Solidariedade entre os Designers

13 views
Skip to first unread message

Roman Iar

unread,
Oct 19, 2015, 10:12:43 AM10/19/15
to Projeto Comum
Caros,

Quero compartilhar um breve pensamento baseado em uma coisa que ocorreu esse fim de semana.

Precisei diagramar um material (urgente, claro) desenhado por outra pessoa (designer que domina o bom gosto, ativo nas discussões etc...), e aconteceu o de praxe: depois de longa busca no servidor, o projeto veio somente como indesign, sem links nem fontes; os estilos não estavam tão organizados e depois de quase uma hora organizando tudo, pude começar a trabalhar. Já perdi as contas das vezes que isso já me aconteceu, tenho certeza que isso já aconteceu com vocês e não tenho dúvidas que já aconteceu com a pessoa que desenhou o material.
Isso me deixa bem nervoso e triste. Como se não bastasse a relação precária com nossos empregadores ainda temos que lidar com a falta de empatia e compaixão entre nossos iguais, uma boa organização teria me poupado esforço físico e mental.
Não adianta discutir teoria, educação, forma, tirar fotinha legalzona no atypi se na hora de passar um projeto para o colega, passar de qualquer jeito sem nenhuma preocupação. Exporte um bom package, coloque uma referencia em pdf, um idml (nem todos estão com seus adobes atualizados), revise os links, as fontes, coloca .ai, .eps, tudo que puder para facilitar a vida.
Cada vez mais penso que a revolução tem que vir também e principalmente desse tipo de política. A boa gestão não pode começar num mero utilitarismo para o cliente, temos que lembrar sempre quando estamos lidando com outros designers como podemos fazer para não dificultar (mais do que já é naturalmente difícil) para os outros. A boa gestão tem que ser empoderadora para nós mesmos antes de tudo!
Claro que nem saberia por onde nem aonde começar a falar esse tipo de coisa. Fico pensando num manifesto de solidariedade entre os designers.

Grande abraço

Felipe Kaizer

unread,
Oct 19, 2015, 6:40:10 PM10/19/15
to Projeto Comum
Meus sentimentos… Sabemos todos como é receber uma bola quadrada.

Mas é o caso mesmo de pedir (ou melhor, implorar ou exigir, o que é pior) solidariedade?

Se quem é responsável (ativamente ou por negligência) pela desorganização não sofre as consequências, é quase impossível resolver o problema sistematicamente. Hoje o Fulano é solidário; amanhã o Sicrano relaxa e faz merda.

Acho que essa atitude seria menos comum se houvesse um entendimento mínimo do peso da redução de tarefas repetitivas (e da resolução constante dos mesmo problemas) em um ciclo produtivo. Ninguém acredita estar participando realmente de uma produção de escala; os designers gráficos (ao menos, no geral) continuam pensando ponto a ponto, caso a caso, e não se preocupam nem um pouco em trabalhar em soluções sistêmicas, que poupem o "esforço físico" de todos, até porque há o preconceito de que isso rouba o trabalho deles (de clicar, digitar e arrastar imagens). É uma questão de mentalidade; parece que a "revolução" industrial ainda não aconteceu, que dirá a digital.

Felipe Kaizer

Adriano Campos

unread,
Oct 19, 2015, 8:19:18 PM10/19/15
to Felipe Kaizer, Projeto Comum
Me senti um tanto atingido pela crítica do Roman (nem doeu) e preciso fazer a defesa do Adriano de alguns anos atrás e eventualmente do atual (eu melhorei, juro!) e do designer que te mandou o arquivo. =)

Eu sou bem desorganizado e meus arquivos geralmente refletiam/em isso. E pra responder a pergunta do por que não me organizava/o melhor a resposta é: por que é um trabalho mental desgraçado ser assim, é uma mudança de discurso que não pretendia topar à época. Infelizmente pra vocês, acho que tem gente que nunca conseguirá ser organizado, é da natureza da pessoa (ou do trabalho dela), sei lá. E não tenho dúvidas que pra alguns organização tira qualidade do trabalho. (sem juízo de valor, de se é certo ou errado, só tenho certeza que acontece)

Mas tenho mudado, mesmo sem acreditar nessa organização sacrossanta e em produtividade ou nisso tudo que o Kaizer falou.

Quanto aos designers que receberam meus arquivos no passado, meus pêsames, a vida é injusta. =P

Adriano Campos
+ 55 11 969 964 692

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Projeto Comum" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para projeto-comu...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages