Régio Castelo-Forte da Ilha do Príncipe João • [Woestein] Carta-patente principesca de 11 de setembro de 2025

0 views
Skip to first unread message

Províncias Unidas de Maurícia

unread,
Sep 11, 2025, 10:33:08 PM (11 days ago) Sep 11
to provinci...@googlegroups.com
Régio Castelo-Forte da Ilha do Príncipe João • [Woestein] Carta-patente principesca de 11 de setembro de 2025

Reichsfeste der Fürst-Johannesinsel | Rijksveste des Eylants Prince Johannes
Nós, Lucas Fridericus Wilhelmus Maria, pela graça de Deus, Príncipe de Woestein, Grão-Duque de Lorenburg, Margrave de Westmark e de Noordmark, Landgrave do Hochsintfrans e do Niedersintfrans, Marquês de Vetrolin, Duque de Vigo, Conde de Ourense, Conde de Oubiña, Barão de Pontevedra, &c., &c., &c., e pela aclamação do povo eleito sempre augusto Stadhouder e Capitão-General das Províncias Unidas, e pela graça de Deus, Cardeal da Santa Igreja Romana,

em nome da Santíssima Trindade, e para a maior glória de Deus:

Comunicamos que tal é o nosso prazer, amparado pelo direito consuetudinário e pelos ditames dos usos da lei mental neste Principado, bem como pela carta constitucional desta província, a todos a quem a presente chegar, as seguintes disposições:

Conforme as disposições dos Cartas principescas de 10 de agosto de 1675, da lavra do Príncipe Carlos Gustavo Frederico Maria, haverão duas ordens de cavalaria sob os auspícios do Príncipe de Woestein como Grão-Mestre. São estas a Venerável Ordem da Cruz de São Francisco; e, a Principesca Ordem do Carcará Coroado.

A Venerável Ordem da Cruz de São Francisco é formada por uma congregação de cavaleiros armados pelo Príncipe com o objetivo de combater até as últimas trincheiras nas causas patrocinadas pela União Maurense, sendo dividida nos seguintes graus crescentes, recebidos como mostra de nosso apreço: o de Cavaleiro; e, crescentemente, o de Cavaleiro Comendador. A Principesca Ordem do Carcará Coroado, cujo objetivo é galardoar aqueles que bem serviram a Casa Principesca de Woestein ou dela conservaram a sua amizade, será dividida, também, nos mesmos graus.

São privilégios dos Cavaleiros da Ordem da Cruz de São Francisco os de ostentar, em caráter de juro, o título de Barão deste Principado. Os Cavaleiros Comendadores ostentarão, por sua vez, o título de Barão transmissível a toda a sua descendência por via masculina e, excepcionalmente, por linha feminina quando não houver descendente varão para transmitir o nome de família. Herdarão, Os Cavaleiros da Ordem do Carcará Coroado, por sua vez, ostentarão, em caráter de juro, de Conde deste Principado. Os Cavaleiros Comendadores transmitem, à maneira da Ordem menos sênior, o título para todo o descendente por linha de varonia, exceto quando não houver descendente varão a transmitir o nome de família.

Para além destes títulos, podemos unir dignidades titulares nos graus respectivos de Barão, Burgrave, Landgrave e Margrave em feudos deste Principado, observada a inocorrência de dignidade federal. Caso um título seja unido a uma dignidade federal, poderá requerer o seu titular a substituição do feudo de seu apanágio. Aos descendentes em linha de varonia interrupta da Casa de Woestein e que figurem como Jonkheeren de Woestein (Junker von und zu Woestein) nos róis, poderá o Príncipe, também, ofertar a dignidade de Infante de Woestein (Prinz von und zu Woestein). Os registros desses títulos que emitiremos em Cartas-patente deverão ser lançados no Woesteiner Edelsbuch.

Os Infantes de Woestein filhos de Príncipes soberanos serão Cavaleiros natos da Ordem da Cruz de São Francisco. Entretanto, não gozarão dos títulos de Conde do Principado em virtude disso; receberão, de outro modo, dignidades titulares do Principado unidas a apanágios.

Estas são as disposições permanentes, que vigerão com força de estatuto.

