Marketing de mídia cruzada

8 views
Skip to first unread message

Saionara Moura

unread,
Jun 7, 2022, 8:15:55 PM6/7/22
to Melhores Programas de Afiliados
As pessoas são inundadas com publicidade em quase todos os lugares. Estejam eles escaneando o rótulo da pasta de dente enquanto espremem um bocado ou vestindo uma camiseta com o logotipo da Old Navy na frente, eles são afetados por uma forma de marketing. Os profissionais de marketing estão familiarizados com a “regra dos sete” – a ideia de que um consumidor leva pelo menos sete vezes para ver um produto ou anúncio de uma empresa antes de se sentir compelido a tomar uma decisão – e aproveitá-la.

Dito isso, as pessoas podem ignorar deliberadamente certas formas de publicidade porque, convenhamos, elas podem ser desagradáveis. O desafio para os profissionais de marketing, então, é fazer com que o marketing e a propaganda cheguem à consciência do consumidor sem serem irritantes ou simplesmente ignorados. O objetivo do marketing de mídia cruzada é colocar o nome e o produto de uma empresa continuamente em mente, capturando consumidores em uma variedade de mídias.

O que é marketing cross-media?

O marketing de mídia cruzada é o que o nome sugere – envolve o uso de uma variedade de formas de mídia para integrar sua mensagem de marketing à consciência das pessoas. O uso de uma variedade de mídias coloca a mensagem da sua empresa na frente de mais consumidores com mais frequência. Em vez de comercializar um produto exclusivamente em um site, os profissionais de marketing cruzado usam uma combinação de aplicativos móveis, retornos de mecanismos de pesquisa pagos, anúncios de links, comerciais de televisão, vídeos do YouTube, marketing de conteúdo, folhetos impressos, anúncios de rádio e televisão, mídia social e comércio -mostrar marketing. Muitas formas de marketing cross-media são tão sutis que os consumidores muitas vezes não percebem que estão sendo comercializados.

Seria tolice gastar todo um orçamento de marketing em um site e não comercializá-lo por meio de canais de mídia social. Na verdade, um dos princípios fundamentais do marketing cruzado na Internet é divulgar seu nome, produtos e links em tantos lugares quanto possível. É difícil determinar quem vai clicar no seu site a partir de um comentário em um blog; mas quando isso acontece, é mais uma oportunidade de convidar a atividade.

Da mesma forma, usar vários sites de mídia social é uma prática recomendada. Os tweeters obstinados podem não ressoar com o LinkedIn, e os fanáticos do Facebook podem evitar se expressar em 140 caracteres no Twitter. No entanto, as pessoas com um produto ou serviço para vender não devem ser exigentes quanto às suas mídias sociais; todos os clientes são bem-vindos.

Quem implementa o marketing cross-media?

Quase todas as organizações ou empresas usam pelo menos duas formas de mídia para comercializar seus produtos ou serviços. Por exemplo, os espectadores de cinema e de televisão não costumam registrar a colocação de produtos, que é apenas uma forma de marketing de mídia cruzada. Quando um espectador está assistindo ao  American Idol , ele ou ela pode não perceber que os juízes estão bebendo em copos de Coca-Cola bem colocados para anunciar a Coca-Cola.

Da mesma forma, não é coincidência que, enquanto a Disney lança um novo filme, as prateleiras da Target estão sendo abastecidas simultaneamente com uma nova linha de bonecas e figuras de brinquedo apresentadas naquele filme – nem que escolas e pediatras de repente tenham uma vasta oferta de filmes gratuitos da Disney. autocolantes para distribuir às crianças. O marketing de mídia cruzada de um filme da Disney se estende a brinquedos de fast-food, mochilas, lancheiras, roupas, sapatos, livros para colorir, prêmios gratuitos e até mesmo “ganhos grátis” para novas mães que saem do hospital. Além disso, a promoção de mídia cruzada on-line de um filme da Disney pode incluir um aplicativo de smartphone, um site de jogos, uma página no Facebook, um código on-line para ganhar pontos ou ganhar um prêmio de um site interativo e até publicidade em patrocínios escolares.

Muitas empresas usam promoções de mídia cruzada e campanhas de marketing para expandir seus negócios, colocando-se na frente da consciência dos clientes com a maior frequência possível. Mercearias e outras lojas de varejo usam o Facebook para anunciar vendas e promoções, além de enviar circulares de varejo por correio ou e-mail. As lojas de varejo também costumam usar o Facebook para perguntar aos clientes o que eles querem ver mais nas lojas, ao mesmo tempo em que executam uma enorme campanha de mala direta e veiculam comerciais de televisão com designers de celebridades 

Muitas empresas doam produtos por meio de concursos em blogs e também compram marketing de conteúdo na forma de avaliações.

Essa estratégia também funciona em outras arenas. Muitos autores criam promoções cross-media oferecendo calendários, CDs ou podcasts de discursos e brindes por meio de tours de livros e tours de blogs. Da mesma forma, organizações e candidatos políticos, organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade e organizações religiosas também usam o marketing de mídia cruzada para atrair a atenção de potenciais doadores, eleitores e frequentadores de igrejas.

Para que tipos de clientes o marketing cross-media é eficaz?

Cada pessoa é confrontada com o marketing cross-media diariamente. Quanto mais frequentemente eles veem uma mensagem da empresa, mais eles começam a se identificar com a empresa ou produto. Muitas vezes, ver ou ouvir falar repetidamente de uma empresa atenua qualquer ceticismo original sobre um novo produto ou empresa. Por exemplo, as pessoas geralmente não acreditam em qualquer pílula dietética ou alegação de suplemento - até que seja apresentado como eficaz no programa de televisão do Dr. Mehmet Oz e colocado à venda em seu site. Em outros exemplos:

  • Uma mãe trabalhadora pode ver um carro com logotipos de um serviço de limpeza, observando o nome inteligente e a afirmação de que é uma empresa verde. Ela então pode receber um cupom convidando-a a experimentar o serviço com 50% de desconto, em uma mala direta. Ela pode finalmente decidir ligar assim que vir uma placa no gramado da frente da casa de seu vizinho.
  • Uma criança que assistiu a um filme da Disney pedirá uma boneca ou estatueta de aniversário, pedirá para usar uma mochila de personagem no primeiro dia de aula e ficará simplesmente gaga por um vestido de princesa e uma tiara. Os pais tendem a ceder a importunações frequentes – que é outra razão pela qual o marketing de mídia cruzada é tão eficaz.
  • Os insones podem ser persuadidos de que um esfregão novo é realmente mágico, ou que uma faca especial nunca ficará cega, por causa de um comercial “como visto na TV” (veja à direita). Então eles veem o marketing de conteúdo na forma de uma resenha de blog e ficam ainda mais persuadidos. Uma vez que eles finalmente encontram o item em uma loja de varejo local, eles finalmente compram o produto.

A conscientização do cliente sobre um produto cresce cada vez que eles são confrontados com uma forma de publicidade sobre o produto. Cada vez, impressiona e solidifica ainda mais o produto como legítimo e conhecido. Cada impressão aumenta a probabilidade de um cliente em potencial se tornar um cliente real.

Como é desenvolvida uma campanha de marketing cross-media?

Toda empresa precisa de uma estratégia de marketing abrangente, e essa estratégia quase certamente incluirá marketing de mídia cruzada. Um estudo recente realizado pela Harvard Business School relatou que os varejistas que usam o marketing de mídia cruzada são mais lucrativos do que aqueles que usam apenas um canal para promoção.

O primeiro passo na construção de uma estratégia é formar uma mensagem coesa e consistente que possa ser usada em todos os meios de comunicação. Fazer afirmações diferentes, em diferentes tons, em diferentes pontos de venda confunde os consumidores e causa suspeitas. Como você deseja se apresentar como uma empresa também é uma consideração. Você não verá a Toyota promovendo seus carros no Shopping Channel; ainda assim, o Snuggie fez milhões de vendas com seus comerciais de televisão patetas de baixo orçamento e anúncios na barra lateral da Internet “Como visto na TV”.

O uso de uma ampla variedade de ferramentas de pesquisa ajudará você a descobrir como segmentar seu público da maneira mais eficaz. A Nielsen Company, por exemplo, faz questão de saber quem está comprando o quê, de onde e qual a melhor forma de manter a atenção de seus clientes. A Nielsen pode dizer quais programas de televisão os jovens de 12 a 17 anos estão assistindo, ou que peitos de frango à milanesa vendem melhor no Albertsons do que no Walmart por causa da colocação de produtos e cupons de US$ 1,00 de desconto na loja.

Além disso, sites de redes sociais e mecanismos de busca, como o Google, podem ser fontes fantásticas de informação para descobrir sobre o que as pessoas estão falando e onde estão se reunindo. Existem até ferramentas de pesquisa que ajudam a determinar a que horas seu público-alvo está no Facebook ou Twitter, o que, por sua vez, permite configurar postagens de mídia social nos horários nobres. Você também pode coletar informações da análise do seu próprio site, como quais postagens estão recebendo mais tráfego, de quais locais geográficos os leitores estão vindo, em quais ferramentas e links eles estão clicando e sua demografia geral.

Ao criar campanhas de mídia cruzada, é melhor designar uma ação desejada. Por exemplo, seu objetivo pode ser criar uma estratégia para sua campanha de mídia cruzada para que ela direcione os leitores ao seu site para pagar por uma assinatura impressa ou online. Portanto, para conseguir isso, você pode criar aplicativos móveis, boletins informativos por e-mail, contas no Facebook e Twitter, vídeos do YouTube com comentaristas e podcasts com editorialistas ou especialistas financeiros; ou, você pode empregar blogueiros populares e tentar obter links de outros sites de mídia. Todos esses meios de marketing podem direcionar os clientes para o site; no entanto, é importante determinar com antecedência quais estratégias realmente funcionarão, em vez de “jogar tudo na parede para ver o que gruda”.

Dependendo do tamanho da sua empresa, cada uma dessas etapas pode envolver uma pessoa usando muitos chapéus ou uma equipe de designers gráficos, desenvolvedores de aplicativos móveis e tablets, desenvolvedores de sites, redatores, gerentes de marketing, analistas de pesquisa e especialistas em mídia social. Em uma empresa maior, cada um desses atores terá seus próprios papéis, enquanto trabalham juntos como uma equipe coesa para difundir uma teia de marketing.

5 ideias de explosão cerebral

O marketing de mídia cruzada começa com o brainstorming criativo. Use estas estratégias eficazes para começar:

  • Pergunte a si mesmo antes de dormir: “Como posso comercializar melhor meu produto?” De manhã, você pode ter uma nova ideia.
  • Ponderar ideias durante o exercício. O movimento muda a energia e as ideias surgem rapidamente com doses de endorfinas.
  • Jogue no Pinterest. Olhar para outras explosões de engenhosidade e criatividade tende a despertar a sua.
  • Se bloqueado, trabalhe em outro projeto ou faça uma pausa. Ansiedade e estresse são assassinos de criatividade.
  • Considere cada ideia. Se você receber uma inspiração, mantenha sua mente aberta. Pode haver algo lá.
10 produtos populares "como vistos na TV"
  • Ped Egg (raspador de pedicure)
  • Pet Rider (cobertor de carro)
  • Edge of Glory (afiador de facas)
  • Slim Away (cinto com zíper)
  • Deep Romance (joias preciosas)
  • Aluma Wallet (carteira de segurança)
  • Slice-O-Matic (fatiador de legumes)
  • Lint Lizard (acessório de vácuo para secador)
  • Sticky Buddy (rolo de fiapos)
  • OrGreenic (“verde”) Fry P an
PopTweet

O sucesso pode ser medido pelos seguidores do Twitter? Aqui estão alguns dos tweeters mais populares:

  • Lady Gaga, 27.000.000+
  • Justin Bieber, 25.000.000+
  • Katy Perry, 24.000.000+
  • Rihanna, 23.000.000+
  • Britney Spears, 19.000.000+
  • Barack Obama, 18,000,000+

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages