Viva!
Embora ainda não tenhamos recuperado a possibilidade de mexer na hierarquia (i.e. criar e/ou remover grupos), em parte isso deve-se ao facto de entendermos que os registos do domínio e da chave PGP devem ser feitos já por uma associação gestora, a criar com a participação de entidades diversas e também de particulares que pretendam fazer parte desse projecto. Já temos feito contactos bastante proveitosos, mas a lista de contactos que ainda queremos fazer é grande, pelo que, infelizmente, ainda vai demorar mais algum tempo.
Estando ainda a decorrer esse processo de contactos, não convém, para já, publicar aqui nada de concreto, na medida em que isso poderia prejudicar contactos futuros. No entanto, se alguém quiser informações mais detalhadas sobre este assunto pode fazê-lo por email ou, se preferirem, podemos marcar novo encontro de utilizadores da hierarquia. Nesse caso, deixem sugestões sobre local e data.
Independentemente desse processo de contactos, gostaríamos já de deixar à consideração algumas questões sobre as quais teremos que tomar decisões no futuro.
A primeira questão são as regras da hierarquia, que como bem sabem são demasiado restritivas no que respeita à criação de novos grupos, se não mesmo irrealistas face aos actuais níveis de participação. Um dos assuntos em que temos vindo a trabalhar é a criação de um servidor de news apenas com a hierarquia pt.*, onde novos grupos possam ser criados de forma relativamente livre e onde ficariam numa espécie de quarentena até se aferir da viabilidade desses novos grupos serem adicionados à lista "oficial" da hierarquia e serem lançados na usenet. Independentemente de isso ser conseguido ou não, há que rever as regras de criação de grupos, pelo que gostariamos de ter mais opiniões sobre este assunto.
A segunda questão é a estrutura da hierarquia. Naturalmente que qualquer alteração terá que seguir as regras que se definirem, mas interessa-nos ter opiniões sobre que grupos poderiam ser criados, que grupos já não fazem sentido, se será mais importante ter poucos grupos gerais e muitos grupos mais específicos, ou ao contrário. Se quiserem ter uma ideia sobre uma outra hierarquia regional que funciona de forma muito distinta da nossa, vejam a hr.* (
http://usenet.trigofacile.com/hierarchies/index.py?see=HR), da Croácia, que é cerca de metade de Portugal em território e população mas que tem a hierarquia gerida por uma entidade pública (CARnet - Croatian Academic and Research Network), com servidor de news próprio (
news.carnet.hr) e com mais de 300 grupos. Desde que se proceda à emissão regular de mensagens de controlo para manter a hierarquia actualizada nos servidores, não há mal nenhum em ter muitos grupos, desde que isso a torne mais útil para quem dela se serve.
Finalmente, a questão da associação. É nosso interesse que dela participe o maior número de entidades possível, mas também pessoas individuais que queiram ser associados. A finalidade primeira da associação será manter o registo do domínio, o registo e segurança da chave PGP, criação e manutenção de um interface de administração da hierarquia (e.g. via HTTPS), gestão e coordenação dos meios técnicos postos ao serviço da hierarquia, divulgação das Net News em geral e da hierarquia pt.* em particular. Interessa-nos saber quem teria interesse em fazer parte da associação logo de início, sem prejuízo de qualquer pessoa ou entidade se poder associar mais tarde.
Agradecemos desde já todas as contribuições.
Cumprimentos!