Geral • Re: MANIFESTO SELASIANO

0 views
Skip to first unread message

Províncias Unidas de Maurícia

unread,
Sep 1, 2025, 3:04:54 PMSep 1
to provinci...@googlegroups.com
Geral • Re: MANIFESTO SELASIANO
Discordo de ubs 99,9%. Talvez a única coisa que concorde seja que precisamos cuidar melhor dos novatos.

1- Apesar de exercer o "poder final" em alguns assuntos, não tenho visto o Stadhouder utilizar isso nos últimos tempos. O que tenho visto é sim uma maior autonomia dos poderes, cabendo à coroa apenas a moderação do Estado (como esperado do Poder Moderador). E talvez se algumas coisas não tenham caminhado bem, coloco a culpa justamente nos lideres desses outros poderes.

2- A "gerontocracia" é um reflexo do sistema feudal de voto por terras, mas não uma regra. Maurícia foi inovadora e extremamente bem sucedida nesse sistema. Através dele temos uma economia ativa (coisa que não se vê em nenhuma outra micro) e uma ideia de que se vc trabalha muito em Maurícia vc ganha muitos florins e pode comprar muitas terras, tendo consequentemente mais peso (voto) em suas opiniões.

Concordo que, um cidadão novo sem nenhuma terra (ou vidame de 1) não tem chance nenhuma no parlamento contra alguém com 10 anos de maurense e provavelmente nunca terá. Porém, podemos tentar remediar isso. Um imposto de terras por exemplo ajudaria a resolver: caso o "vovozão maurense" acumulasse muitas terras, ele teria uma despesa muito grande em imposto e teria duas opções: ou trabalharia ainda mais pra gerar mais florins ou teria que se desfazer de suas terras. Isso geraria um balanceamento natural de quantidade de terras. Pessoas muito produtivas teriam mais oportunidade de comprar e acumular terras ao passo de que se parassem de produzir, veriam seu acúmulo se deteriorar.
Tenho certeza que os gigantes burgueses destas terras, os Duques Frag e Albuquerque, não se oporiam a esta ideia... Né? 😅😅😅.

Estatísticas: Enviado por Van Witgoud — 01/Set/2025, 14:42



Van Witgoud
2025-09-01T17:42:43.000Z | https://mauricia.net/agora/viewtopic.php?p=10440#p10440
{}

Províncias Unidas de Maurícia

unread,
Sep 1, 2025, 9:04:56 PMSep 1
to provinci...@googlegroups.com
Geral • Re: MANIFESTO SELASIANO
Agradeço o retorno, meu nobre.

O manifesto quer de fato, levar a uma provocação sobre melhorias em Maurícia.
Me alegraria mais comentários nesse POST.

Sob suas ponderações, irei pensá-las

Mas te adianto que o disposto sobre a gerontocracia foi pouco entendido, temos uma própria.

Eu entendo a disposição em incentivar o sistema de terras, mas como Vossa Senhoria falou, isso dá mais poder aos mais antigos, benéfico? Nem tanto

Há seus prós e contras, o que percebemos é que Maurícia precisa de uma ampla reforma, e devemos repensar nisso.

Nós! Junto com o Stadhouder!

Ademais, Juro perante este fórum, a minha lealdade perpétua ao Stadhouder das Províncias Unidas de Maurícia, servindo-o sob condição de elevar Maurícia ao seu patamar glorioso, o farol do micromundo.

Estatísticas: Enviado por Marck Selas — 01/Set/2025, 21:07



Marck Selas
2025-09-02T00:07:34.000Z | https://mauricia.net/agora/viewtopic.php?p=10441#p10441
{}

Províncias Unidas de Maurícia

unread,
Sep 1, 2025, 11:04:53 PMSep 1
to provinci...@googlegroups.com
Geral • Re: MANIFESTO SELASIANO
Visconde Selas, devo lhe dizer que o Stadhouder não é um monarca intervencionista — do contrário, é uma raridade vê-lo na Ágora — não é como 7 anos atrás quando o Stad respondia até mesmo os pedidos de cidadania, mas eram outros tempos. O problema de Maurícia é o excesso de burocracia e muita estagnação que se dá por conta destes termos protocolares: juramento pra assumir cargo X ou Y, juramento de lealdade, juramento pra fazer juramento, burocracia para comprar terras, burocracia para contratar funcionários, burocracia para abrir jornais (que são a espinha dorsal da atividade micronacional!) e principalmente a burocracia
I N T E R M I N Á V E L
para legislar e abrir sessões.

