LIGAÇÕES DATIVA

Valéria Pereira

to professores...@googlegroups.com
Prezados,
Como vocês apresentam as ligações dativa/coordenada aos seus estudantes no ensino médio ? Qual a orientação que temos da IUPAC?
Numa conversa informal com um professor, percebi o quanto não sabemos sobre as atualizações que devemos seguir.
Se alguém puder ajudar, já deixo a minha gratidão!
Um abraço com recheio de muita saúde a todos,
Valéria

Enviado do meu iPhone

Angelo Longo Filho

to professores_de_quimica
Valéria,
A ligação dativa não existe.
Livros da década de 70/80 do século passado já tratam disso.

Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

--
Evite escrever mensagens em CAIXA ALTA (i.e.: maiúsculas) ou cujo conteúdo faça apologias partidárias, religiosas ou sobre qualquer tema que fuja demasiadamente do propósito deste fórum.
---

Esteban Lopez Moreno

to professores...@googlegroups.com
Ola Valéria,
achei essa explicação da Universidade da Química bem didática: https://www.youtube.com/watch?v=DAZGMbErFrc

Logo nos primeiros minutos ele esclarece, mas vale a pena vê-lo todo.

Um abraço,
Esteban.

Valéria Pereira

to professores...@googlegroups.com
Gratidão Ângelo e Esteban ! O vídeo de fato é muito bom...ajudou muito. Vou repassá-lo a todos do meu colegiado. Saímos da academia, da fonte, de onde chegam as atualizações, entretanto os livros didáticos, demoram algumas edições para se atualizarem. O material enviado ajudará um professor muito dedicado a atualizar o livro didático que produziu  e que em breve estará circulando.

Abraços de luz,

Enviado do meu iPhone

Em 15 de abr. de 2021, à(s) 19:32, Esteban Lopez Moreno <esteban...@cecierj.edu.br> escreveu:

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Professores de Química" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para professores_de_qu...@googlegroups.com.

Luis Brudna

to professores...@googlegroups.com
Eu sempre acho que toda tentativa de rigidez em *definições* causa problemas de interpretação e de visão dos fenômenos.

Devemos lembrar que essas definições são auxiliares no entendimento da química, e não o foco central de todo o universo.

Não dá pra transformar toda química em um dicionário ou um "sistema jurídico".

Mesma coisa me causa estranheza é aquela neura com mistura homogênea, heterogênea...

Mas é uma coisa minha mesmo.

Abraços
Luís Brudna