Perl versus PhP

Ze

Aug 27, 1999, 3:00:00 AM8/27/99
penso que sao completamente diferentes, sendo o perl propriamente para
scripts e o php3 uma linguagem especialmente dedicada a interligacao com
bases de dados.. se bem que tambem seja possivel fazer scripts.......

pela ideia que tenho, o php3 pode ser mais lento no primeiro acesso, mas uma
vez na cache do browser torna-se mais rapido.. pois um cgi nao fica em
cache...... se nao estou em erro e' assim....

mas de qualquer maneira corrijam-me pois tambem estou curioso em saber como
e'....

Ze

Nbk <n...@cyberdude.com> wrote in message

> Boas.
>
> Qual é a diferença em termos de perfomance entre estas duas
> linguagens de script ( Perl e PhP )?
> Ou seja, qual é a mais aconselhada para sites com um número
> significativo de hits por dia?
>
> @143, Nbk
>
> P.S. - Acredito que também terá a ver com o tipo de servidor, mas
> suponham uma comparação entre as duas no mesmo servidor.

Nbk

Aug 27, 1999, 3:00:00 AM8/27/99

Nbk

Aug 28, 1999, 3:00:00 AM8/28/99
On Fri, 27 Aug 1999 21:17:18 GMT, "Ze" <mop4...@mail.telepac.pt>
escreveu em 30 linhas:

>penso que sao completamente diferentes, sendo o perl propriamente para
>scripts e o php3 uma linguagem especialmente dedicada a interligacao com
>bases de dados.. se bem que tambem seja possivel fazer scripts.......

Olha, demorei uma semana a perceber alguma coisa de Perl.
Demorei uma noite a perceber Php3. Sabes pq? Pq são quase idênticas.
No entanto é verdade, php é uma linguagem soberba para acesso a
base de dados. Basta ler o manual daquilo.
Um exemplo da semelhança entre Perl e php é a facilidade com que
se passa de uma para outra...:-)

>pela ideia que tenho, o php3 pode ser mais lento no primeiro acesso, mas uma
>vez na cache do browser torna-se mais rapido.. pois um cgi nao fica em
>cache...... se nao estou em erro e' assim....

Um CGI nunca fica em cache. O que poderá ficar em cache é a
resposta do CGI. No caso do php, o que acontece é que o script é
interpretado no servidor, e só depois nos é enviada uma resposta. Por
isso 'parece' lento ao inicio.

>mas de qualquer maneira corrijam-me pois tambem estou curioso em saber como
>e'....

Epa, desculpa ser eu próprio a corrigir...:-/

>Ze

@131, Nbk

Luis Figueiredo

Aug 30, 1999, 3:00:00 AM8/30/99
Olá,

Talvés não venha simplificar muito a questão, mas estão a falar de duas
linguagens que são interpretadas, mas pelo menos tenho conhecimento de
alguns programas que aceleram o processamento dos scripts em perl (mod_perl,
velocigen) e não sei se haverá o mesmo para php.
Já agora, o php4 está muito melhor que o 3? ou pelo menos o suficiente para
dar o salto de outras linguagens? Opiniões é que o é preciso. :-)

Luis Figueiredo

-----------

Nbk

Sep 1, 1999, 3:00:00 AM9/1/99
On 30 Aug 1999 18:59:27 +0100, "Luis Figueiredo" <pan...@hfeles.pt>
escreveu em 15 linhas:

> [...]
>alguns programas que aceleram o processamento dos scripts em perl (mod_perl,
>velocigen) e não sei se haverá o mesmo para php.

Sim, existe. mod_php.

>Já agora, o php4 está muito melhor que o 3? ou pelo menos o suficiente para
>dar o salto de outras linguagens? Opiniões é que o é preciso. :-)

Se for em termos de programação exclusivamente para páginas,
acho que php têm os seus atributos. Em relação à versão 4, não faço
ideia, pois ainda não a utilizo. Mesmo assim, PHP é simples, logo é
sempre possivel dar um salto durante um fim de semana sem nada para
fazer e experimentar php...

Já agora, na criação de sites com conteúdos dinâmicos, existe
mais alguma coisa que ASP, PHP e PERL ?