A Marcha Patriótica Sobre Mauritsstad foi um ato pacífico dentro dos parâmetros das leis afim de evocar a presença do Estado e do Governo para o trabalho, foi um lembrete de que aqui ainda existe população, e em principal, civilização, e eu não aceitarei parâmetros que tornem a Marcha menos do que ela foi, e nem muito menos coisas das quais ela definitivamente não foi — nem jamais será.

Eu ainda sou um dos poucos que querem mudar este país dentro dos conformes, mas não vejo uma necessidade da radicalidade que li no teu manifesto e nem compactuo com alguns dos pontos formulados... Dizer que o Stadhouder governa para alguns poucos abastardos é um ultraje, você deveria pegar um ano inteiro de cadeia, não por ter dito isso, mas por realmente pensar assim, mesmo sabendo que, no fundo, não é desta forma. Outra coisa, Selas, é dizer que Maurícia é um "Estado de Veteranos" sendo que um dos últimos Chanceleres daqui foi um novato que foi amplamente apoiado por novos e velhos, e que no final das contas sumiu em meio a promessas e uma fulga covarde. Ele deu o exemplo da juventude, o nosso atual Chanceler por exemplo deu o exemplo de um estadista de verdade, uma vez que a competência independe de experiência ou de inexperiência: ela depende de coragem, disciplina e dignidade, coisa que está em falta no micronacionalismo... Claro que a experiência pesa MUITO nesses cargos maiores e aí entra a meritocracia, que é justamente a régua que define o bom e o ruim, separando o belo do feio (como o caso de um Chanceler novato aí que não mereceu o cargo).

Ainda tenho esperanças na sua pessoa, mas é uma esperança que é escassa, finita, com níveis toleráveis... Não me desaponte, não desaponte Maurícia.

Cordialmente.

Estatísticas: Enviado por André Georgios Khabbaz — 01/Set/2025, 23:00



André Georgios Khabbaz
2025-09-02T02:00:22.000Z | https://mauricia.net/agora/viewtopic.php?p=10442#p10442
{}

Províncias Unidas de Maurícia

unread,
Sep 2, 2025, 11:05:01 AMSep 2
to provinci...@googlegroups.com
Geral • Re: MANIFESTO SELASIANO
Caro André,

Inicialmente digo que podes contar comigo no que for necessário para cessar a estagnação em Maurícia.

Devo dizer que concordo completamente com Vossa Senhoria e que na leitura do que escrevi teve pontos que o senhor não se ateve.

Por exemplo, não disse que o Stadhouder era um Senhor intervencionista, apenas relatei que o ideal da nação Maurense é ter uma "participação zero" do nosso soberano. Eu não disse que isso não acontece, muito pelo contrário, saliento que isso já acontece, mas que mesmo com 100% da eficiência dos poderes ainda há brechas para que o Stadhouder interfira na administração maurense.
Não estou criticando a pessoa do Stadhouder, pelo qual tenho respeito e admiração. Mas o último decreto mostrou que a influência externa adentrou os átrios Maurenses devido a uma opinião política do mesmo, que causa divisão e guerras no cenário a Falida Politicagem brasileira.
A liberdade de manifestação que exerço nunca foi motivo de prisão, caro Visconde, mas de manutenção da política e democracia que prezamos.


Em outro ponto, reconheço no manifesto a participação do Anti-Chanceler, que nós abandonou, uma verdadeira traição ao povo maurense no cargo que o foi confiado. No entanto, ali ele estava devido a influência de terceiros, que não votaram por qualidade do indicado à chancelaria, mas por ter amizade com Anti-Chanceler, o que precisa ser repensado e Bertochado da democracia Maurense: uma política baseada na amizade.

O que levou ao fracasso da oportunidade neófita em cargos políticos Maurenses não foi a falta de experiência do neófito, foi a falta de posicionamento e pensamento crítico sobre os indicados. Compare os feitos do então Anti-Chanceler e os seus mesmos, até mesmo os meus. Se colocar em uma balança justa a preferência técnica não seria daquele que fora eleito.

