Divulgação Videoconferência A composição de peças didáticas no ensino de piano

3 views
Skip to first unread message

Simone Braga

unread,
Oct 18, 2021, 7:24:07 AMOct 18
to professoresde...@googlegroups.com
Prezados,

Solicitamos auxílio na divulgação:

Novas habilidades e competências docentes estão sendo exigidas para o ensino de instrumentos de teclas, ao considerar a diversidade de perfis discentes. Nessa perspectiva, se faz necessário adaptar, arranjar e/ou compor peças para que possam ser explorados determinados conteúdos e/ou aprendizagens no estudo do piano. Para abordar essa temática, e celebrar o dia da composição e do compositor (07/10), o Clube do Piano a 4 Artes, ação do Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicais (Performa), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UEFS e o Grupo Estudos Contemporâneos em Música (Gecom), promovem mais uma atividade de formação. Voltada para estudantes e professores de piano/teclado, a videoconferência "A composição de peças didáticas no ensino de piano" será proferida por Daniel Taborda, no dia 25 de outubro, às 18h, através da Plataforma Meet.

Compositor colombiano, iniciou seus estudos musicais no campo do saxofone de 2000 a 2007 na Escola de Música Ciudad Bolívar. Em 2012,  ganhou o concurso de Composição Musical para banda de sopro na categoria 4 para o banco virtual de música com sua peça "Morita". Em 2013,  foi premiado no evento Antioquia Vive la Música por seu trabalho como jovem compositor com suas peças "Iris" e a "Suite sobre los estados de animo". Em 2014, concluiu o Bacharelado em Composição Musical na Universidade EAFIT em Medellín - Colômbia. Em 2014, ganhou o Prêmio Nacional de Composição do Ministério da Cultura da Colômbia com sua peça "Primera suite para banda sinfónica baseada em ritmos colombianos".  No mesmo ano,  ganhou o segundo prêmio do concurso nacional de música colombiana inédito em San Pedro - Valle del Cauca com sua peça "Fansaxo" para saxofone alto e banda de sopro. Além disso, sua peça "Transfiguración" teve uma menção especial para a criação artística do Ministério da Cultura colombiano. 

No outono de 2014, foi premiado com uma bolsa de estudos integral para cursar o Mestrado em Composição Musical nos Estados Unidos,  sob a orientação do Dr. Edward Knight, na Universidade de Oklahoma City. No ano seguinte, iniciou  um duplo mestrado em Regência com o Dr. Eric Garcia, na mesma instituição. Em seguida, fez doutorado em Composição na Arizona States University e atualmente cursa pós-graduação em Regência Orquestral na Polônia, orientado pelo maestro Piotr Borkowski.

Interessados em participar na atividade, enviar email para: piano_...@gmail.com
Videoconferência Daniel.jpeg
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages