Google Material Design

3 views
Skip to first unread message

Eduardo Camillo K. Ferreira

unread,
Aug 19, 2015, 10:28:15 AM8/19/15
to Projeto Comum
Caros, bom dia!

Sobre o que conversamos ontem, segue o link do Google Material Design:


Abs!

---
Eduardo Camillo

Roman Iar

unread,
Aug 19, 2015, 3:08:13 PM8/19/15
to Projeto Comum
Achei muito interessante. 
Gostei da parte do prêmio, mostra que mesmo com o conjunto de regras dá sempre pra tentar outras coisas. Acho esse um dos caminhos para diminuir a discussão formal no design.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Projeto Comum" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para projeto-comu...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
Roman Iar Atamanczuk
http://romaniar.com.br
con...@romaniar.com.br
skype - roman.iar

Eduardo Camillo K. Ferreira

unread,
Aug 19, 2015, 3:13:57 PM8/19/15
to Projeto Comum
Vale dar uma olhadinha nas guidelines depois, que é onde ele dá os princípios da coisa toda.

Eduardo Camillo K. Ferreira

unread,
Aug 19, 2015, 3:16:06 PM8/19/15
to Projeto Comum
Ah, passei o link errado, esse daqui dá maior dimensão ainda do que eles pretendem com isso:


O guia é para todo universo de interfaces do Google.

Adriano Campos

unread,
Aug 24, 2015, 9:25:31 AM8/24/15
to Projeto Comum
Terminei finalmente de ler o guideline todo e me assustei com o tanto de coisa que eles cobrem. A gente já chegou a discutir isso, mas esse tipo de coisa só é possível no digital mesmo. Designer gráfico do papel quer reinventar a roda toda vez. Inclusive acabei me deparando com o tal design pattern, que parece bem legal também, mas não entendi muito.

Mas como sempre tenho que reclamar! Fonte de ícones não dá mais, com o svg inline ai no mundo. Se a pessoa usa uma fonte específica no browser (como eu e pessoas de baixa visão), olha como renderiza os desenhos:

abraço

Inline image 1 

Adriano Campos
+ 55 11 969 964 692

Felipe Kaizer

unread,
Sep 4, 2015, 5:31:13 PM9/4/15
to Projeto Comum
Demorei tanto para ler o documento que deu tempo do Google trocar de marca…

Mas enfim, acho um belo empreendimento. No melhor do espírito industrial: uma série tão extensa e precisa de guidelines libera muito tempo de uma enormidade de gente para se dedicar a outras coisas. Frederick Winslow Taylor agradece.

Mas, se o Adriano pode reclamar, eu também quero! Como costuma acontecer com o Google, nunca sabemos se ele está falando de si ou do mundo digital como um todo. Em alguns momentos parece que o guideline é a solução derradeira para todos os problemas no ambiente virtual – o que obviamente não é verdade. Tudo bem: HfG Ulm também não estava para brincadeira; só dava para existir UM bom projetor de slides.

Mas essa atitude essencialista me assusta quando se estende indevidamente. A seção Style/Imagery, por exemplo, quase que dá dicas de como os artistas deveriam fazer capas de disco "que funcionem". Diante desse tipo de mensagem subliminar, não surpreende que nosso mundo (de imagens, de músicas, de gestos…) tenha se tornado tão homogêneo. Todos tem se pautado pelos mesmo critérios de sucesso. O aberrante ou destoante não tem uma segunda chance no scroll infinito. A tendência a convergir é hoje esmagadora. A nova marca do Google – boa ou má, surpreendente ou previsível, etc – é só mais um sintoma desse esmagamento. Num mundo globalizado parece que as diferenças são aplainadas, até se tornarem aceitáveis para o status quo. E o desvio, punido pela "fuga de likes" ou "fuga de cliques".

Abs, FK

Felipe Kaizer

felipekaizer.com
skype: felipekaizer
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages