Tabela Periódica Atualizada (Versão 2021) E Mais

Luis Brudna

to Professores...@googlegroups.com
Veja as novidades

= Tabela periódica atualizada (versão 2021)
Fizemos algumas alterações na tabela para facilitar a leitura dos nomes e símbolos dos elementos químicos.
https://www.tabelaperiodica.org/tabela-periodica-atualizada-versao-2021/

= Gossipol, bedaquilina e imidacloprida
Um pouco sobre estas incríveis substâncias
https://www.emsintese.com.br/2021/gossipol-bedaquilina-e-imidacloprida/

= Alicina e o cheiro do alho
Já percebeu que o cheiro do alho só aparece quando você corta?
https://www.emsintese.com.br/2021/alicina-benzaldeido-e-propofol/

= Crômio no aço inoxidável
O aço inoxidável também pode se oxidar!
https://www.instagram.com/p/CKmheIIrJmi/

Abraços
Prof. Luís Brudna
-==-

Esteban Lopez Moreno

to professores...@googlegroups.com
Estávamos com saudades, Brudna!

Um abraço,
Esteban.

--
Evite escrever mensagens em CAIXA ALTA (i.e.: maiúsculas) ou cujo conteúdo faça apologias partidárias, religiosas ou sobre qualquer tema que fuja demasiadamente do propósito deste fórum.
---

Luis Brudna

to professores...@googlegroups.com
:-)
Que bom ler isso.
Fiquei um tempo com baixa produtividade nos projetos. A pandemia alterou a minha rotina e afetou minha saúde mental. Aos poucos estou retomando as atividades.

Vou aproveitar o que ainda resta de 'internet saudável'* para fazer um pouco mais de divulgação da química.

* Talvez eu faça um texto explicando os motivos da minha desconfiança sobre o futuro da internet.

Abraços
Luís Brudna

Angelo Longo Filho

to professores_de_quimica
Olá professor Brudna,

A tabela periódica em 3D vai voltar a produção? Estou na fila....  hehe

Esteban Lopez Moreno

to professores...@googlegroups.com
Jura, Brudna, que você acha que a internet está com seus dias contados?  :-o
Assisti no ano passado uma palestra informando que as redes sociais estão tendo que retornar aos seus primórdios ao se verem obrigadas a contar com os veículos tradicionais de  divulgação de informações, como os jornais e revistas de outrora. Ainda assim, há muita desinformação e panfletária ideológica, para os dois lados. Se não houver um ranqueamento, caminhamos mesmo ao caos.

Quanto a sua nova versão da TP, esqueci de perguntar, por que optou por uma fonte serifada? Melhora a leitura on-line?

Um abraço,
Esteban.

Luis Brudna

to professores...@googlegroups.com
Sobre a tabela com fonte serifada.
Sim, foi para facilitar a leitura. Percebi que os elementos
Al, I, Tl, In...
ficavam confusos pra quem não tem conhecimento prévio. Além disso a fonte Arial é fonte proprietária (não livre) e queria fazer algo com mais características de 'open'.

Resumindo minha visão sobre o futuro problemático da internet.
Dentro de alguns anos  talvez 3 anos, 5 anos... 10 anos... (não sei prever quando), teremos o grave problema das 'mídias sintéticas' que podem ser geradas por inteligência artificial.
O que seria isso?
É o seguinte. Imagine que você consiga fazer um vídeo do Lula ou do Bolsonaro no qual apareça um deles revelando que participa de esquemas de corrupção. Pois é, no futuro isso será possível. Com o avanço das técnicas de computação será possível criar vídeos totalmente falsos com a pessoa falando coisas que ela nunca disse. Pesquise sobre deepfakes na internet - por enquanto a tecnologia está numa fase precária e dá pra perceber que é uma montagem. Mas com o passar dos anos isso ficará impossível de perceber o que é verdade e o que é mentira.

Além disso, todas as nossas comunicações poderão estar 'infectadas' por fakes. Você recebe uma mensagem de voz de um amigo pelo whatsapp e na verdade é uma fraude gerada automaticamente.
Tudo que vemos e ouvimos pode estar marcado com desconfiança. Nenhum vídeo ou áudio terá certeza de ser verdadeiro ou falso.
Veja o vídeo
tudo nesse vídeo é criado artificialmente em computador. Todos 'humanos' são artificiais.

Acesse o site
você vai ver uma foto de uma pessoa que NÃO existe. A pessoa foi criada automaticamente por um programa de inteligência artificial.

Assista esse vídeo
(avance para os 4 minutos de vídeo)
o cara conversa com um programa de inteligência artificial. O diálogo é surpreendente.

tem mais coisas, mas o e-mail ia ficar longo.

Abraços
Luís Brudna
=-=

Flavio Folly

to professores...@googlegroups.com
Olá a todos

Parabéns pelo belo trabalho Brudna, bom ve-lo retornar.
Estive lendo sobre o que coloca e a manipulação digital realmente é preocupante.

Grande abraço Flavio Folly

Em qua, 24 24e fev 24e 2021 às 17:21, Luis Brudna

Esteban Moreno

to Professores de Química
Brudna,
vi o vídeo todo com a IA, quase pendurei as minhas chuteiras humanas. É realmente surpreendente o grau de refinamento das respostas alcançadas, melhor do que poderia esperar para a maioria dos humanos. É realmente difícil imaginar as redes sociais funcionando da mesma forma após alguns poucos anos.  Teria que ter algum tipo de teste ou dispositivo, tal como foi apresentado no filme Blade Runner. O mundo todo será bem diferente. Difícil imaginar como lidaremos com essa tecnologia.

Há algumas boas palestras do TED que tratam da IA. Se puder, envie mais. Um dos links que enviou ao grupo, além de gerar rostos inexistentes, cria moléculas inexistentes tb. Isso não parece tão complicado, vários fármacos já são desenvolvidos computacionalmente antes de irem para a bancada. Difícil é saber que outros fins podem dar a isso.

Há alguns aplicativos bancários baseados em AI que predizem o comportamento do mercado, de forma a tornar os investimentos mais rentáveis. Por enquanto, eles têm funcionado mal. Esses sistemas são não lineares, dessa forma o resultado coletivo interfere nos próprios dados do modelo e na rede neural em si. Um alento para nós.

Abraços,
Esteban.

Anderson Oliveira

to professores...@googlegroups.com
Essa discussão de redes sociais vai longe...

Hoje em dia, já sabe que há manipulação das redes sociais em eleições e plebiscitos. Através do algoritmo, é possível determinar e escolher a decisão que se deseja influenciar.

Um filme excelente para entender este presente é o Privacidade Hackeada, tem no Netflix. Para o futuro, as discussões são exatamente estas tão bem explicadas pelo Brudna.

Eliane ramirez gullo

to professores...@googlegroups.com
Oh que legal Anderson Oliveira. Valeu pela dica do filme. Vou ver.
Realmente o futuro com essas tecnologias será uma incógnita🤔🤔🤔 Existem muitas coisas para aprender e discutir! A humanidade precisa ficar alerta.
Filmes como Star Trek, Blade Runner e outros parecidos estão cada vez mais próximos de se tornar realidade.