Problema X exercicios

622 views
Skip to first unread message

andréia caetano

unread,
Jun 17, 2010, 2:26:00 PM6/17/10
to pro...@googlegroups.com
 Olá, colegas!
Alguém pode me ajudar nos questionamentos abaixo:

O que é um problema? E o que é um problema matemático?
Qual a diferença entre problema e exercício?

Obrigada!

 

Alan Muniz

unread,
Jun 18, 2010, 8:27:20 AM6/18/10
to pro...@googlegroups.com
Intuitivamente (não sou teórico em Ed. Mat.)  Exercícios são meios de se praticar algum conceito. E problemas são situações hipotéticas onde a partir de algumas premissas devemos desenvolver ou implementar algum modelo matemático para solucioná-lo, ou seja, chegar à tese. 

Desse jeito o conceito de exercício contém o conceito de problema mas não o contrário, visto que existem exercícios puramente mecânicos. 

Bom... essa é a minha intuição...
Abraços,
Alan Muniz


 

--
Para postar neste grupo, envie um e-mail para pro...@googlegroups.com
 
Para ter acesso ao conteúdo do Grupo é necessário ter uma conta do google (gmail, orkut): http://groups.google.com.br/group/profmat?hl=pt-BR
 
Visite também o Portal dos Professores de Matemática: www.leoakio.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo...@yahoo.com.br

sandra sausen

unread,
Jun 18, 2010, 8:59:39 AM6/18/10
to pro...@googlegroups.com
Olá Andréia

Para responder a esses questionamentos, inicialmente, sugiro que vc busque pelas seguintes referências:

1 - BUTTS, T. Formulando problemas adequadamente. In: KRULIK, S.; REYS, R. E. A resolução de problemas na matemática escolar. Tradução de Hygino H. Domingues, Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997.


2 - DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 12. ed. São Paulo: Editora Ática, 2007.


3 - SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001,


4 - POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.


Boa leitura. Bom estudo.


Grande abraço.

Sandra Sausen.



Em 17 de junho de 2010 15:26, andréia caetano <andre...@yahoo.com.br> escreveu:

 

--

Luiz Antonio Romão

unread,
Jun 18, 2010, 9:14:31 AM6/18/10
to pro...@googlegroups.com
EXERCÍCIO é aplicação gradativa do conhecimento adquirido.

PROBLEMA  é o desenvolvimento de situações hipotéticas, aplicando todo aprendizado de matemática já adquirido e somado ao novo conteúdo.

Leandro Diniz

unread,
Jun 18, 2010, 11:40:12 PM6/18/10
to pro...@googlegroups.com
Prezados(as) colegas,

Essa lista criada pelo Leo Akio tem sido muito boa para que as reflexões dos educadores matemáticos sejam colocadas para reflexões dos professores que ensinam Matemática.

Creio que eu fiz as perguntas postas pela colega Andréia. Como docentes, devemos pensar e repensar em tudo o que fazemos na nossa prática (dentro do possível sem achômetros - os colegas que pontuaram antes de mim, a crítica é construtiva!). Imagine se pilotos de aviões se tornassem pilotos com achômetros? Imaginem os médicos com achômetros? Não estou querendo desqualificar o saber popular, do homem (ou da mulher) muitas vezes sem escolaridade (e que pode ser que saiba "muita matemática"), mas cabe a ressalva: precisamos aliar teoria e prática! Saber popular (do cotidiano) com o saber acadêmico, mas isso é outra história. O que quero ressaltar é a importância da pesquisa sobre ensino-aprendizagem da Matemática ser valorizada e entendida como necessária pelos colegas (sem achômetros!).

O que é um problema? Dizemos que temos problemas financeiros, por exemplo. Pergunto: em uma situação como essa, temos a solução imediata? Não! E é isso que caracteriza ser um problema.

Então comecemos a questionar as questões que, por exemplo, vários autores de livros didáticos chamam de problemas! Um problema não pode ter uma resposta imediata. Dessa forma, na minha visão e de autores que pesquisam o tema na Educação Matemática (daí a importância da pesquisa teórica), a questão: João tem 6 figurinhas. Ganhou 2 de seu irmão. Com quantas figurinhas João ficou? pode ser um problema para um(a) aluno(a) do 1° ano do Ensino Fundamental (EF), mas provavelmente não será um problema para um(a) aluno(a) do 7° ano do EF, pois ele(a) já saberá qual algoritmo aplicar para solucioná-lo. Nesse caso, temos um exercício (já defini o que penso ser um exercício), assim como encontrar o valor de x para que tenhamos 7x+4=11.

Acredito que os textos sugeridos pela colega Sandra podem contribuir para ampliar as reflexões!

Sugiro visita ao Blog: http://gprpem.blogspot.com/2008/07/grupo-de-pesquisa-em-resoluo-de.html

Lá tem detalhes sobre o seminário realizado pelo grupo, que tem como baixar alguns artigos (http://www.rc.unesp.br//serp/trabalhos.html).

Abraços
Leandro
--------------------------------------------------------------------------------------
Abraço fraterno,
Prof. Msc. Leandro do Nascimento Diniz (Léo)
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB
Centro de Formação de Professores
Amargosa/BA
--------------------------------------------------------------------------------------
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages