Versionamento de projetos

Guilherme Vieira

to processing-brasil
Fala pessoal, tudo certo?

Como vocês lidam com versionamento nos projetos de vocês que envolvam programação criativa?

Eu comecei a usar Git a pouco tempo e eu já tinha um hábito na minha rotina de que quando eu tava com um código e ia implementar algo mto diferente ou refatorar alguma parte de copiar tudo para uma nova pastinha e simplesmente por um v2 ou algo do tipo nessa pastinha.

Imagino o quão bagunçado pode ser isso, mas as vezes o v2 de algum código quase não tem mais nada do v1 e ficar acessando essas versões para consulta e visualização através de branches no Git me parece burocrático.

Abraços,

Guilherme Vieira
guilhermevieira.info
55 11 97590 9639

Rafael de Azevedo

to Guilherme Vieira, processing-brasil
Quando usamos versionamento distribuído, vale adotar como hábito considerar a branch master como uma versão "final" do projeto que é constantemente atualizada. Se cria novas branches para a realização de alterações/refatorações/bug fixes pontuais que, quando implementadas, vão ser incorporadas à master via pull request. Tem variações dessa dinâmica (p. ex. tem quem prefere centralizar as alterações das demais branches numa branch "development", e só essa interage com a master) — mas o processo em linhas gerais é esse.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "processing-brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para processing-bra...@googlegroups.com.

Guilherme Vieira

to Rafael de Azevedo, processing-brasil
Rafael, blz?

Conhecia mais ou menos esse processo. Você consegue interagir com essas branches de uma maneira mais dinâmica? Por que até onde eu sei, eu não consigo ficar com duas branches ativas ao mesmo tempo por exemplo, consigo?

As vezes eu acho que quando lidamos com programação mais nesse campo das artes visuais não caminhamos tão linearmente nas modificações do código e muitas vezes traçamos até caminhos paralelos e poder visualizar essas coisas ao mesmo tempo é muito bom.

E na verdade pensando bem, não sei exatamente se a minha pergunta seria sobre versionamento de fato ou talvez organização de código de uma forma mais geral?

Abraços

Guilherme Vieira
guilhermevieira.info
55 11 97590 9639