Apresente-se!

John F

Jan 24, 2019, 11:54:57 AM1/24/19
to processing-brasil
Quem é você? Como vive? O que come? modo Java ou modo Python? P5.js? Apresente-se.

John F

Jan 24, 2019, 11:58:12 AM1/24/19
to processing-brasil
Eu sou o João Antonio, ou John mesmo. So o maluco que deu a oficina de games no PCD19. Mexo com Processing há uns seis anos, curto desenvolver jogos, software-arte, o que quer que seja, da um bisu no github page: https://introscopia.github.io/pt/indice.html
Valeu!

Caluã de Lacerda Pataca

Jan 24, 2019, 12:22:13 PM1/24/19
to processing-brasil
Sou Caluã Pataca, designer e estudante de mestrado que tem trabalhado (e pesquisado) com design generativo há ~2 anos.

No Processing comecei com o modo Java mas, como ultimamente também tenho trabalhado bastante com o Drawbot, mais e mais passei a usar o modo Python — para facilitar troca de código de um lado pro outro e não confundir muito a cuca.

Alguns links com coisas minhas :

https://www.preface.com.br (meu escritório)

Abraços!

Mariana Leal

Jan 24, 2019, 12:29:16 PM1/24/19
to processing-brasil

Olá, eu sou a Mariana, a moça que apresentou o relâmpago sobre aquele cara Gerrit Noordzij e como ele foi a inspiração pra eu aliar caligrafia e programação. Fui introduzida ao processing e à lógica de programação na faculdade mas só fui me envolver com eles mesmo mais recentemente, por causa do Noordzij. Estou >muito< entusiasmada em aprender mais sobre programação e arte generativa, dividir conhecimento com vcs e fazer parte dessa comunidade.
Pra conhecer um pouco mais do meu trabalho: https://www.instagram.com/lightesthand/
Modo do processing: Java

André Burnier

Jan 24, 2019, 2:12:48 PM1/24/19
to processing-brasil
Olá, eu sou André Burnier, designer gráfico.
Pesquiso como usar programação como ferramenta pra fazer design gráfico - apresentei meu trabalho no encontro.

Eu arrisco no processing modo java e P5.js.

Um pouco do meu trabalho:

Tatyana Zabanova

Jan 24, 2019, 2:24:16 PM1/24/19
to processing-brasil
Ois, sou Tatyana S Zabanova, estatística.
Faço fractais e coisas arbitrárias no processing.

Tem exemplos aqui: https://www.deviantart.com/tatasz/ (obs não tem furry nem pornografia)

rda...@gmail.com

Jan 25, 2019, 10:45:50 AM1/25/19
to processing-brasil
Olá, sou o Rafael de Azevedo, designer gráfico recentemente tornado desenvolvedor. Tive o meu primeiro contato com programação através do DBN, depois com o Processing, e há pouco tempo larguei mão do Python pra me render ao Javascript.

Voltei à experiência do Processing com o p5.js e tenho tentado fazer algumas coisas com ele, ainda incipientes. Meu GitHub está um tanto abandonado (não posso compartilhar muito do código que escrevo cotidianamente), mas pretendo popular ele num futuro próximo:

Rui Alão

Jan 26, 2019, 9:52:50 AM1/26/19
to processing-brasil
Bom dia

Sou o Rui Alão. Sou arquiteto de formação mas trabalho com design digital (https://www.caramboladigital.com.br/). Tenho interesse no Processing como uma forma de criar imagens e uma estética que vá além dos softwares de edição de imagens. Tenho alguns sketches prontos mas preciso organiza-los para mostra-los. Assim que tiver algum canto para eles, posto aqui. Sou meio iniciante em Processing, faço coisas simples, mas gostaria muito de poder aprender mais, sobretudo no que diz respeito a autômatos celulares.

Um abraço a todos

Rui Alão

Claudio Esperança

Jan 27, 2019, 8:46:21 AM1/27/19
to processing-brasil
Sou o Claudio Esperança. Sou professor da UFRJ, ensino disciplinas de programação e Computação Gráfica. Falei sobre o Brython-Processing, um ambiente para programação Python em Web com suporte a Processing (p5). Vocês podem encontrar o projeto em https://github.com/esperanc/brythonide e o ambiente propriamente dito pode ser acessado em https://esperanc.github.io/brythonide

Abração

Guilherme Vieira

Jan 28, 2019, 6:04:44 AM1/28/19
to processing-brasil
Olá pessoal!

