Re: Convite para conversa/entrevista

11 views
Skip to first unread message

Bruno Zaitsu

unread,
Aug 24, 2015, 8:53:34 PM8/24/15
to Felipe Kaizer, Projeto Comum

Olá Kaizer, pessoal,

Desculpe-me a demora para responder a mensagem novamente. Vocês me pegaram num período conturbado hehehe.

Quanto a suas perguntas:

"Você acha que, por exemplo, isso é em primeiro lugar algo seu ou um requisito da empresa? Você se imagina fazendo o mesmo em outro lugar? Como seria "um Zaitsu" que trabalhasse no Metrô, mas sem o total comprometimento com a ética do Metrô?

Olha, a identificação com a Cia. Creio que seja um pouco de coincidência e sorte minhas, fruto dos tempos de FAU.

Tanto a FAU quanto o Metrô, são instituições estaduais públicas e ainda que haja interferências de interesses políticos, no cerne ambas guardam valores muito próximos. Por isso, sinto-me lisonjeado e até mesmo privilegiado por trabalhar lá.

Se algum dia, por infelicidade do destino ( leia-se interesses políticos) a companhia for privatizada, creio que eu não teria coragem de continuar lá, justamente pela mudança da filosofia da companhia.

Já pensei o que seria de mim se me mandassem para a Via 4, por exemplo, e se isso vier a acontecer, condicionarei a minha transferência a uma série de exigências: autonomia no trabalho, um salário consideravelmente mais alto do que ganho hj, entre outros, mas ainda assim, para permanecer por pouco tempo.

Neste caso, eu não conseguiria vestir a camisa da Via 4 e julgo que isso não seja saudável a mim, nem a eles.

Lembro que o prof. Cláudio Portugal certa vez comentou que era possível trabalharmos dignamente em trabalhos que valessem a pena e correntes com nossa visão de mundo ( de forma bem resumida pq estou digitando no celular). Na época achei que aquilo era Balela, ou melhor: uma utopia.

Hoje digo que ele estava certo e não me vejo trabalhando numa instituição privada, numa instituição friamente baseada em capital e não em bem-estar. Veja que não exclui trabalhar em outros locais, mas a condição é minha identificação pessoal com a instituição.

Estou misturando conceitos, mas para isso ficar claro, talvez fosse melhor explicar ao vivo e a cores.

Por fim, não haveria um ZAITSU no Metro sem comprometimento com o Metrô. O dia que isso acontecer, terei certeza de que é hora de deixar a companhia.

Espero ter minimamente respondido.

Até mais,
Zaitsu

Oi Zaitsu,

não se preocupe. Por favor fique à vontade para comentar o que quiser, começar um novo tópico ou simplesmente acompanhar as conversas. Nós mesmos ainda estamos rascunhando questões, experimentando uma forma de organização e conhecendo a opinião uns dos outros.

Tem alguma coisa específica que você gostaria ver/falar por aqui? Nossa conversa foi muito produtiva, saímos pensando em como (em mais de um caso) os designers in-house "vestem a camisa" da empresa, e como isso é importante para o próprio sujeito que precisa levar o trabalho dia a dia. Você acha que, por exemplo, isso é em primeiro lugar algo seu ou um requisito da empresa? Você se imagina fazendo o mesmo em outro lugar? Como seria "um Zaitsu" que trabalhasse no Metrô, mas sem o total comprometimento com a ética do Metrô?

Perdão por passar direto de uma mensagem-resposta para uma pergunta. Me animei um pouco aqui. Fique à vontade para não responder; podemos falar mais disso ao vivo em outra ocasião.

PS: Edu, você conseguiu escrever a mensagem para a Bia? Se precisar de ajuda, avise, que eu redijo alguma coisa e você só envia.

Abraços,

Felipe Kaizer

felipekaizer.com
skype: felipekaizer

Em 10 de agosto de 2015 10:30, Bruno Zaitsu <brza...@gmail.com> escreveu:

Oi gente, bom dia,

Desculpem a demora em responder, estive bem atarefado nessas últimas semanas e não consegui responder.

O Edu havia me mandado o convite para o grupo e acompanhei as últimas mensagens, inclusive p convite para a conversa com a Bia.

Não sei exatamente se devo opinar em qualquer mudança, nem se deveria ter recebido as mensagens das últimas discussões. Portanto, façam como preferirem, se julgarem pertinente, podem me excluir deste grupo e adicionar apenas no outro.

Conforme falei anteriormente, acho as conversas bem legais, só não prometo acompanhar 100% delas nas próximas semanas. A partir de setembro provavelmente estarei mais tranquilo.

