Análise de Textos: Site dedicado à Língua Portuguesa, Literatura e Redação.
|
|
EXERCÍCIO DE INTERPRETAÇÃO COM TEXTO DE FERNANDO SABINO Posted: 19 Aug 2011 05:54 AM PDT Segundo a Wikipédia, foi o próprio Fernando Sabino quem pediu que em seu epitáfio estivesse escrita a seguinte frase:
É sobre uma pessoa com essa visão de mundo que falaremos no exercício de hoje. Trago aqui uma atividade que usei com meus alunos de Ensino Fundamental. É um exercício de interpretação bastante fácil, por isso mesmo não acho que seja problema não haver gabarito. Espero que gostem. EXERCÍCIO DE INTERPRETAÇÃO COM TEXTO “NA ESCURIDÃO MISERÁVEL”Na escuridão Miserável Eram sete horas da noite quando entrei no carro, ali no Jardim Botânico. Senti que alguém me observava, enquanto punha o motor em movimento. Voltei-me e dei com uns olhos grandes e parados como os de um bicho, a me espiar, através do vidro da janela, junto ao meio-fio. Eram de uma negrinha mirrada, raquítica, um fiapo de gente, encostada ao poste como um animalzinho, não teria mais que uns sete anos. Inclinei-me sobre o banco, abaixando o vidro: Vocabulário:
1) O texto é narrado em primeira ou em terceira pessoa? Transcreva um verbo do primeiro parágrafo que justifica sua resposta. Você, professor, gostou da atividade? Se aplicá-la em seus alunos, por favor, volte aqui e comente se o resultado foi satisfatório! Este artigo pertence ao Análise de Textos. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. |
|
RESUMO DO LIVRO VIDAS SECAS DE GRACILIANO RAMOS Posted: 19 Aug 2011 05:00 AM PDT Um dos livros que mais frequentam as listas de leituras obrigatórias para os principais vestibulares do Brasil está o romance Vidas Secas de Graciliano Ramos. Neste post veremos o motivo dessa escolha e algumas características deste que é um dos mais significativos livros brasileiros. Antes de qualquer coisa, é necessário dizer que a leitura de um resumo de forma algum substitui a leitura integral da obra. Se fazer isso no ano do vestibular é praticamente impossível dado o tamanho da lista de leituras obrigatórias da FUVEST e de outros vestibulares, começar cedo é mais que urgente. Pense nisso quando rejeitar a leitura de um livro por considerá-lo difícil demais. O livro Vidas Secas é um retrato muito fiel da realidade do Brasil. Não só o contexto da época em que o livro foi escrito, mas também dessa em que vivemos, vem apresentado em temas como a injustiça social, miséria, fome, desigualdade, seca. Isso nos leva a entender que o homem foi reduzindo sua forma a do animal e vive, muitas vezes, em condições degradantes apenas para sobreviver. Graciliano Ramos evitou em seu livro o protesto e panfletarismo. Isso era comum a outros autores de sua época, pois a obra artística era também usada para a denúncia, crítica política e arma de revolta. Isso fez com que críticos literários caracterizassem como “seco, reduzido ao mínimo de palavras" o estilo do autor. Os mesmos críticos citados anteriormente olham para esta obra enfatizando a relação do homem com os meios naturais e sociais. Trazendo elementos de estilos literários de sua época, o livro acabou sendo elogiado por isso.
Entre os livros mais importantes da literatura brasileira, ganhou, em 1962, o prêmio da Fundação William Faylkner (EUA) como livro representativo da Literatura Brasileira Contemporânea. É, como eu disse no começo do post, leitura obrigatória em vestibulares da PUC, da UFBA e da UFPA. Sugiro ainda a leitura do artigo “Graciliano, o grande” e o excelente texto sobre o livro Vidas Secas na Wikipédia. Este artigo pertence ao Análise de Textos. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. |
| You are subscribed to email updates from Análise de textos
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. |
Email delivery powered by Google |
| Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 | |