Sou o Guilherme Vieira, designer gráfico e sempre me interessei pelas intersecções entre design, arte e programação. Faço pequenos experimentos em Processing (Java) há um tempo mas sempre de maneira livre, gosto também de um outro software de para criação de artes generativas e visualização de dados chamado Nodebox.

Além desses pequenos ensaios também gosto de discutir, compartilhar e ensinar quando posso coisas sobre esse universo.

Segue alguns links:
- http://www.guilhermevieira.info/partedoprocesso/ (compartilho bastante coisa sobre meus processos e pensamentos diversos)

Abraços!

Caio Barrocal Fernandes

Jan 30, 2019, 8:10:34 AM1/30/19
to processing-brasil
Oi pessoal, eu sou o Caio (ou Caie)!
Eu fiz Ciência da Computação no IME-USP e mais pro fim do curso eu acabei me apaixonando muito pela arte generativa e pela arte computacional como um todo!
Cheguei a fazer uma IC sobre arte generativa e desenvolvi um TCC sobre arte computacional, orientado por uma professora do Design: http://bit.ly/code-shape-meaning
Além disso, posto alguns dos meus trabalhos de arte algorítmica no Instagram: https://www.instagram.com/caie.art/
e nessa página do ello: https://ello.co/caiobarrocal

Eu ando usando tanto o modo Java quanto o P5.js pra criar minhas peças!

Bom estar aqui!
Abraços,

Renato G. Cruz

Jan 30, 2019, 10:51:56 AM1/30/19
to processing-brasil
Olá, pessoal.

Meu nome é Renato Cruz. Sou arquiteto e urbanista formado em Ouro Preto. Recentemente terminei meu mestrado no qual pesquisei, experimentei e descrevi a construção de um sistema que combina estratégias de modelagem paramétrica e algoritmos genéticos para otimização do peso total de uma cobertura em estrutura metálica e de sua superfície como potencial área de geração de energia fotovoltaica.
Atualmente moro no interior de SP e continuo pesquisando sobre Design Generativo. Também tenho outros interesses, como metadesign, design livre, design aberto, urban data science, software open source (especialmente ligados a projetos de arquitetura e suas ferramentas de apoio), AI e programação em geral (especialmente Python e R).

O Processing surgiu na minha vida como um suporte para o aprender a programar (principalmente pelo feedback visual rápido).

Para quem tenha interesse na pesquisa citada acima, segue os links:

Carlos de Oliveira Junior

Apr 2, 2019, 6:03:47 PM4/2/19
to processing-brasil
Olá!!

Me chamo Carlos(ou vamoss na internet),  sou do Rio de Janeiro e programei meu primeiro site há 20 anos pra minha banda(de colégio).
Hoje programo em várias linguagens, C++(OpenFrameworks), C#(Unity), Processing, P5js, etc.

Curti demais descobrir o grupo e estou animado em participar.

Há 7 anos trabalho na SuperUber.com e hoje estou como diretor de tecnologia.

No meu tempo livre gosto de programar em P5.js e compartilho os códigos aqui:

Comecei recentemente meu mestrado e como resultado dos estudos pretendo fazer um portal sobre programação criativa com o objetivo de criar uma rede brasileira bem estruturada.
O processo está bem no comecinho, mas conforme evolui, pretendo compartilhar com vocês para participarem o máximo possível.

Outros links:
Site pessoal vamoss.com.br

Muito prazer,
Carlos

Lucas Cabral

to processing-brasil
Olá, pessoal.

Meu nome é Lucas, sou de Fortaleza e atualmente faço mestrado em ciência da computação, pesquisando na área de ciência de dados. Comecei a mexer com Processing quando fazia graduação em Arquitetura, que não concluí. De lá pra cá tenho trabalhado com muitas coisas, mas vira e mexe volto a fazer experimentações com arte e programação, que é um grande interesse meu. Gosto principalmente de arte generativa e instalações interativas.

Tenho alguns trabalhos expostos aqui pra quem quiser conferir:

Ah, e estou me organizando para começar as Noites de Processing aqui em Fortaleza.

