Kátia e colegas,
O conceito tradicional de Olimpíada é o de competição entre os "melhores" - pode ser estimulante para aqueles que estão com bons níveis de matemática, mas concordo com você que é muito frustrante para quem está muito longe desses níveis. Acho um erro fazer uma Olimpíada com 20 milhões de competidores. Pode ser resultado de uma propaganda enganosa. Não é por aí que vamos incentivar o estudo da matemática em grande escala.
A OBM e OBMEP devem continuar, mas deveriam tornar mais explícitas de que são competições para quem tem alto nível de matemática básica.
Estou ajudando em um POT (
http://pot.impa.br/) e no primeiro encontro pedi para oito alunos, da turma de 60, que desenhassem no quadro negro um triângulo isósceles. Eu queria chamar a atenção que muitas vezes precisamos enxergar um triângulo isósceles de lado, de cabeça pra baixo etc e não apenas do jeito que usualmente aparece em um livro texto, com a base na horizontal mais baixa e o vértice comum aos lados congruentes no topo.
Para minha surpresa um dos alunos desenhou o triângulo de lado - o que achei ótimo, uma aluno não sabia o que era um triângulo isósceles - fiquei assustado, e os demais seis desenharam como eu esperava, com a base em baixo.
Logo percebi que estavam inscritos alunos que não necessariamente tinham nível de olimpíada e outros que tinham - um destes perguntou sobre a demonstração de que os centros de um triângulo qualquer estão em uma reta (de Euler).
Assim, no POT como na OBMEP, há um choque de expectativas entre aprender coisas bem básicas e desenvolver estratégias e conhecimentos avançados para fazer questões difíceis que caem em uma Olimpíada (nacional ou internacional).
Logo desenvolvi um discurso que repito em todas as aulas do POT para evitar propaganda enganosa: Essas atividades não são reforço de matemática e muito menos aulas normais da escola ...
Em resumo, considero que a inscrição para a OBMEP deve ser feita com o devido cuidado de não frustrar os alunos.
Samuel
Samuel Rocha de Oliveira
DMA - IMECC - UNICAMP
http://www.ime.unicamp.br/~samuel