Sobre neófitos não é apenas colocar alguém recém chegado para ocupar algum cargo, mas sim, desenvolvê-lo, escutar suas propostas e assim escolhê-lo ou não. Mas repito, o que foi feito não foi uma análise técnica sobre o Anti-Chanceler, mas sim, uma base fraterna entre aqueles que fingiam estar pondo um fim a gerontocracia, quando, na verdade, fizeram até o plano de governo para aquele que escolheram.

Então, meu caro Chalegre, eu concordo com você!

O manifesto não está dizendo que tais coisas são ausentes ou presentes, é uma análise de todo o desenvolvimento maurense até aqui, provocações para acharmos alguma saída para essa estagnação e essa defasagem de neófitos.

Estatísticas: Enviado por Marck Selas — 02/Set/2025, 10:56



Marck Selas
2025-09-02T13:56:46.000Z | https://mauricia.net/agora/viewtopic.php?p=10444#p10444
{}

Províncias Unidas de Maurícia

unread,
Sep 3, 2025, 5:05:04 PMSep 3
to provinci...@googlegroups.com
Geral • Re: MANIFESTO SELASIANO
Sobre a "participação zero" do Stadhouder como lei: mais uma vez preciso discordar.

Pra ter um Stadhouder com poder nulo é melhor fechar tudo e abrir uma república presidencialista (o que costuma falhar no micronacionalismo e podemos até em outro momento debater sobre isso). Mas esse assunto deve ficar apenas no campo teórico do debate, pois lembro que: "Art. XXI. – É vedada a pertença ou associação a associações que atentem contra a dignidade maurense ou contra a sua forma de governo.", e ainda que não se crie associação com o fito de mudança de forma de governo e alguém queira convencer os cidadãos de forma individual, ainda sim temos: "Art. XCVIII – São cláusulas pétreas da constituição:
I – A forma de governo e as disposições da Stadhouderschap, salvo se alteração for aprovada por unanimidade entre os Senadores e sanção do próprio Stadhouder;". O que seria uma missão quase que impossível.

Portanto, entrar nessa discussão e pleitear um Stadhouder com poder zero é contraproducente e ainda corre o perigo de ter problemas com a tão séria, lúcida, justa e de acessível linguagem e processo, Justiça Maurense.

Há sim a necessidade de termos em lei um Stadhouder que possa socorrer a sociedade quando for necessário, e isso o temos. Há também a necessidade de, quando os tempos permitirem, o Stadhouder se recolha a poucas funções protocolares e deixe as decisões para o corpo civil, e pelo o que vejo nos últimos tempos também isso o temos. Até a prerrogativa exclusiva do MNE fiquei sabendo que o ministro da pasta tem tido plena autonomia (outro pleito meu de 10 anos atrás que fico extremamente feliz de ver que houveram mudanças).

Deste modo, não há o que se questionar atualmente. Sinceramente não vejo interferências e muito menos excessos da coroa.

Agora, se me permite, eu não gosto muito dessa adoração, desse culto à personalidade. Vejo isso em alguns itens da Iluminada e vejo também em alguns cidadãos daqui. Aliás, ja ouvi boatos que o saco do Augustíssimo vive molhado pela saliva de um certo Visconde que também comenta aqui nesse tópico....

Estatísticas: Enviado por Van Witgoud — 03/Set/2025, 16:56



Van Witgoud
2025-09-03T19:56:56.000Z | https://mauricia.net/agora/viewtopic.php?p=10466#p10466
{}

Províncias Unidas de Maurícia

unread,
Sep 3, 2025, 7:04:54 PMSep 3
to provinci...@googlegroups.com
Geral • Re: MANIFESTO SELASIANO
Só falta me acusarem de tentativa de golpe.