Cristina Amazonas

Sep 25, 2019, 5:27:13 PM9/25/19
to processing-brasil
Eu sou Cristina, carioca morando em São Paulo, sem restriçoes alimentares.
Uso Processing no modo Java.
Tenho graduacao em TI, fui DBA em bancos privados (modelos em rede, IDMS/cullinet) e faço modelagem de conceitos/dados.
Tenho pos-graduação em fotografia (aprendi em pelicula) e Mestrado em Sistemas Computacionais (IA aplicada aos metadados de fotografias).
Aqui minha Tese de Doutorado "Pixel Espelho", desenvolvido em Processing/java. Espero terminar o texto ate o final do ano e fazera defesa.
(video resumo da pesquisa, 4min com legendas)
ADOREI o espaço :)
frequentarei muito !
obrigada,
Abs, Cristina.

Mariana Jó

Jan 2, 2020, 10:26:49 AM1/2/20
to processing-brasil
Oi, galera! Me chamo Mariana Jó, sou física, trabalho com engenharia de dados e tenho "flertado" com o Processing há um tempo, mas sem nunca parar pra implementar coisas de fato. Nos últimos meses achei que fosse ter a oportunidade de fazer uma projeção interativa com um grupo e percussão, mas por problemas técnicos (do evento) não foi possível. Com isso, acabei fuçando um pouco mais no P5.js, que foi o que eu tive mais sucesso pra manipular visualizações com um controlador MIDI.
Enfim, me interesso muito por arte digital, síntese sonora (já brinquei com pure data e ainda quero estudar um pouquinho mais de supercollider), música, e o que me chama mais atenção no processing é interatividade como forma de expressão.

Fiquei feliz de saber que esse grupo existe, porque já quebrei a cabeça com coisas "bestas" que certamente alguém teria me dado uma dica pra resolver em 2 segundos.
Até!

rodr...@unicamp.br

Jul 2, 2020, 10:29:36 AM7/2/20
to processing-brasil
Olá, povo!

Meu nome é Rodrigo Junqueira, sou formado em Ciências da Computação na USP São Carlos, trabalho como desenvolvedor na Unicamp e esse ano comecei uma especialização em Design Gráfico no IA. Eu tb desenvolvo um trabalho de fotografia autoral, que pode ser conferido em https://rodjun.art/ (ou no meu Instagram: https://www.instagram.com/rodjunart/)

Em uma palestra recente do Sérgio Venâncio para os alunos dessa pós em Design Gráfico, tive o primeiro contato com arte generativa. Eu já tinha ouvido falar de programação criativa, mas não havia parado para fuçar. A palestra do Sérgio me deixou encantado pelo tema e desde então tenho me dedicado bastante aos estudos, implementando em Processing e p5 (minha conta no GitHub fica de prova hehehe https://github.com/rodjuncode).

Além disso, faz uns 10 dias eu comecei a fazer umas lives de programação no Twitch, quase que diariamente. Convido todos a participarem: https://twitch.tv/rodjunjun. Geralmente tenho feito sessões por volta das 7h45AM até as 8h30AM, o Café com Processing, mas vira e mexe faço à tarde também (até porque eu tomo café o dia inteiro, de qualquer forma hahaha).

Grande abraço a todos!

Lucas soares pessini

Jul 2, 2020, 11:00:46 AM7/2/20
to processing-brasil
Olá, Meu nome é Lucas e atualmente estou terminando Engenharia Elétrica na Ufes e estou estagiando numa empresa onde trabalho principalmente com desenvolvimento WEB . O meu primeiro contato com Processing foi em 2016, quando participei de um grupo chamado VItória Baja, que tem o objetivo de construir um carro para competições anuais do Baja SAE. Minha intensão era só fazer montar uma interface para mostrar os dados vindos do Arduino, depois nunca mais mexi.

A vontade de mexer com Processing veio novamente quando eu assisti o evento feito pela GitHub chamado GitHub Satellide(https://githubsatellite.com/), onde mostrou vários artistas fazendo live coding. Até momento não sabia que fazia-se arte com código e nem sabia que se fazia live coding, apresentações ao vivo programando. Aí começou meu interesse.

Eu tenho uma conta no GitHub mas não tem muitos projetos lá: https://github.com/lucassoarespessini

Gustavo Mandolesi

Jul 4, 2020, 7:37:12 AM7/4/20
to processing-brasil
Meu nome é Gustavo Mandolesi, minha formação é em Engenharia Elétrica e trabalho com desenvolvimento de software desde 2000. Pra não ficar louco com o mundo corporativo eu invisto um pouco do tempo livre em projetos pessoais que envolvem Arte, Design e programação.

Conheci Processing em 2007 e desde então venho utilizando a versão Java em diversas aplicações, tanto profissionalmente quanto com hobbies.

Atualmente o meu foco está em pesquisas com geometria, simetria e cores para a geração de padronagens. Um pouco do meu trabalho pode ser visto aqui: https://www.instagram.com/remistura_studio

Muito bacana saber da existência desse grupo, espero poder aprender bastante, colaborar e, quem sabe, contribuir um pouquinho.

Abraços a todos que, como eu, amam Processing!

Renata Paes

Aug 3, 2020, 4:02:53 PM8/3/20
to processing-brasil
Oi, eu sou a Renata. Eu faço engenharia de informação e trabalho com desenvolvimento de software. Por enquanto só estou encantada com Processing e com os trabalhos que vi rs, espero mudar essa parte da apresentação em breve.

Spacial

Aug 26, 2020, 10:41:37 AM8/26/20
to processing-brasil
Olá Pessoal,

Me chamo Jacson e faço parte de um coletivo que se propõe a juntar tecnologia e arte.

Estou começando a ver como funciona o processing, a idéia é adicionar na nossas apresentações, na parte visual. Usamos Supercollider e queremos aprofundar e, se pá, fazer uma integração som+imagem.

alguns trabalhos nossos estão aqui:

=)

Espero aprender e compartilhar com todxs aqui.

Abraços

Jacson

Adolfo Neto

Aug 27, 2020, 9:23:47 AM8/27/20
to processing-brasil
Olá,

Sou professor da UTFPR Curitiba. Colega de departamento do Luiz Merkle. Sou mais um curioso na área, após ter entrevistado o Alexandre Villares em meu podcast (Arte-Educação com Alexandre Villares - áudio completo, amostra em vídeo).

Criei o grupo Programação Criativa lá no Telegram https://t.me/programacaocriativa para ser um complemento a este aqui numa plataforma que privilegia mensagens mais curtas, mais interação e menos organização.

Abs.
Adolfo

MPB

Aug 30, 2020, 3:03:17 PM8/30/20
to processing-brasil
Opa! Eu sou o Mateus, autor do livro on-line gratuito sobre o Processing: O Código Transcendente

Uso o Processing (java) há cerca de uma década, é uma ferramenta extraordinária apesar de sua apresentação "minimalista/simples".

Achei fantástico o último Noite de Processing (25/08/2020), contar com tantas autoridades na área divulgando seus trabalhos e respondendo perguntas foi um privilégio!

Abraços a todos!

Luma Kühl

Aug 31, 2020, 7:45:50 PM8/31/20
to processing-brasil
Olá, sou a Luma.

Sou graduanda do curso de Ciência da Computação da Universidade Regional de Blumenau - FURB.
Estou trabalhando com processing no meu projeto de conclusão de curso que tem como objetivo explorar código criativo e arte generativa.

Espero conseguir aprender bastante com vocês.

Estou publicando meus experimentos neste instagram:  https://www.instagram.com/daily.crying.arts/ fiquem a vontade para conferir

Abçs.

Vinícius Rodrigues

Oct 12, 2020, 5:18:06 PM10/12/20
to processing-brasil
Bom dia, boa tarde, boa noite jovens. Acho que sou o caso mais curioso aqui. Eu sou professor de biologia e também faço pós-doutorado na UFV (Viçosa-MG). Eu utilizo o Processing no colégio onde leciono, ensinando biologia e programação ao mesmo tempo (ou tentando). Preciso aprender mais Processing pois meus alunos estão ficando muito bons e me deixando em saia-justa.

Abraços

Mariana Leal

Oct 12, 2020, 8:49:38 PM10/12/20
to Vinícius Rodrigues, processing-brasil
uou! que tipo de conteúdo relacionado à biologia vc faz com processing, Vinícius?

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "processing-brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para processing-bra...@googlegroups.com.

Vinícius Rodrigues

Oct 13, 2020, 6:55:56 AM10/13/20
to Mariana Leal, processing-brasil
Já imaginou desenhar células e organelas celulares no Processing? Esse tipo de coisa. 😁

Mariana Leal

Oct 13, 2020, 9:24:52 PM10/13/20
to Vinícius Rodrigues, processing-brasil
massa :)

Vinícius Rodrigues

Oct 13, 2020, 9:26:55 PM10/13/20
to Mariana Leal, processing-brasil
É bem legal! Os resultados tem sido promissores.