Até mais,
Zaitsu

Em 10/08/2015 6:57 AM, "Eduardo Camillo K. Ferreira" <eduar...@gmail.com> escreveu:
Bom dia, Caros!
Assim que chegar no trabalho tento essa migração. E já envio o e-mail para a Bia. Deixei passar demais o tempo de novo!
abs


Em 9 de agosto de 2015 20:23, Felipe Kaizer <felipe...@gmail.com> escreveu:
Caros, criei o outro grupo, como vocês viram, mas não consigo mover as conversas para lá. Estranhamente, a única opção de grupo que surge na hora de escolher o destino do tópico é um grupo que tenho com outras amigas do Rio. [Alguém pode tentar no meu lugar?] O serviço de grupo do Google realmente deixa a desejar. Que fazemos? Um backup em pdf e apagamos? Minha sugestão é backupear e apagar (ou mover) as seguintes conversas:

* "teste - depois apago"
* "Sumiço"
* "Assunto paralelo: projeto de mestrado"
* "[encontro] - Quarta feira 17/06/15"
* "[encontro] QUA 23/06/2015"
* "Entrevistas"
* "Agradecimento (tardio) pela conversa"
* "[entrevistas] Bruno Zaitsu"
* "Convite para conversa/entrevista"

Sobre a Bia: vamos agradecer e convidar? Eu sugeriria, se ela quiser, de nos contar mais sobre o que é um "projeteiro". Nunca tinha ouvido falar nisso.

Abraços, FK



Em quarta-feira, 5 de agosto de 2015 21:38:36 UTC-3, Roman Iar escreveu:
De acordo em criar essa divisão, de acordo com mais uma conversa com a Bia e de acordo com a visita no itaú. 

Em 5 de agosto de 2015 16:31, Felipe Kaizer <felipe...@gmail.com> escreveu:
ok! crio entre até o final da semana, e limpamos esse fórum das conversas incovenientes.

Felipe Kaizer

felipekaizer.com
skype: felipekaizer

Em 5 de agosto de 2015 14:28, Eduardo Camillo K. Ferreira <eduar...@gmail.com> escreveu:
Sim, o Bruno já está chamado para o grupo (não sei se nos lendo nesse instante, mas convidado foi).
E acho justo deixar os emails de organização separados, e aqui é um fórum. 
Meio que separa o que é projeto do que é convesas diversas, e o grupo fica menos esquizofrênico (só cuidarmos para ele não morrer, e isso é um puxão de orelha para mim mesmo). 




Em 5 de agosto de 2015 14:22, Felipe Kaizer <felipe...@gmail.com> escreveu:
Oi Edu,

agora não sei. Entendo melhor a dúvida do Adriano. Faz e não faz sentido chamar ela para o grupo. O que podemos fazer, para conciliar essa situação, é manter esse grupo aberto para todo mundo (nós + convidados), e fazermos um outro grupo "petit comité" para discutir próximas conversas, questões burocráticas, comentários, etc.

Que dizem? Já que tudo cai na caixa de mensagem no gmail, não vejo muito problema. Acho que o fórum atual deveria ficar aberto para a discussão dos temas mesmo: artigos, "sobrinhos", design in-house, etc, enfim, tudo o que faria sentido para os convidados também. Por enquanto não temos muita massa crítica, mas tudo bem. O que precisamos evitar é uma cascata de mensagens inconvenientes a eles.

Pensei nisso de ontem para hoje. O que vocês acham?

Agora, sobre a Beatriz especificamente, acho que podemos mandar uma mensagem de agradecimento logo e, se acertamos isso do fórum e fizermos uma pequena limpeza na nossa bagunça, fazer um convite para ela acompanhar se quiser. (O Bruno foi convidado afinal?)

E aí podemos (citar na mensagem) que queremos combinar com ela a visita ao Itaú, quando for melhor para todas as partes.

ps: O Adriano está no Amapá neste instante, tentando sobreviver a condições adversas.

Abraços,


Felipe Kaizer

felipekaizer.com
skype: felipekaizer

Em 5 de agosto de 2015 11:47, Eduardo Camillo K. Ferreira <eduar...@gmail.com> escreveu:
Caros!
O Adriano já deve estar atualizado pelo Kaizer de como foi ontem, então vou direto à dúvida.
Como pretendemos ainda ter uma conversa a mais com a Beatriz, já convidamos ela para o grupo, ou esperamos se essa vai mesmo acontecer? Como fica esse "ritual"?
Abs!


Em 4 de agosto de 2015 13:42, Eduardo Camillo K. Ferreira <eduar...@gmail.com> escreveu:


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Beatriz Freindorfer Azevedo <beatriz...@gmail.com>
Data: 4 de agosto de 2015 13:31
Assunto: Re: Convite para conversa/entrevista
Para: "Eduardo Camillo K. Ferreira" <eduar...@gmail.com>
Cc: Projeto Comum <projet...@googlegroups.com>



Oi!
Ok está combinado!

2015-08-03 20:03 GMT-03:00 Eduardo Camillo K. Ferreira <eduar...@gmail.com>:
Oi Bia, boa noite!

Só confirmando, amanhã nossa conversa, as 20h. O lugar que costumamos fazer é no Segredo de Minas, na Haddock Lobo (não o da Bela Cintra, tá?).
Nós pretendemos gravar a conversa caso não tenha nenhum problema com isso, e ela deve durar algo como 2h30 (mas como vai com cerveja e porções, nem parece que é tudo isso).
Não temos um script fechadísismo para a conversa, já que é a segunda pessoa que estamos dialogando, e ainda estamos pegando o jeito de que assuntos falar, como falar, etc. Creio também que estaremos em três, mais você.
Qualquer problema, só avisar a gente, ok?
Beijos, e até amanhã!



Em 28 de julho de 2015 13:14, Eduardo Camillo K. Ferreira <eduar...@gmail.com> escreveu:
Dá hora! Valeuzão, Bia!


Em 28 de julho de 2015 12:17, Beatriz Freindorfer Azevedo <beatriz...@gmail.com> escreveu:
Tá marcado!!

2015-07-28 10:35 GMT-03:00 Eduardo Camillo K. Ferreira <eduar...@gmail.com>:
Oi Bia!
Dá hora que topou!
Que acha de terça-feira da semana que vem? Lá pra umas 20h talvez?


Em 27 de julho de 2015 21:39, Beatriz Freindorfer Azevedo <beatriz...@gmail.com> escreveu:
Oi Edú!!!
Que interessante! Claro que eu topo!
Pode ser na semana que vem? Essa semana a noite eu to com vários negócios já, o dia q eu não tiver eu queria descansar, tudo bem? Semana que vem, a noite, qq dia é bom, pode sugerir :)

bia

Em segunda-feira, 27 de julho de 2015, Eduardo Camillo K. Ferreira <eduar...@gmail.com> escreveu:
Oi Bia, Boa noite!
Tentei falar com você no gtalk hoje, mas não rolou, acho que nem te vi online.

Uns amigos e eu (Adriano Campos, Felipe Kaizer e Roman Iar) estamos num projeto que nasceu de conversas nossas, que é tentar entender o mundo dos designers que trabalham in-house, ou seja, aqueles que não são de agência ou escritório de design, mas que trabalham dentro de empresas cuja atividade-fim não é de fato realizar projetos de design, e este é apenas um dos articuladores dessa atividade, qualquer que ela seja.

São diversas as questões que levantamos sobre esse perfil de profissional, e decidimos que a melhor e mais legal maneira de conhecer mais que não de nosso meio apenas (eu na editora, Adriano e Kaizer na Fundação Bienal, e Roman em uma editora de livros infantis) seria falar com gente de diversos outros lugares. E começamos esse projeto de conversas-entrevistas com o Zaitsu, e queria saber se você gostaria de ser a próxima interlocutora.

Se topar, seria uma cervejinha lá na região da Augusta, onde bateriamos um papo sobre seu trabalho no itaú, suas funções lá dentro, envolvimento com a estrutura, entre outras questões diversas. E se permitir, gostariamos de gravar a conversa para depois estudarmos o que foi falado. 

Enfim! Quer participar? Se sim, quando poderia? (Eu até posso sugerir uma data)

Bjs!







--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Projeto Comum" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para projeto-comu...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Projeto Comum" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para projeto-comu...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Projeto Comum" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para projeto-comu...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Projeto Comum" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para projeto-comu...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
Roman Iar Atamanczuk
http://romaniar.com.br
con...@romaniar.com.br
skype - roman.iar

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Projeto Comum" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para projeto-comu...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Projeto Comum" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para projeto-comu...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Projeto Comum" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para projeto-comu...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Projeto Comum" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para projeto-comu...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Felipe Kaizer

unread,
Aug 25, 2015, 9:39:24 AM8/25/15
to Projeto Comum
Oi Zaitsu,

muito obrigado pela resposta! É sempre em tempo.

Acho que você deixou claro o seu ponto, sobre a coincidência de valores, os propósitos da empresa e as condições para trabalhar.

Se me permite mais algumas perguntas em função do que você disse…

Se o Portugal estava certo na época, você se considera vivendo uma utopia? Ou melhor, em relação aos seus amigos de profissão, você vive uma exceção? Quantos mais você identifica numa condição privilegiada?

E por fim: se não fosse o Metrô, que outro lugar você gostaria de trabalhar? Ou que outra coisa você se imagina fazendo?

Um abraço, 

Felipe Kaizer

felipekaizer.com
skype: felipekaizer

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages