impressões sobre o Novo Ensino Médio

Leonardo Barichello

to pro...@googlegroups.com
Olá pessoal,

daqui a algumas semanas vou participar de uma conversa com licenciandos em matemática sobre as mudanças recentes no Ensino Médio do Brasil, ou seja, o combo BNCC, Novo Ensino Médio e ENEM.

No geral, vou falar sobre a minha experiência na instituição em que atuo (IFSP e parcerias com diretorias de ensino locais), mas gostaria de levantar algumas impressões sobre essas novidades de um grupo mais amplo, especialmente de professores que já estejam lidando com essas questões.
No grupo do facebook não recebi muitas contribuições, por isso pensei em mandar aqui também.

Agradeço muito a quem puder e quiser compartilhar aqui impressões de qualquer natureza.
Mas tenho algumas perguntas em mente caso alguém queira usar como disparadoras para os comentários:
- Que mudanças vcs sentiram, em termos do currículo, com a vinda da BNCC?
- Vocês têm usado materiais específicos para as disciplinas dos initnerários formativos? O que têm achado desses materiais?
- Está sendo interessante trabalhar com turmas formadas por alunos que optaram por itinerários que tenham alguma matemática?
- As disciplinas dos itinerários estão sendo diferentes das disciplinas usuais ou já estão virando "mais do mesmo"?

Agradeço de antemão pelas impressões.

Abraços,
Leo

--