@084, Nbk

Mario Valente

Sep 1, 1999, 3:00:00 AM9/1/99

On 8/27/99, 9:17:18 PM, "Ze" <mop4...@mail.telepac.pt> wrote regarding
Re: Perl versus PhP:

> [...]
com
> bases de dados.. se bem que tambem seja possivel fazer scripts.......

Tanto o perl como o PHP sao scripted languages (scripts portanto).
Da mm
maneira tanto o perl como o PHP teem modulos para interligacao com
bases
de dados.
A diferenca esta' nos objectivos especificos de cada linguagem: o
perl
para tratamento de texto, o PHP para integracao/scripting com HTML.
Isso
significa que cada linguagem e' mais indicada dependendo do problema
resolver.

> [...]
> vez na cache do browser torna-se mais rapido.. pois um cgi nao fica em
> cache...... se nao estou em erro e' assim....

Mais ou menos. Mas ao perl tambem se aplica o mesmo raciocinio. Os
CGIs
nao ficam em cache, pelo que tanto o perl como o php implicam um
acesso
mais lento na sua execucao (e carga de performance no servidor). Isso
pode
ser resolvido usando os modulos para o Apache (mod_perl e mod_php).
Nos
servidores em que isso nao pode ser feito (ex: IIS) sugere-se o uso
de
Persistent CGI (PCGI).

Nao posso deixar de sugerir como alternativa ao perl e ao php o
Python
( http://www.python.org )

Cumprimentos.

-- Mario Valente

Mario Valente

Sep 1, 1999, 3:00:00 AM9/1/99

On 8/28/99, 2:12:09 AM, n...@cyberdude.com (Nbk) wrote regarding Re:
Perl versus PhP:

> Um CGI nunca fica em cache.

Persistent CGI (PCGI). Procura em http://www.google.com/

Cumprimentos.

-- Mario Valente

Mario Valente

Sep 1, 1999, 3:00:00 AM9/1/99

On 8/30/99, 5:59:27 PM, "Luis Figueiredo" <pan...@hfeles.pt> wrote

> [...]

(mod_perl,
> velocigen) e não sei se haverá o mesmo para php.

mod_php

> Já agora, o php4 está muito melhor que o 3? ou pelo menos o suficiente
para
> dar o salto de outras linguagens? Opiniões é que o é preciso. :-)

Sugiro Python ( http://www.python.org/ )

Cumprimentos.

-- Mario Valente

Mario Valente

Sep 1, 1999, 3:00:00 AM9/1/99

On 9/1/99, 2:07:46 AM, n...@cyberdude.com (Nbk) wrote regarding Re:
Perl versus PhP:

> Já agora, na criação de sites com conteúdos dinâmicos, existe
> mais alguma coisa que ASP, PHP e PERL ?

Embedded Perl, Python, Tcl, Java (server side), Javascript (server
side),
Jscript, Coldfusion, DTML, etc, etc

Sugiro o Python.

Cumprimentos.

-- Mario Valente

Mario Valente

Sep 1, 1999, 3:00:00 AM9/1/99

On 8/27/99, 7:03:22 PM, n...@cyberdude.com (Nbk) wrote regarding Perl
versus PhP:

> Boas.

> Qual é a diferença em termos de perfomance entre estas duas
> linguagens de script ( Perl e PhP )?

Nenhuma. Principalmente se usares como modulos no Apache.

> Ou seja, qual é a mais aconselhada para sites com um número
> significativo de hits por dia?

Humm. Qual o problema a resolver ? Depende do que e' que o numero
de hits vao implicar (listar os numeros de 1 a 10? aceder a uma base
de dados para fazer um SELECT ? Aceder a uma base de dados para fazer
um outer join com 10 tabelas envolvidas ? Fazer o raytrace de um
modelo
de Lisboa em 3D :-) ? )

Tudo o que fazes com PHP fazes com Perl e vice-versa. Tens e'
modelos
diferentes para problemas diferentes, assim como legibilidade
diferentes.

Convem lembrar: PERL= Practical Extraction and Report Language. E'
portanto
mais indicada para processamento de linhas de texto, pattern
matching, etc.
PHP stands for Practical HTML/Hypertext PreProcessor (existem varias
definicoes)
pelo que esta' mais dirigido para a integracao com o HTML
(nomeadamente atraves
dos varios interfaces de acesso a variadas bases de dados)

Cumprimentos.

-- Mario Valente