Comporão o primeiro capítulo da Ordem da Cruz de São Francisco, como cavaleiros: o Infante Lucas Wilhelmus Victor de Woestein, Infante Principesco de Woestein, Duque de Majerkreek (Lucas Wilhelmus Victor Kroprinz von und zu Woestein, Herzog zu Majerkreek); o Infante Lucas Fridericus Wilhelmus de Woestein, Duque de Frag (Lucas Fridericus Wilhelmus Prinz von und zu Woestein, Herzog von Frag); o Infante Thomas Philippus Lucas Fridericus a Sanctus Brunus de Woestein. Marquês-Prior de Ávila (Thomas Philippus Lucas Fridericus a Sanctus Brunus Prinz von und zu Woestein, Markgraf, Propst und Herr zu Avila); o Infante Bruno Vital de Woestein, Marquês de Serinhaém (Bruno Vital Prinz von und zu Woestein, Markgraf zu Serinhaém); o Conde de Khabbaz em Belas (Abraham Georgius Graf von Khabbaz auf Belas), que sobre si terá erigido o título de Conde de Moorthamer (Graf zu Moorthamer); e, como cavaleiro comendador: o Duque de Albuquerque e de Orange (Lucas Marcus d'Aviano Thomas Herzog von Albuquerque und Orange, que sobre si, e por descendência de sua varonia, terá erigido o título de Conde de Cotegype (Graf zu Cotegype), para perpétuo benefício.

Comporão o primeiro capítulo da Ordem da Carcará Coroado, como cavaleiros: o Barão de Inoby (Alysson Freiherr zu Inoby), que sobre si terá erigida a dignidade de Barão van Hendricx (Freiherr van Hendricx); o Visconde de Selas (Joseph Marcus Augustinus Franciscus Burggraf van Selas), que sobre si terá erigida a dignidade de Barão de Selas de Koin (Freiherr van Selas zu Koin); o Visconde de Khabbaz de Chalegre (Andreas Georgius Burggraf von Khabbaz de Chalegre), que sobre si terá erigida a dignidade de Barão de Coudenhouve (Freiherr von Coudenhouve); e, como cavaleiro comendador: o Visconde de Goyana (Burggraf von Goyana), que sobre si, e por descendência de sua varonia, terá erigido o título de Barão de Wittengold (Freiherr von Wittengold); e o Margrave de Marckheijd (Georgius Joseph Markgraf von Marckheid), qie terá sobre si, e por sua descendência, erigido o título de Barão de Bootwald (Freiherr von Bootwald).

Sobre toda a organização da nobreza woesteiner estarão sempre dois oficiais: o Presidente da Junta de Woestein, a quem confiamos o Governo em nosso nome, enquanto figura semelhante a um Governador-Geral de Província; e o Castelão da Ilha da Assunção. O Castelão da Ilha da Assunção é aquele que conhece todas as confidências do Príncipe, exercendo funções de mestre de segredos, administrador das garçonnières, chefe dos menus plaisirs, e homem de absoluta confiança e predileção, desde o exercício do Conde de Carneiro Leão. Também deverá auxiliar na degustação final dos pratos a servir nos menus semestrais do Príncipe; sugerir explorações e aventuras para autoconhecimento; apresentar álbuns musicais; e escolher o seu cardápio varietal de cannabis sativa para uso recreativo da Corte em território woesteiner e nos demais lugares onde quer que o Príncipe se encontre. Suas funções serão exercidas prestando conta apenas ao Príncipe. Sua responsabilidade começa no momento em que o Príncipe se retira do território woesteiner, podendo exercê-la, todavia, e a convite do Príncipe, no próprio Castelo-Forte da Ilha da Assunção, caso para lá a Principesca pessoa se retire.

É nosso prazer que, para o presente exercício do resgate desta posição histórica, vacante desde o fim do reinado de nossa mãe, seja nomeado o Conde de Moorthamer, com exercício no quanto durar o nosso prazer. Ao Conde de Moorthamer, no exercício da função, será dado o poder de convocar, porquanto Adiantado da Coroa, a qualquer outro cidadão, que pela Coroa woesteiner será devidamente remunerado em paridade com o serviço diplomático privado do Príncipe.

Nossa prova coletiva de apreço a todos tem uma razão óbvia: comemoramos a nossa trigésima quarta volta ao sol.

Cumpra-se.
Dado e passado aos onze dias do duomilésimo décimo quinto ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, na festa do dia do nosso nome enquanto Oitavo dele, às margens do Sintfrans na Ilha Feuer.

FÜRST VON UND ZU WOESTEIN,
Großherzog von Lorenburg,
Markgraf der Westmark und Noordmark,
Landgraf von der Hochfsintrans und Niedersintfrans
&c. &c. &c.

Estatísticas: Enviado por Lucas de Woestein — 11/Set/2025, 23:28



Lucas de Woestein
2025-09-12T02:28:02.000Z | https://mauricia.net/agora/viewtopic.php?p=10503#p10503
{}
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages