Caros,
Quero compartilhar um breve pensamento baseado em uma coisa que ocorreu esse fim de semana.
Precisei diagramar um material (urgente, claro) desenhado por outra pessoa (designer que domina o bom gosto, ativo nas discussões etc...), e aconteceu o de praxe: depois de longa busca no servidor, o projeto veio somente como indesign, sem links nem fontes; os estilos não estavam tão organizados e depois de quase uma hora organizando tudo, pude começar a trabalhar. Já perdi as contas das vezes que isso já me aconteceu, tenho certeza que isso já aconteceu com vocês e não tenho dúvidas que já aconteceu com a pessoa que desenhou o material.
Isso me deixa bem nervoso e triste. Como se não bastasse a relação precária com nossos empregadores ainda temos que lidar com a falta de empatia e compaixão entre nossos iguais, uma boa organização teria me poupado esforço físico e mental.
Não adianta discutir teoria, educação, forma, tirar fotinha legalzona no atypi se na hora de passar um projeto para o colega, passar de qualquer jeito sem nenhuma preocupação. Exporte um bom package, coloque uma referencia em pdf, um idml (nem todos estão com seus adobes atualizados), revise os links, as fontes, coloca .ai, .eps, tudo que puder para facilitar a vida.
Cada vez mais penso que a revolução tem que vir também e principalmente desse tipo de política. A boa gestão não pode começar num mero utilitarismo para o cliente, temos que lembrar sempre quando estamos lidando com outros designers como podemos fazer para não dificultar (mais do que já é naturalmente difícil) para os outros. A boa gestão tem que ser empoderadora para nós mesmos antes de tudo!
Claro que nem saberia por onde nem aonde começar a falar esse tipo de coisa. Fico pensando num manifesto de solidariedade entre os designers.
Grande abraço