Olá comunidade unespiana!
O Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM) completou 30 anos neste mês de setembro/23 e vivenciou nos dias 14 a 17/09/23, dois eventos ofertados na modalidade híbrida voltados para esta comemoração: VII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática e IV Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática. Tivemos representação de 16 estados brasileiros e contou com a presença de 198 pessoas , no caso do Festival, e no Simpósio, 20 estados brasileiros, e 243 pessoas participando. Agradecemos a presença de todos!
Também durante esses dias vivenciamos uma democrática artexperiência coletiva, chamada de CARTOONGRAFIA, sob mediação do artista plástico Camilo Riani e sua equipe, que possibilitou a participação direta de qualquer pessoa, de crianças a idosos na qual todo/a convidado/deixa suas palavras, mensagens ou pequenos desenhos grafados na tela artística (parede de fundo do Anfiteatro localizado no departamento de Matemática).
A presença maciça de funcionários, docentes, discentes e membros externos da Unesp mostra um possível caminho para ampliação da comunicação Unesp e o restante da sociedade!
Com essa pintura a cidade ganha mais um ponto turístico! Já vimos várias pessoas pararem para tirar fotos!
Além disso, como produto de pesquisa desses últimos 30 anos, o GPIMEM publicou o livro Educação Matemática: múltiplas visões sobre tecnologias digitais que tem um arcabouço teórico que integra e articula as Tecnologias a Semiótica Social, a Teoria da Atividade, Educação Matemática Crítica, Modelagem Matemática, Educação Estatística, Pedagogia de Paulo Freire, dentre outros.
Houve grande repercussão nas mídias, por isso, o jornal da EPTV cobriu esses eventos que podem ser acessados nos seguintes links:
• Jornal da EPTV 1ª Edição -
https://globoplay.globo.com/v/11946284/y• Jornal da EPTV 2ª Edição -
https://globoplay.globo.com/v/11947831/Esperamos ter humanizado um pouco mais nossa universidade, com arte, afeto, educação, arte coletiva, extensão, ensino e educação!
Marcelo C. Borba