Marcello, boa noite.
Primeiramente, sugiro que você use uma bíblia com versão não tão coloquial quanto a Nova linguagem de hoje. Depois te explico melhor sobre isso.
Na IES, nós procuramos orientar o uso da bíblia na versão Revista e Atualizada de João Ferreira de Almeida.
Em relação à sua dúvida:
Creio que você ache que esses eventos ocorreram de forma cronológica, mas não é esse o caso. Gênesis 1:27 a 30 faz um resumo da criação do mundo em 6 dias, onde foi incluída a criação do homem. Gênesis 2 conta a criação do homem e da mulher em detalhes.
Adão e Eva não tiveram somente Caim, Abel e Sete. Eles tiveram filhas na mesma época, embora a bíblia não diga claramente (até o nascimento de Sete. Em Genesis 5:4 já fala que ele teve filhas depois de 800 anos).
Dificilmente na bíblia você vai ler em alguma genealogia ou menção de contagem de população para guerras ou censos, o nome de mulheres, embora existissem. Os escritores sempre tiveram como referência, o varão.
Em relação ao comentário da Eusa, gostaria de contribuir com outra opinião:
1) Eu creio que a Terra já foi habitada antes de Adão. A Arqueologia prova isso, mas creio que esses não foram criados à imagem e semelhança de Deus, embora também tenham sido criados por Deus.
2) Deus criou um primeiro homem e uma primeira mulher à sua imagem e semelhança para se relacionar para sempre através de sua descendência. Estes, segundo a Biblia, são Adão e Eva. A prova disso está em Gênesis 5:1-2.
3) Da geração de Adão, nasceram filhos e filhas e Caim, certamente se casou com alguma de suas irmãs ou parentes próximas. Naquela época o incesto era normal. Pense: como Deus iria popular a Terra (Genesis 2:28) com pessoas à sua imagem e semelhança se não fosse desse modo ?
4) Não dá para fechar questão em relação a isso. Existem várias correntes teológicas, como no livro de Apocalipse. O importante é entendermos qual o objetivo de Deus nessa história. Devemos nos agarrar a isso.
Um abraço a todos.
Soluções de Informática | Patricia Diniz |
((21) 2283-2068 | |
((21) 8762-6676 | |
P Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e com a redução de custos
Meus queridos,
A dúvida do Marcelo é muito comum e bastante interessante !
A explicação da D. Eusa é válida e realmente expressa o pensamento de uma corrente teológica. Embora eu não veja nenhum grave problema teológico em pensar da forma como ela explicou (porque é uma possibilidade), eu, particularmente, prefiro uma outra interpretação que vou expor a seguir.
Ao ler a Bíblia é importante entender que nem sempre a narrativa acompanha uma ordem cronológica. Por exemplo, em Apocalipse (que estamos estudando) o sexto selo (cap 6) relata uma antevisão do sétimo flagelo (cap 16). Neste exemplo, se a Bíblia fosse em ordem cronológica os juizos de Deus acabariam no sexto selo e os capítulos 7 a 15 não teriam o menor sentido. Muitas vezes a Bíblia relata os fatos assim, ou seja, fora de ordem cronológica (como uma espécie de antevisão de um acontecimento futuro).
No caso de Gênesis, Deus começa relatando os 7 dias da criação e sinaliza que criou O HOMEM (singular) e A MULHER (singular) no sexto dia. Deus poderia ter dito que criou HOMENS (plural) e MULHERES (plural), mas não foi isso que disse. No Capítulo 2 a partir do versículo 4, Deus começa a relatar detalhes da criação do homem e da mulher (que aconteceram no sexto dia) sem se preocupar na ordem cronológica da narrativa. É como se Deus voltasse na narrativa para contar detalhes.
Em relação aos filhos de Adão e Eva, Deus relata somente a história de Caim e Abel. O fato deste relato ser no capítulo 4 não quer dizer que foi imediatamente depois da queda de Adão e Eva (nem poderia ser). Neste interim, Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas que a Bíblia não relata (cumpriram bem a ordem de crescer e multiplicar - Gn 1,28) (e não tinha televisão na época... rsrsrsr). Desta forma, embora eu respeite a opinião de outros teólogos, penso que a mulher de Caim era sua irmã (Gn 4,17).
Bem... Há coisas na Bíblia que não podemos afirmar categoricamente. Essa é uma delas ! São fatos que proporcionam mais de uma interpretação válida (dentro dos princípios bíblicos). Se a interpretação não quebra nenhum principio fundamental da Bíblia, ela é válida.
Concluo o meu comentário com Deuteronômio 29,29
"As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem"
Muitas coisas só saberemos quando chegarmos no céu. Tudo que precisamos saber foi revelado.
Deus nos abençoe !
SOLI DEO GLÓRIA !
Pr. Flávio
NÃO RECOMENDO A BÍBLIA NA VERSÃO "LINGUAGEM DE HOJE"
EMBORA O CONTEUDO SEJA O MESMO, A INTERPRETAÇÃO É MUITO POBRE E DÁ MARGEM PARA INTERPRETAÇÕES EQUIVOCADAS.
SUGIRO ARA (ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA... a que usamos na IES) ou a NVI