Ciclo de palestras promovido pelo Museu Antonio Parreiras integra a 7ª Primavera de Museus do IBRAM
Palestras abordarão a obra Zumbi, de Antonio Parreiras, os Remanescentes Quilombolas no estado e as conquistas e os desafios do Movimento Negro.
O Museu Antonio Parreiras (MAP), espaço da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), vinculado à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) e subordinado à Superintendência de Museus, fechado ao público para a realização de obras de restauro, abre as portas no dia 26 de setembro, às 16h, para promover o seminário Zumbi em múltiplas leituras. O evento faz parte da programação da 7ª Primavera de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.
Partindo da obra Zumbi (1927), as palestras, com temáticas multidisciplinares, abordarão a produção artística de Antonio Parreiras e representações étnicas na arte brasileira, os remanescentes quilombolas no estado do Rio de Janeiro e as conquistas e os desafios do Movimento Negro.
As falas serão proferidas pelas pesquisadoras Caroline Fernandes e Daniela Yabeta, doutorandas do Programa de Pós-Graduação em História da UFF, e Andrew Cesar, gerente de projetos do Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição da UFF e pesquisador do grupo “Negros e Negras em Movimento”.
Ciclo de Palestras Zumbi em múltiplas leituras
Data: 26/09/2013, quinta-feira
Horário: 16h
Local: Museu Antonio Parreiras
Rua Tiradentes, 47 – Ingá, Niterói
Vagas limitadas
Inscrições pelo e-mail museuanton...@funarj.rj.gov.br