos que
tenha bons conhecimentos de geologia não é possivel dizer com
segurança qual o efeito que o terreno poderá ter no aquário.

É necessário analisá-lo:

I- Corte o topo de 3 garrafas de água de litro e meio

II- Na garrafa A coloque a argila coberta com 8 cm de areão. Na
garrafa B coloque apenas 8 cm de areão. Na garrafa C não coloque nada.

III- Insira 5 decilitros de água em cada garrafa. Essa água deve ter
um pH próximo do neutro e uma capacidade de buffer média: O ideal é
usar uma água mineral com um pH indicado a rondar o 7. Penso que a
Água de Castelo de Vide tem esses valores. Se não tiver valores de pH
extremos na água da torneira (entre 6.5 e 7.5) pode também usá-la.

IV- Aguarde 5 dias e analise o pH das respectivas águas. Se as cores
diferirem bastante então isto significa que a argila poderá ter uma
infuência nefasta na água. Não é grave uma variação muito pequena (0.1
graus de pH).

Nota 1: Pode ir fazendo os testes dia sim dia não: Se os valores
começarem a ser dispares então a experiencia está terminada.

Nota 2: Se existirem diferenças de pH entre a garrafa B e a garrafa C
então o seu areão é impróprio.

Q4: Que quantidade de substrato preciso?

Três quilos de argila são normalmente suficentes para um aquário de um
metro.

Q3: Como é que preparo o substrato?

Um solo ideal, com a consistência do barro, é difícil de trabalhar. O
procedimento aconselhado é este:

1- Desfaça a argila em pequenos pedaços para dentro de um balde.
Retire as impurezas como seixos e raízes.
2- Cubra a argila com uma camada fina (0.5 cm) de água e deixe
repousar durante 24 horas. A partir daí a argila ficará fácil de
trabalhar: os torrôes podem então ser desfeitos.
3- Adicione a mesma quantidade de areão fino (2-4mm) e mexa bem, até
obter uma massa uniforme mas não demasiado liquida.

Q4: Como é que introduzo o substrato no aquário?

Começa-se por colocar uma camada de areão muito fina: Aí de 0.5 cm.
Depois despeja-se a massa, ocupando uniformemente o fundo. evite
salpicar os vidros: A argila dos salpicos irá sujar a água do aquário.
Finalmente coloca-se uma camada de areão fino (2-4 mm) sobre o
substrato. A camada deve ter pelo menos 8 a 10 cm de espessura: Se o
areão estiver colocado em rampa, com a parte mais alta na traseira do
aquário a zona mais fina terá que ter sempre 8 a 10 cm de espessura.
A partir daí pode-se fazer a decoração normal, introduzindo rochas e
plantas.

Q5: Como é que encho o aquário?

Coloque um prato no interior so aquário e despeje a água nessa área.
Assim evita remexer o areão.

Q6: Vou ter a água muito suja?

Não. Se não tiver feito muitos salpicos a maior parte da sujidade nem
virá da argila mas do próprio areão que mesmo muito lavado liberta
sempre pequenas particulas. A água ficará cristalina após uma noite de
filtragem. Então limpe o filtro em água corrente e começe o ciclo.

Q7: Posso usar filtro de fundo?

Normalmente não, iria causar um caos na água. A Hagen tem um filtro de
fundo, disponivel em Star Fish, que permite cortar o fluxo em
determinadas áreas. Essas áreas poderão ser usadas para substrato. È
equivalente a, por exemplo, só usar filtro em metade do aquário,
colocando substrato na outra metade. No caso da colocação parcial de
substrato é prudente usar um plastico por baixo do substrato,
separando-o do resto do areão.

Q8: Posso fazer aspirações do areão?

Com os aspiradores que removem o areão, normalmente em formato de um
copo longo invertido, não. Porém, a cada mudança de água pode-se
colocar uma pequena rede na ponta da mangueira e passá-la suavemente
pelo fundo.

Q9: Como é que planto as plantas?

Da maneira normal, fazendo uma pequena convavidade com o dedo,
enterrando a raiz e depois puxando a planta ligeiramente para fora, de
modo a que o caule não fique conmpletamente enterrado. Os 8 cm de
areão asseguram que não se atinge a camada de argila: As raizes irão
encontrá-la com o tempo.

Q10: Preciso de fertilização em aquários com substrato?

Sim, de fertilizantes liquidos. Muitas plantas retiram os nutrientes
directamente da água e são relativamente indifirentes à qualidade do
solo. Neste caso o papel do substrato é libertar lentamente
oligo-elementos para a água.

Q11: Posso manter caracois com um substrato?

Sim, são até aconselhados os caracois trombeta (alongados, em forma de
fuso). Vão permitir uma areação do solo, impedindo o aparecimento de
bactérias nefastas e vão promover a dissimilação dos nutrientes.

Q12: Se não encontrar nenhum terreno adequado na natureza de que forma
o posso obter?

Peça-o a Star Fish: http://www.sfish.com

Ser-lhe-á disponibilizado gratuitamente da compra de qualquer produto.

Por Miguel Figueiredo

NAPALM

Oi Miguel !!!

Foi uma optima ideia criares uma FAQ para este assunto! Também era
optimo se fosse possivel também que esta fosse "crescendo" com o
tempo... :)

O que era boa ideia... seria juntar alguns pontos acerca da
utilização dos "pes quentes" no barro...

Acho que o barro, pela sua forma "sólida" e compacta ajuda numa
melhor propagação do calor, tornando que este se espalhe mais
uniformrmente...

bem... é apenas uma ideia!!! :)

Despeço-me

NAPALM

Francisco Alcobia

Viva Miguel,

Que ideia genial que acabaste de ter ao colocares aqui esta magnífica faq
sobre as potencialidades da argila como substrato alternativo.

Peça-o a Star Fish: http://www.sfish.com Ser-lhe-á disponibilizado
gratuitamente da compra de qualquer produto.

É muito generoso da tua parte ;-) (tótil não?????)

Um abraço,

Francisco Alcobia

Miguel Figueiredo

"Francisco Alcobia" <fso...@mail.telepac.pt> wrote:

> Peça-o a Star Fish: http://www.sfish.com Ser-lhe-á disponibilizado
>gratuitamente da compra de qualquer produto.

>É muito generoso da tua parte ;-) (tótil não?????)

:-))))) Ah, sou simpático, não sou? LOL!

Miguel

sandroho...@gmail.com

Em terça-feira, 23 de dezembro de 1997 06:00:00 UTC-2, Miguel Figueiredo escreveu:
show