Estatísticas: Enviado por Marck Selas — 03/Set/2025, 17:09



Marck Selas
2025-09-03T20:09:53.000Z | https://mauricia.net/agora/viewtopic.php?p=10467#p10467
{}

Províncias Unidas de Maurícia

unread,
Sep 3, 2025, 7:04:55 PMSep 3
to provinci...@googlegroups.com
Witgoud, agora que me veio a dúvida aqui... Por que não te vejo trabalhar por Maurícia? Ouvi falar que o priquitão de Bárbara também tá bem molhado através da língua de um certo Visconde que verdadeiramente ama esta pátria, ao contrário de um certo outro Visconde que, aparecendo de vez em nunca para falar frivolidades, prefere ser monarca-solo de felinos...

Estatísticas: Enviado por André Georgios Khabbaz — 03/Set/2025, 17:31



André Georgios Khabbaz
2025-09-03T20:31:10.000Z | https://mauricia.net/agora/viewtopic.php?p=10468#p10468
{}

Províncias Unidas de Maurícia

unread,
Sep 3, 2025, 7:04:56 PMSep 3
to provinci...@googlegroups.com
Geral • Re: MANIFESTO SELASIANO
Sua vida conjugal não diz respeito à mim, assim como meus gatos não lhe dizem respeito. Portanto só falo do que acontece nesse fórum, e por aqui tem Visconde que não consegue falar direito se não as bolas do Stad lhe caem da boca.

Estatísticas: Enviado por Van Witgoud — 03/Set/2025, 17:52



Van Witgoud
2025-09-03T20:52:03.000Z | https://mauricia.net/agora/viewtopic.php?p=10469#p10469
{}

Províncias Unidas de Maurícia

unread,
Sep 3, 2025, 7:04:56 PMSep 3
to provinci...@googlegroups.com
Geral • Re: MANIFESTO SELASIANO
Sua vida conjugal não diz respeito à mim, assim como meus gatos não lhe dizem respeito. Portanto só falo do que acontece nesse fórum, e por aqui tem Visconde que não consegue falar direito se não as bolas do Stad lhe caem da boca.
Pelo que sei, Bárbara é a mátria de Maurícia (se você estivesse no Nulpoint na época em que escolhemos este nome à ela, não estaria tendo essa confusão entre vida pessoal e o nome da personificação da pátria maurense) no mais, levantaste questões que nem mesmo eram necessárias de se debater, apesar de ser essa a sua visão deturpada e nada posso fazer. Mas, se dizes algo contra mim, ao meu respeito ou à minha pessoa, direta ou indiretamente, vai tomar, simples assim.

Cordialmente porque ainda acredito que possa haver cordialidade aqui, e ainda acredito na ausência de adversidades entre as nossas pessoas.

Sem mais.

Estatísticas: Enviado por André Georgios Khabbaz — 03/Set/2025, 17:57



André Georgios Khabbaz
2025-09-03T20:57:08.000Z | https://mauricia.net/agora/viewtopic.php?p=10470#p10470
{}

Províncias Unidas de Maurícia

unread,
Sep 4, 2025, 11:10:35 AMSep 4
to provinci...@googlegroups.com
Geral • Re: MANIFESTO SELASIANO
Por que estão vilipendiando a imaculada imagem da Mãe Maurícia?
Como conceber alguém salivando na vagina da efígie da república maurense?
Que coisa deplorável.

Estatísticas: Enviado por Lucas van der Ley — 04/Set/2025, 11:26



Lucas van der Ley
2025-09-04T14:26:53.000Z | https://mauricia.net/agora/viewtopic.php?p=10476#p10476
{}

Províncias Unidas de Maurícia

unread,
Sep 4, 2025, 1:04:59 PMSep 4
to provinci...@googlegroups.com
Geral • Re: MANIFESTO SELASIANO
Por que estão vilipendiando a imaculada imagem da Mãe Maurícia?
Como conceber alguém salivando na vagina da efígie da república maurense?
Que coisa deplorável.
Ninguém fala sobre o salivamento das bolas do Stodhoulder (apenas quando lhe convém fazê-lo). Disseram que eu mamo as bolas do Stad, respondi que só mamo a pátria, é metafórico, mas o Duque QUIS me ver assim... Isso sim é deplorável.

Estatísticas: Enviado por André Georgios Khabbaz — 04/Set/2025, 13:06



André Georgios Khabbaz
2025-09-04T16:06:24.000Z | https://mauricia.net/agora/viewtopic.php?p=10480#p10480
{}
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages