ENCONTRO ESTADUAL DE TRABALHADORXS DA CULTURA de SP

6 views
Skip to first unread message

Inti Q

unread,
Aug 12, 2017, 1:14:59 PM8/12/17
to proa...@googlegroups.com
Dia 19/08 tem ENCONTRO ESTADUAL DE TRABALHADORXS DA CULTURA – RESISTIR E INSURGIR!
O que está acontecendo? O que nos une? O que fazer?
A Frente Única da Cultura e o Fórum do Litoral, Interior e Grande São Paulo – artes e políticas públicas convocam todos os movimentos de cultura paulistas a se reunirem nesta data para criarmos juntos uma pauta de luta para a cultura do Estado de São Paulo.
CONFIRME PRESENÇA NO EVENTO E AJUDEM A DIVULGAR! 
https://www.facebook.com/events/1713427192295232/
PROGRAMAÇÃO: 
14h – Acolhimento / plenária de abertura
15h – Café e inscrição rodas / GTs
15h30 – Rodas GTs 
Roda 1 – Sistema Estadual de Cultura
Roda 2 – Orçamento Estadual da cultura 2018
17h – Plenária final
18h – Encaminhamentos 
19h – Encerramento
Local: Centro Cultural Newton Gomes de Sá – Rua Sete de setembro S/n Centro – Franco da Rocha - SP. (Duas quadras da estação de Trem de Franco da Rocha - linha Rubi CPTM)
Venham todes! Convidem os amigues pelo evento!
O Encontro acontecerá durante as atividades da programação do Festival de Inverno do município de Franco da Rocha que começa no dia 3 de agosto. Link com a programação completa http://www.francodarocha.sp.gov.br/fran…/artigo/noticia/6657
*******************************************
A situação da cultura no estado de São Paulo está cada vez mais precarizada!
O orçamento estadual da cultura para o ano de 2017 é de apenas 0,27% do orçamento geral estadual (metade do que tinhamos 2 anos atrás e 1/6 do recomendado pela PEC da Cultura para os estados).
A cada ano o ProAC sofre cortes e mais cortes. Em 2016, apenas metade da verba do ProAC prevista no orçamento aprovado no legislativo foi utilizada pela Secretaria Estadual de Cultura (SEC). Em termos relativos, hoje é menor do que em 2006, ano em que foi criado. Isso está refletido no cada vez mais reduzido número de contemplados por edital.
Atualmente as OSs (Organizações Sociais) estaduais de Cultura utilizam 79% das escassas verbas da SEC e, de acordo com o modelo único dos contratos de gestão, quase 80% dessas verbas podem ser direcionadas para salários exorbitantes de dirigentes. Com isso, apenas 5% da verba do repasse das OS vai para programação cultural. Nos últimos 2 anos, muitos espaços que estavam ao cuidado de OSs fecharam e centenas de trabalhadores da cultura foram demitidos destes espaços em todo o estado.
Além disso, São Paulo ainda não tem um Sistema Estadual de Cultura aprovado (a maioria dos estados da união já tem) e o projeto de lei do sistema que tramita atualmente na Assembleia Legislativa do Estado de SP foi inscrito sem nenhuma participação dos trabalhadores de cultura paulistas.
É essencial nos reunirmos e lutarmos pela ampliação do orçamento da cultura e pela aprovação de um Sistema e um Plano Estadual de Cultura feito por nós!
É urgente nossa organização e reunião para discutirmos qual é a cultura que queremos para nosso estado!
O Centro Cultural Newton Gomes de Sá, onde ocorrerá o encontro, é pertinho da estação de Franco da Rocha.

--
Inti Queiroz
 
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages