Geral • A Vida: Impermanência, insatisfação, sofrimento

0 views
Skip to first unread message

Províncias Unidas de Maurícia

unread,
Nov 5, 2025, 4:26:38 PM (2 days ago) Nov 5
to provinci...@googlegroups.com
Geral • A Vida: Impermanência, insatisfação, sofrimento
A VIDA:
Impermanência, Insatisfação, Sofrimento

A vida é impermanência. Desde que nascemos estamos constantemente experienciando mudanças. Ciclos de criação e destruição, nascimento e morte, início e fim. Tanto dentro de nós mesmos, bem como ao nosso redor.

Como bebês nós sentimos fome, comemos e depois de um tempo saciados voltamos a sentir fome. Temos alegrias com brincadeiras mas quando a brincadeira cessa, finda também a alegria. Tão logo tornemos a brincar, a alegria retorna. Nossos pais aparecem e desaparecem de nossa visão o tempo todo. Conforme vamos avançando na idade e nos compromissos diários, outros ciclos vão aparecendo, sempre com as mesmas características de início, fim e recomeço. Como na escola onde um período letivo se inicia, termina ao fim do ano e reinicia novamente no próximo ano.

O mundo que nos cerca também muda e nos afeta. No verão em que os dias estão quentes nos fazem suar, cansar mais rápido, estamos moles e sem energia, ficamos buscando sombra, algum lugar com vento, água. Não queremos esse calor. Vão se passando os dias e as coisas vão esfriando, tudo parece começar a se acertar, mas aí vem o inverno. O frio nos deixa com a pele ressecada, inquietos, urinamos mais, queremos beber e comer coisas quentes, procuramos qualquer coisa que possa nos aquecer. Não, frio é ruim. Não o queremos. E novamente se passam dias, o frio vai diminuindo e logo retornamos ao verão. O ciclo girou.

Essa constante oscilação de experiências prazerosas e dolorosas nos gera insatisfação. Quando estamos passando por algo que julgamos ser ruim, nós sofremos por querer que aquilo pare, e quando passamos por algo que julgamos ser bom ficamos ansiosos para que aquilo não termine, e portanto também sofremos. Nesse mesmo exemplo, como em todo ciclo, o bom momento vai terminar, e novamente sofremos por isso. Assim diz o ditado: não há mal que nunca se acabe nem bem que sempre perdure. E sofremos nesses dois momentos.
A insatisfação, portanto, gera sofrimento, gera dor. Podemos, dessa forma, entender que se a vida é uma constante oscilação de prazer e sofrimento, e mesmo nos momentos de prazer estamos sofrendo, então um fato da vida é a dor.

A dor é um fato, comum a todos os seres, presente em toda a nossa vida.
Infelizmente pode parecer um pensamento bem pessimista. Ora, se a dor é um fato, então estamos todos condenados à essa prisão? Não. Apesar de ser um fato, nós podemos nos libertar. Primeiro criando condições para diminuir a frequência com que ela nos atinge e também amenizando o impacto que essa dor nos causa.
E para isso precisamos entender sua origem.

A origem do sofrimento será abordado em um outro encontro...

Estatísticas: Enviado por Van Witgoud — 05/Nov/2025, 18:20



Van Witgoud
2025-11-05T21:20:04.000Z | https://mauricia.net/agora/viewtopic.php?p=10741#p10741
{}
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages