Prezados(as) colegas,
Essa lista criada pelo Leo Akio tem sido muito boa para que as reflexões dos educadores matemáticos sejam colocadas para reflexões dos professores que ensinam Matemática.
Creio que eu fiz as perguntas postas pela colega Andréia. Como docentes, devemos pensar e repensar em tudo o que fazemos na nossa prática (dentro do possível sem achômetros - os colegas que pontuaram antes de mim, a crítica é construtiva!). Imagine se pilotos de aviões se tornassem pilotos com achômetros? Imaginem os médicos com achômetros? Não estou querendo desqualificar o saber popular, do homem (ou da mulher) muitas vezes sem escolaridade (e que pode ser que saiba "muita matemática"), mas cabe a ressalva: precisamos aliar teoria e prática! Saber popular (do cotidiano) com o saber acadêmico, mas isso é outra história. O que quero ressaltar é a importância da pesquisa sobre ensino-aprendizagem da Matemática ser valorizada e entendida como necessária pelos colegas (sem achômetros!).
O que é um problema? Dizemos que temos problemas financeiros, por exemplo. Pergunto: em uma situação como essa, temos a solução imediata? Não! E é isso que caracteriza ser um problema.
Então comecemos a questionar as questões que, por exemplo, vários autores de livros didáticos chamam de problemas! Um problema não pode ter uma resposta imediata. Dessa forma, na minha visão e de autores que pesquisam o tema na Educação Matemática (daí a importância da pesquisa teórica), a questão:
João tem 6 figurinhas. Ganhou 2 de seu irmão. Com quantas figurinhas João ficou? pode ser um problema para um(a) aluno(a) do 1° ano do Ensino Fundamental (EF), mas provavelmente não será um problema para um(a) aluno(a) do 7° ano do EF, pois ele(a) já saberá qual algoritmo aplicar para solucioná-lo. Nesse caso, temos um exercício (já defini o que penso ser um exercício), assim como
encontrar o valor de x para que tenhamos 7x+4=11.
Acredito que os textos sugeridos pela colega Sandra podem contribuir para ampliar as reflexões!
Sugiro visita ao Blog:
http://gprpem.blogspot.com/2008/07/grupo-de-pesquisa-em-resoluo-de.html
Lá tem detalhes sobre o seminário realizado pelo grupo, que tem como baixar alguns artigos (
http://www.rc.unesp.br//serp/trabalhos.html).
Abraços
Leandro
--------------------------------------------------------------------------------------
Abraço fraterno,
Prof. Msc. Leandro do Nascimento Diniz (Léo)
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB
Centro de Formação de Professores
Amargosa/BA
--------------------------------------------------------------------------------------